Instituto Ricardo Brennand

sábado, 25 de dezembro de 2010

Muita emoção: Rei faz show vivendo 'momento lindo' em Copacabana

Roberto Carlos subiu ao palco na areia de Copacabana na noite deste sábado para fazer um show histórico no Natal de 2010. O especial desse ano é realizado ao ar livre, na praia, onde milhares de pessoas se reuniram durante todo o dia. 


Às 21h40, vestido de azul e branco, o Rei cantou "Emoções" para logo reverenciar os fãs que ali estão para vê-lo ao vivo depois de um dia de calor no Rio e de bastante agitação. 

Logo depois da primeira canção, Roberto começou a fazer declarações à Copacabana. "Que bom tocar aqui na praia mais famosa e maravilhosa do mundo. Meu sonho era morar em Copacabana. E eu morei um tempo", disse o Rei, que pediu o tempo inteiro a participação do público durante os sucessos. Roberto ficou boa parte do show sentado por causa de um problema no joelho.

Foguete lançador de satélite explode no sul da Índia

Um foguete que transportava um satélite explodiu neste sábado na base de Sriharikota, no sul da Índia. A explosão ocorreu quase um minuto após o lançamento. A destruição deixou rastros de fumaça e fogo. O objetivo era por um satélite de telecomunicações em órbita. De acordo com as autoridades espaciais do país asiático, o aparelho sofreu "um grande erro de altitude o que levou ao colapso do veículo".

As causas do acidente ainda vão ser investigadas. Ainda não há estimativa sobre o prejuízo financeiro consequente da explosão. A Índia, um dos maiores países emergentes da economia mundial, vem investindo em pesquisa espacial nos últimos cinco anos, apesar de enfrentar dificuldades para lançar objetos mais pesados ao espaço. Em abril último, outro foguete terminou caindo na Baía de Bengala, no leste do país.

Cerca de 300 pessoas acompanharam enterro de Orestes Quércia em SP

Do Folha.com




O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) foi enterrado na manhã deste sábado no Cemitério do Morumbi, na zona sul da cidade.

Quércia morreu às 7h40 de ontem, aos 72 anos, vítima de um câncer na próstata. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 18 de novembro.

O enterro foi acompanhado por cerca de 300 pessoas. O velório ocorreu ontem no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e a cerimônia foi aberta ao público.

No Brasil: Os políticos levaram os presentes das crianças

Papai Noel solitário, enfrentando a neve para levar brinquedos às crianças da montanha, na Europa

Dilma e as Muletas de Lula

Nestes últimos dias que antecedem a transferência de poder, Lula parece mais com um "carrapato", de tão impregnado que está que no corpo de Dilma, não deixando, nem mesmo, um pólo aberto para que o suor dela saia livremente. 

A interferência de Lula na formação ministerial de Dilma é extremamente visível. A foto oficial do "ministeriato" da presidenta retrata, exatamente, a cara de Lula, o que está colocando em dúvidas se as pernas de Dilma - eleita pelo povo para ser ela a presidenta, estão calcificadas o suficiente para trilhar a longa jornada dos próximos quatro anos, sem ter que usar a todo instante as Muletas de Lula. 



Antevendo a síndrome que acomete reis e presidentes destituídos ou em fim de mandato, chamada por nós de "mal de poder", o presidente Lula, como que pressentindo que o governo de Dilma vai ser um grande fracasso, ao anunciar que vai voltar em 2014, terminou por jogar “massa pastosa no ventilador”, o que, com certeza, abalou emocionalmente a primeira mulher presidenta do Brasil, antes mesmo dela assumir a presidência.

Depois do que Lula considera um excelente governo à frente da presidência, ele se auto considera o "deus do Brasil", o "cara que remodelou o Brasil" e que, como o Deus Onipotente, também foi capaz de criar a sua própria criatura: Dilma!, para torná-la presidenta.

"Extraída das suas próprias costelas enquanto dormia, eis que surge uma mulher grossa e não muito alta, com pelos na cara, como se fosse uma cópia do seu próprio criador", assim descreve o versículo 1, do Gênesis do Poder Perpétuo do PT.

Lula, deixai a "criatura" conduzir a tua obra, confia n'Ela e em tudo que Ela fizer. Por que tu, Lula, já a temes e dizes que vais voltar em 2014?

Vai, ó deus de Muletas, pega a tua latinha de Pitu ou de 51 e ide, litoral a fora do teu paraíso, encher o saco dos outros.

J Veloso

Células-tronco são o futuro da medicina

Em 2011, a Universidade de São Paulo (USP) pretende inaugurar o laboratório para obtenção de células-tronco a partir de dentes de leite. Entre os objetivos da pesquisa está o uso de células dentais para regenerar tecidos não dentais.


