Instituto Ricardo Brennand

sábado, 25