Poderíamos usar células-tronco dentais para reparar lesões cardíacas ou oculares”, diz Andrea Mantesso, coordenadora do projeto. Os pesquisadores também buscam a formação de um dente inteiro no laboratório e a engenharia tecidual de partes especificas, onde seria possível reparar a gengiva perdida após uma doença periodontal.

Muito versáteis, as células-tronco seriam opção para o tratamento de vários problemas no futuro, com usos que vão da aids à dor de dente. “Falando de forma bem abrangente, elas poderão ser usadas para tratamento de lesões degenerativas em diferentes tecidos do corpo humano, sequelas de acidentes, alguns tipos de câncer, lesões ulcerativas em pele e outros órgãos e para produção de células especializadas”, explica Mantesso.

De Tudo Global.

Irmã Dulce já tem data de beatificação

A cerimônia de beatificação de Irmã Dulce já tem data definida. A missa que tornará a freira baiana venerável será realizada no dia 22 de maio de 2011, no Parque de Exposições de Salvador (Avenida Luiz Viana Filho – Paralela).

O evento será coordenado pelo padre Manoel Filho, que também esteve a frente do evento de beatificação de Irmã Lindalva, religiosa que viveu na Bahia e foi beatificada em 2007.

O horário da missa ainda não foi definido. A comissão organizadora do evento, composta por padres e representantes das Obras Sociais Irmã Dulce, deve se reunir nos próximos dias para preparar os pormenores da missa. As informações foram divulgadas pela Arquidiocese da capital baiana.


Do Bahia Notícias.

Sean foi 'blindado' para não falar com família brasileira, diz avó

Desde que Sean Goldman embarcou para os Estados Unidos com o pai americano, um ano atrás, a família brasileira diz que conseguiu apenas cerca de três trocas de e-mails com o menino e cinco telefonemas. Após um último contato por telefone em junho, a avó, Silvana Bianchi, afirma que o neto está inacessível.


"O Sean ficou blindado. Ele não tem celular, não tem e-mail, não tem nada. Ou, se tem, nós não temos conhecimento de nada, porque é tudo tão vigiado que ele não pode se comunicar conosco", diz Silvana.

"Na escola ele é vigiado o tempo inteiro, dentro de casa ele é vigiado o tempo inteiro", acrescenta a avó de Sean, que recebeu a BBC Brasil em seu apartamento no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.

Padrasto do menino, o advogado João Paulo Lins e Silva diz que a família anseia por notícias e está entregue à especulação. "A gente não sabe se ele está gordo, se está magro, se está limpo, de banho tomado. Se dizem que ele está bem adaptado, por que não mostram?", questiona.

De acordo com Lins e Silva, não existe uma determinação judicial nos Estados Unidos que obrigue o pai a fazer contato com a família brasileira.

"Mas o problema é que não conseguimos fazer contato com ele. O telefone que tínhamos, o David (Goldman, pai do menino) trocou. O celular, ele não atende", diz o padrasto. "Ninguém quer ser invasivo, mas o mínimo que gostaríamos é uma notícia."

Da BBC.

Missa do Galo - Bento XVI reza pela paz mundial

O Estado de S. Paulo

O papa Bento XVI rezou pela paz e amor ao próximo nesta sexta-feira, 24, em uma Missa do Galo marcada pelas rigorosas medidas de segurança após o envio de pacotes-bomba a duas embaixadas em Roma.

Na celebração de seu sexto natal como Papa, Bento XVI, de 83 anos, acendeu duas horas antes da meia noite uma vela em seu quarto que dá para a Praça de São Pedro para marcar o início das comemorações do Vaticano, mas chuvas torrenciais fizeram com que menos fiéis fossem ao local.


"Damos graças porque Deus menino se coloca em nossas mãos, mendiga, por assim dizer, infunde sua paz em nosso coração", disse o pontífice após percorrer em procissão o corredor central da Basílica de São Pedro.

"Esta alegria, no entanto, é também uma oração: Senhor, cumpre por inteiro Tua promessa. Quebra as varas dos opressores (...). Faça com que acabe o tempo das túnicas ensanguentadas", disse Bento XVI.

John Lennon - Merry Christmas War Is Over

Ônibus cai em barranco e mata 35 pessoas no Equador

Nesta sexta-feira, um ônibus caiu em um barranco de 150 metros de profundidade na província de Manabí, ao noroeste do Equador, 34 pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas. O veículo da cooperativa Reina del Camino, tinha capacidade para 40 pessoas, mas levava mais de 60 passageiros. Segundo a Cruz Vermelha, foi confirmada a morte de seis menores de idade.

"Aparentemente uma falha mecânica fez com que o carro caísse no barranco", disse o chefe de polícia de El Carmen. No momento do acidente, chovia na região e tinha bastante neblina, na estrada que é considerada como sendo de alta periculosidade devido as suas curvas acentuadas.

O motorista do ônibus, que fazia a rota Quito - Chone - San Isidro,  tentou uma manobra para manter o controle do veículo, mas o ônibus derrapou pela pista por uns 200 metros até cair pelo barranco e se chocar contra uma árvore no fundo.

Prêmio da Mega-Sena da Virada vai a R$ 180 milhões

Bruno Lupion, Estadão.com

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas [ontem], 24, pelo concurso 1244 da Mega-Sena. O prêmio acumulou e vai engrossar a Mega da Virada, que será sorteada no próximo dia 31 e deve alcançar R$ 180 milhões, o maior prêmio da história da loteria.

O números sorteados [ontem] pela Caixa Econômica Federal em Volta Redonda (RJ) foram 02 - 08 - 15 - 25 - 34 - 45. A Quina teve 124 ganhadores que levarão R$ 16.432,85 cada, e 9.080 apostadores vão ganhar R$ 320,59 cada pela Quadra.


Quem quiser jogar na Mega da Virada deve fazer suas apostas até o dia do sorteio, 31 de dezembro. O prêmio não vai acumular, assim como em 2009. Caso ninguém acerte os seis números, o valor será dividido entre os acertadores de cinco ou quatro números.

O sorteio será transmitido ao vivo pelas emissoras Rede Globo, Band, SBT, Record, TV Cultura e Rede TV.

Operação Mãos Limpas: STF nega habeas corpus para prefeito de Macapá

O prefeito de Macapá (Amapá), Roberto Góes (PDT), teve um pedido de liberdade negado pelo ministro Cezar Peluso, do Superior Tribunal Federal (STF). Ele está preso desde o dia 18, após a segunda etapa da Operação Mãos Limpas, deflagrada pela Polícia Federal. A ação foi contra um suposto esquema de corrupção no estado nortista, envolvendo políticos, servidores e empresários.

A defesa do prefeito argumentava que a prisão não tinha fundamentos que indiquem necessidade de mantê-lo preso. Peluso considerou que os delitos continuavam a ser praticados, além de identificar tentativas de destruição de provas contra os envolvidos no esquema, que agia no desvio de verbas públicas para o estado.

Em setembro, a Operação Mãos Limpas prendeu o governador do estado, Pedro Paulo Dias (PP), o ex-governador Waldez Goés (PDT), o presidente do Tribunal de contas do estado Julio Miranda, empresários e secretários de governo e da prefeitura de Macapá.

Ceia de Natal do Brasileiro

João da Costa é aprovado por apenas 24% dos recifenses, diz pesquisa

Segundo pesquisa Datafolha realizada junto a 4.256 moradores de oito capitais brasileiras, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), ocupa a sexta posição no ranking dos prefeitos. Os recifenses atribuíram nota 5,4 ao prefeito. Ele está no cargo há um ano e onze meses. Aprovam o prefeito 24% da população, avaliam-no como um prefeito regular 39%, e 34% consideram-no ruim ou péssimo, 3% não souberam opinar. O índice de popularidade do prefeito da capital de Pernambuco é de 90 pontos.

Esse índice varia de 0 (reprovação total) a 200 (aprovação absoluta), e é calculado subtraindo-se as taxas da avaliação negativa (ruim e péssimo) das avaliações positivas (ótimo e bom). A esse resultado soma-se 100 (para evitar a ocorrência de números negativos), e se chega assim ao índice de popularidade. Para esse cálculo as taxas referentes aos entrevistados que não sabem opinar são excluídas.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do PSB, lidera o ranking com nota média de 6,6 e 54% da aprovação. Em segundo lugar aparece o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), com nota média de 6,5, e aprovação de 49%. A terceira posição é ocupada por José Fortunati (PDT), prefeito da capital gaúcha, no cargo há oito meses, com nota média de 5,9 e aprovação de 37%.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Pesquisadores desenvolvem reator que converte luz solar em combustível líquido

O reator usa a luz solar para produzir
 hidrogênio e monóxido de carbono
Um protótipo de gerador que pode transformar a luz do sol em combustível foi demonstrado com sucesso em laboratório por pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça.

Em um processo semelhante à fotossíntese, a máquina usa raios solares e o metal cério para quebrar as moléculas de dióxido de carbono ou água e transformá-las em combustíveis líquidos que podem ser armazenados e transportados.

A pesquisa, que foi publicada na revista Science, explica que o novo dispositivo é diferente dos painéis fotovoltaicos (que aproveitam a luz para gerar energia) normais.

Os painéis fotovoltáicos convencionais só podem usar a eletricidade que geram no mesmo local em que estão instalados e não conseguem gerar combustível à noite.

O novo reator de energia solar, no entanto, consegue gerar combustível que pode ser armazenado e transportado. E também poderia continuar funcionando no fim do dia.

Da BBC.

Quércia é velado no Palácio dos Bandeirantes

Do Portal Terra.

Morre aos 78 anos maestro Zezinho, do programa ‘Qual é a música?’

Maestro Zezinho
José Batista da Silva Junior, mais conhecido pelo apelido de Maestro Zezinho, morreu na tarde desta quinta-feira (23), em São Paulo. O músico de 78 anos ficou conhecido por suas participações nos programas “Qual é a música?” e “Programa Silvio Santos”, ambos do SBT.

Ele estava internado no Hospital Total Cor (região central de São Paulo) há 40 dias, após sofrer um enfarte. Seu enterro será realizado nesta sexta-feira (24) no Cemitério Parque da Cantareira.

Maestro Zezinho participou de diversos programas apresentados por Silvio Santos. Na atração de calouros “Qual é a música?”, era ele quem comandava o leilão de notas musicais – daí o famoso bordão “quantas notas, maestro Zezinho?”.Também dirigiu a orquestra da emissora durante décadas: um de seus arranjos mais famosos é o da música “Silvio Santos vem aí”, o tema musical do programa “Show de calouros”.

Os dois se conheciam desde a década de 1960, quando trabalharam juntos na Rádio Nacional. Em nota oficial, o SBT lamentou a perda do músico, considerado “parte da história do SBT e da vida de Silvio Santos”.

Neve na Europa: Aeroporto de Paris tem metade dos voos cancelados

Os aeroportos mais afetados pelas tempestades de neve que atingem o continente há dias são os de Paris. O Aeroporto Internacional Charles de Gaulle teve metade das decolagens previstas para a manhã desta sexta-feira cancelados. A situação ficou complicada por causa da falta do produto utilizado para descongelar as asas das aeronaves.


Orestes Quércia, ex-governador de São Paulo, morre aos 72 anos

O ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, de 72 anos, morreu nesta sexta-feira, vítima de um câncer de próstata em estágio avançado. O político estava internado no hospital Sírio-Libanês, que confirmou a informação.


Quércia ajudou a fundar o PMDB e nas eleições deste ano retirou sua candidatura ao Senado, depois que recebeu, em setembro, a notícia de que o tumor havia voltado, após 10 anos de tratamento. Casado com Alaíde Cristina Barbosa Ulson Quércia, o político deixa cinco filhos.

Explosões em embaixadas na Itália colocam Europa em alerta

Detonações com vítimas em representações diplomáticas da Suíça e do Chile colocam Roma em estado de alarme. Anarquistas estão sob suspeita. Na Suíça, representação da União Europeia foi evacuada devido a pacote suspeito.


Dois pacotes-bomba explodiram em representações diplomáticas na capital italiana, nesta quinta-feira (23/12), fazendo feridos. Na Embaixada da Suíça, um pacote foi pelo ares ao ser aberto por um funcionário. Pouco mais tarde, uma pessoa ficou ferida numa explosão na representação do Chile, no centro de Roma.
Também na Embaixada da Ucrânia, a descoberta de um pacote suspeito desencadeou estado de alarme, porém logo se constatou tratar-se de um objeto inofensivo. Equipes de segurança passaram a inspecionar todas as missões representativas da capital, à procura de possíveis artefatos explosivos.
A Embaixada da Alemanha em Roma intensificou imediatamente suas medidas de segurança. Segundo o Ministério das Relações Exteriores em Berlim, as precauções nas representações do país no estrangeiro já são bastante severas. Mesmo assim, as medidas foram adaptadas às circunstâncias, afirmou, sem fornecer mais detalhes.
Em Berna, Suíça, a representação da União Europeia foi parcialmente evacuada, depois que se detectou um pacote suspeito. A polícia chegou a isolar a área em torno do bairro governamental na capital helvética, mas as autoridades policiais informaram posteriormente que se tratava de um pacote inofensivo.

Da Deutsche Welle.

Padre denunciado por pedofilia reza missas em Alagoas

O padre alemão Benedikt Lennartz, 41 anos, denunciado pelo Ministério Público Federal de Alagoas (MPF/AL) por crime de pedofilia na internet, na época em que era pároco da cidade de Craíbas, segue celebrando missas no interior de Alagoas. Apesar da denúncia na esfera judicial e da proibição do parte da Igreja Católica, em Alagoas, o padre – que é missionário – segue em sua atividade religiosa no Povoado de Lagoa do Pau, pertencente à Coruripe, conforme denúncia da imprensa local.

Segundo a denúncia, formulada por fiéis ao portal Cada Minuto, o padre teria celebrado a missa do último domingo, dia 19 de dezembro. O pároco de Coruripe, Antonio Lopes Fonseca, disse por meio da assessoria que Benedikt Lennartz não possui sua autorização para celebrar missas e que ele (pároco) desconhece essas celebrações. O religioso alegou, ainda, que o alemão estaria hospedado na residência de parentes em Lago do Pau.

Benedikt Lennartz foi flagrado durante a operação Turko, deflagrada em maio de 2009 pela Polícia Federal. As investigações na residência do padre revelaram a existência de um disco rígido de computador contendo 1.300 fotos com cenas de sexo explícito ou pornografia envolvendo adolescentes.

Também foram encontrados indícios de navegação em pelo menos dez sites de conteúdo pornográfico infantil. A perícia demonstrou ainda que Benedikt Lennartz tinha uma conta em um dos sites e que o pagamento para o acesso ao mesmo fora feito pela própria rede. Pelo crime, o padre pode cumprir pena de reclusão de até 4 anos, além de pagar multa, como prevê o artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Polícia Federal chegou ao padre a partir de uma denúncia acerca da publicação de imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescentes em uma página do Orkut. A partir daí, a PF rastreou o usuário do perfil - um adolescente de 14 anos que usava o e-mail "queroummoleke_ativo@hotmail.com" - e realizou buscas na residência dele e no local de onde acessava a internet: a casa onde mora o pároco Benedikt Lennartz. As imagens foram encontradas apenas na casa do padre.

Do Alagoas 24 Horas.

Golpe contra aposentados chega a R$ 4 bilhões

O golpe do empréstimo descontado no valor do benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que atingiu o presidente Lula em 2007, divulgado nesta semana, já atinge quase 2 milhões de pessoas no país e soma R$ 4 bilhões.


Segundo João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, vinculado à Força Sindical, hoje 23,6 milhões de pessoas têm direito de pedir empréstimo com desconto direto no benefício pago pelo INSS.

Desse total, 18 milhões já pediram empréstimo, com valor médio de R$ 3.000, o que soma R$ 54 bilhões em dinheiro disponível.

“Hoje, cerca de 8% do total de empréstimos concedidos é fraudado e, em boa parte, por vazamento de informações da Previdência Social. Não conseguimos entender como é possível vazar esses dados e muito menos como os bancos concedem as operações sem comprovar a real identidade de quem pede”, diz Inocentini.

A maior parte dos golpes acontece de forma semelhante à ocorrida com o presidente Lula.

Munidos do número do cartão do INSS do beneficiário, os participantes da fraude pedem ao banco um empréstimo consignado no nome de outra pessoa e indicam uma conta corrente para o crédito do valor.

Desce o Mala

Sponholz

Em entrevista, Julian Assange cogita transferir operações do WikiLeaks para o Brasil

O fundador do site WikiLeaks, o jornalista australiano Julian Assange, concedeu sua primeira entrevista a uma publicação da América Latina desde que deixou a cadeia em Londres.

Assange
A conversa foi publicada na edição desta quinta-feira do jornal "O Estado de São Paulo". Assange falou sobre as repercussão das divulgações de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos.

Ele afirmou que está recebendo ameaças de morte, assim como seus filhos, advogados e integrantes do WikiLeaks, mas lembra que ainda há muitos relatórios e telegramas a serem divulgados, também sobre outros países e mais de cem organizações (incluindo bancos): "Quando começamos a publicar algo sério, que poderia levar a reformas, e de fato eram informações embaraçosas, vimos as leis e os valores dos EUA serem jogados no lixo, de forma preocupante", disse.

O australiano se considera "preso político" e nega ter cometido os crimes sexuais dos quais é acusado pela Justiça da Suécia.

Brasil pode sediar centros de operações do WikiLeaks em 2011, afirma Assange
Julian Assange também falou a respeito do Brasil: ele cogitou a possibilidade de vir ao país, caso lhe seja oferecido asilo político, e também a hipótese de instalar alguns centros de operações do WikiLeaks. "Temos alguns brasileiros já trabalhando nas últimas semanas. Mas vemos muito apoio vindo do Brasil, tanto da população, mídia, da forte e emergente cultura de internet. E também há muita corrupção. Portanto, haverá bons tempos no futuro no Brasil para nós", resumiu.

O fundador do site reconheceu que os elogios feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram "corajosos", mas frisou que tal feito só ocorreu pelo chefe de Estado brasileiro estar em fim de mandato. Sobre a futura presidente Dilma Rousseff, Assange avalia que ela pode adotar uma postura também corajosa diante da política externa americana.

Filhos de "papai": Justiça liberta três menores acusados

Três dos quatro menores de idade detidos sob acusação de agredir jovens na Avenida Paulista (crime ocorrido em 14 de novembro) foram libertados por decisão da Justiça paulista.


Os adolescentes estavam internados em uma unidade da Fundação Casa (antiga Febem). O juiz Egberto de Almeida Penido, da 1ª Vara de Infância da Juventude de São Paulo, decidiu que os rapazes devem ficar em liberdade assistida, além de prestar serviços comunitários e ressarcir financeiramente as vítimas.

O quarto adolescente permanece internado na Fundação Casa. O jovem aparece nas imagens feitas por câmeras de vigilância agredindo um rapaz com uma lâmpada fluorescente.

O único maior de idade envolvido na violência, Jonathan Lauton Rodrigues, de 19 anos, está com prisão preventiva decretada desde a última terça-feira e está foragido. A investigação feita pela Polícia Civil de São Paulo apontou que as agressões tiveram motivo homofóbico.

De Sidney Rezende.

Aeroviários derrubam liminar que proibia greve

O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) entrou na Justiça e conseguiu cancelar, no final da noite de quinta-feira, 23, liminar da Justiça Federal no Distrito Federal que estendia até o dia 10 de janeiro proibição de greve por parte da categoria e ampliava de R$ 100 mil para R$ 3 milhões o valor da multa em caso de descumprimento.

Com isso, fica mantida a decisão, do dia 22, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determina atividade de 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários entre 23 de dezembro de 2010 e 2 de janeiro de 2011, fixando multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento da ordem.

No discurso de despedida, Lula pede apoio à presidente eleita Dilma


Com o pedido de apoio à presidente eleita, Dilma Rousseff, “em todos os momentos”, o presidente Lula fez uma prestação de contas à Nação em seu último pronunciamento transmitido na noite desta sexta-feira (23) em cadeia nacional de rádio e televisão.

O apoio a Dilma, disse, “também significa cobrar, na hora certa, como vocês souberam me cobrar”. Ele pediu ainda que os cidadãos não perguntem sobre o seu futuro, mas sim “pelo futuro do Brasil” e afirmou que sua felicidade estará sempre ligada à felicidade do povo. Confira o vídeo acima.

Do Blog da Folha.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Presente de Papai Noel: Deputado do Partido de Eduardo Campos diz que não sobreviveria com salário de 12 mil reais

Garoto de nove anos ganha título de mestre de xadrez nos EUA

Jovem recebeu título após
 partida de xadrez em San Francisco
Um menino de nove anos se tornou o mais jovem mestre de xadrez da história nos Estados Unidos, superando por apenas alguns dias o recorde anterior.

Samuel Sevian, de Santa Clara, Califórnia, recebeu o título em 11 de dezembro, após uma partida de xadrez disputada em San Francisco.

Na ocasião, a Federação de Xadrez dos EUA concedeu-lhe rating de 2.201 pontos, o suficiente para qualificá-lo como mestre nacional.

Com essa condecoração, Samuel supera o até então mais jovem mestre enxadrista do país, Nicholas Nip, que em 2008 recebera o título quando era apenas 11 dias mais velho que Samuel.

Da BBC.

Em meio a tensões, Coreia do Sul realiza seu maior exercício militar

Em meio às tensões com a Coreia do Norte, a Coreia do Sul fez nesta quinta-feira seu maior exercício militar já realizado com artilharia real.

Centenas de soldados, tanques, helicópteros e caças foram usados no exercício, com muitos movimentos a apenas cerca de 20 quilômetros da fronteira fortemente militarizada entre os dois países.

Exercício teve como objetivo
mostrar poder de fogo sul-coreano

A tensão na região vem crescendo desde o bombardeio da ilha sul-coreana Yeonpyeong, no mês passado, que provocou a morte de dois militares e dois civis.

A Coreia do Norte classificou os exercícios como “instigação à guerra”, mas não ameaçou com retaliações contra o Sul.

O Exército sul-coreano admitiu que o exercício desta quinta-feira tinha como objetivo mostrar a sua capacidade total de fogo, como demonstração de força para conter possíveis ataques norte-coreanos.

As manobras foram realizadas em Pocheon, a cerca de 50 quilômetros de Seul, a capital da Coreia do Sul.

A Coreia do Sul já realizou 47 exercícios militares neste ano, mas este foi o maior já realizado pelo país em terra com artilharia real.

Da BBC.

Os filhos de Lula

Sponholz

Compesa de Eduardo Campos aumenta o preço da água. Cadê a água?

Entra em vigor nesta quinta-feira (23) a taxa de reajuste de 5% das contas de água da Compesa. A maioria dos consumidores pernambucanos, no entanto, deve começar a sentir os efeitos do aumento somente a partir de fevereiro de 2011, já que, no próximo mês, o cálculo ainda será feito proporcionalmente e as contas têm datas de fechamento diferentes, informa a reportagem do JC Online. Mas a dica é já entrar em 2011 economizando.

A partir deste ano, entra em vigor a aplicação do reajuste tarifário anual na conta de água, através de um indicador financeiro adotado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), composto, em 2010, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo para medir a inflação oficial, e pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M).



Do São Bento do Una on Line

Enquanto isso, a água, bem precioso que serviu de campanha política para Eduardo Campos se reeleger, só aparece de 15 em 15 dias nos torneiras dos sãobentenses, derrubando a promessa fajuta do governador de que "não faltaria mais água".

Chile: deputados declaram Farc como 'organização terrorista'


A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta quarta (22) um projeto de lei que declara as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia como uma "organização terrorista" e expressou seu repúdio às relações que o grupo possa ter com partidos ou grupos sociais chilenos de qualquer natureza.

O projeto foi proposto pelos deputados José Manuel Edwards e Mónica Zalaquett, ambos da base do governo, que assinalaram que os tratados internacionais ratificados pelo Chile e por organizações de direitos humanos, citando a Human Right Watch e a Anistia Internacional, apontam que as Farc "se fundamentam na violação dos direitos humanos e na violência contra civis".

O bom velhinho dos políticos brasileiros

Do Blog da Folha

Gerente da Caixa Econômica de Niterói é preso em operação da PF

A Polícia Federal prendeu o gerente de uma agência da Caixa Econômica Federal de Niterói, Região Metropolitana do Rio, durante uma operação, nesta quarta-feira. Outras duas pessoas foram presas na ação.

A quadrilha é acusada de falsificar documentos para fazer saques irregulares de precatórios no banco.

De acordo com a polícia, a participação do gerente Cássio Luiz Ferraz Saraiva era fundamental no bando, já que ele facilitava os saques na agência. O prejuízo causado pela quadrilha é de cerca de R$ 4 milhões à CEF, conforme acredita a PF.

Na ação, os policiais apreenderam R$ 24 mil em espécie, 3 mil euros, diversos documentos falsos e um Honda Civic. No total, os agentes cumpriram 12 mandados de busca e apreensão.

Em estado crítico, José Alencar é transferido para a UTI

O vice-presidente José Alencar passou por sua 17ª cirurgia na tentativa de curar um câncer na tarde desta quarta-feira, em São Paulo. Ele foi internado às pressas ao sofrer uma hemorragia digestiva grave. Os médicos do hospital Sírio Libanês tentaram sem sucesso parar o sangramento no intestino delgado. Alencar foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu estado é considerado crítico, mas ainda estável.


A dificuldade aconteceu devido a intensas aderências entre as alças intestinais e a parede abdominal, o que impediu a equipe médica de chegar ao tumor. A cirurgia durou três horas.

Na semana passada, o vice-presidente tinha recebido alta médica após dias de internação. No fim de novembro, foi submetido a uma desobstrução intestinal, precisando retornar para atendimento médico devido a uma arritmia cardíaca sofrida depois da alta. Alencar faz tratamento contra o câncer desde 1998.

Lula veta divisão igualitária dos royalties e mantém receita do Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou nesta quarta-feira a emenda aprovada pelo Congresso Nacional durante o primeiro semestre deste ano que previa a divisão de forma igualitária do dinheiro referente aos royalties do petróleo entre todos os estados brasileiros. Com o veto presidencial, as receitas para os estados produtores (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) permanecem inalteradas.

Lula confirmou a medida durante a assinatura da lei que estabelece as normas da exploração da camada pré-sal (ao qual se referiu como "presente de Natal para os brasileiros"), com a criação do Fundo Social (destinação dos recursos para o desenvolvimento social).

Além do veto contra as emendas Ibsen e Simon, o presidente também não sancionou o artigo que determinava a destinação de 50% dos valores arrecadados no pré-sal para a educação, porque o investimento no setor com o dinheiro do petróleo já estava previsto em outro ponto da nova legislação.

De acordo com o ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmerman, o veto sobre a divisão igualitária está baseado em acordo feito entre Lula e os governos dos estados produtores.

Aumento para os Deputados Estaduais: De R$ 12 para 21 Mil Reais

Aprovado em segunda votação o aumento para os deputados estaduais. A partir de janeiro, cada deputado pernambucano passará a receber R$ 21 mil, fora as mordomias, como telefones e celulares, carro oficial, cafezinho e papel higiênico pra limpar os orobas deles e dos familiares. 

Mercadores representantes do povo de Pernambuco
passarão a receber R$ 21 mil reais mensais,
fora as mordomias 
Dos 49 grandes parlamentares de Pernambuco, 42 votaram a favor, cinco faltaram e um votou contra. O maiores defensor dessa pura imoralidade, o deputado Guilherme Uchoa (PDT), presidente da Casa, era o mais mais feliz de todos com a aprovação da proposta.

Enquanto isso, os "manés", que elegeram esses ociosos parlamentares, receberão um aumento em seus salários de míseros 30 reais, pois deixarão de receber R$ 510 e passaraão a receber R$ 540,00.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O que Lula deve ser depois que deixar a presidência?

Sponholz

Peru recupera mais de 46 mil peças pertencentes a Machu Picchu

O regresso a Cusco de mais de 46 mil peças arqueológicas pertencentes a Machu Picchu se traduz em “uma das conquistas mais emblemáticas na história cultural da América Latina”, diz o ministro de Relações Exteriores do Peru, José García Belaúnde.


Há alguns dias, chegou ao Peru uma delegação de arqueólogos da universidade norte-americana de Yale. Eles estiveram em Cusco para preparar a devolução das mais de 46 mil peças extraídas da cidadela inca de Machu Picchu que estão em posse da Universidade de Yale há quase 100 anos. A delegação, formada por quatro pessoas, foi liderada por Richard Burger, arqueólogo especialista nos Andes centrais do Peru e ex-docente de universidades peruanas. “Estudamos os detalhes do retorno das peças e também uma colaboração educativa com a Universidade San Antonio Abad del Cusco”, disse Burger.


Acordo

Em um acordo assinado em novembro passado com o governo peruano, Yale se comprometeu a devolver os objetos tirados de Machu Picchu entre 1912 e 1916 pelo explorador norte-americano Hiram Bingham. As peças foram levadas para Yale para serem estudadas durante 18 meses e depois devolvidas, o que nunca foi cumprido.

Em sua visita a Cusco, Burger e os outros três membros da delegação visitaram a casa que abrigará todos os objetos arqueológicos. “Temos todo o desejo e confiança de que as peças chegarão antes das celebrações do centenário de Machu Picchu”, sublinhou Burger. Os 100 anos do descobrimento das ruínas de Machu Picchu serão celebrados em julho de 2011.

“É um precedente importante na história da reivindicação cultural da América Latina”, disse à Radio Nederland o ministro de Relações Exteriores do Peru, José García Belaúnde, que assumiu pessoalmente o caso. Segundo o chanceler Belaúnde, “agora o Peru pode dizer que o complexo arqueológico de Machu Picchu está completo novamente”.


Patrimônio da Humanidade

Uma vez devolvidas, as peças estarão aos cuidados da universidade cusquenha para exposição. Richard Burger afirmou que toda a coleção será devolvida e que as primeiras peças a chegar ao Peru serão as que são adequadas para exposição. Segundo o acordo entre o governo peruano e Yale, as duas partes “resolvem amigavelmente a controvérsia existente em relação aos materiais escavados por Hiram Bingham em Machu Picchu”.

O acordo foi conseguido depois que o presidente do Peru, Alan García, enviou em novembro uma carta ao presidente norte-americano, Barack Obama, pedindo-lhe que intercedesse junto a Yale.

Machu Picchu fica em cima de uma montanha de Cusco e é Patrimônio da Humanidade, além de ser um dos principais pontos turísticos do Peru.

De Rnw.

Que o Natal não seja apenas exterioridade, pede Bento XVI

Que o Menino Jesus, que vem até nós, não nos encontre impreparados, empenhados apenas em tornar mais linda e atraente a realidade exterior.

Este é o convite dirigido nesta quarta feira por Bento XVI durante a ultima audiência antes do Natal que o Papa dedicou á espera festiva como atitude fundamental do cristão.

Que o cuidado que dedicamos para tornar mais esplendentes as nossas ruas e as nossas casas nos leve ainda mais a preparar o nosso espírito a encontrar Aquele que nos vem visitar, disse o Papa dirigindo-se ás cerca de 3 mil pessoas presentes na Grande Aula das Audiências do Vaticano.

Purifiquemos a nossa consciência e a nossa vida - prosseguiu o Papa – daquilo que é contrário a esta vinda: pensamentos, palavras, atitudes e acções estimulando-nos a fazer o bem e a contribuir para a realização neste nosso mundo da paz e da justiça para cada homem e a caminhar assim em direcção ao Senhor.

De Oecumene.

Porque é Natal - Feliz Natal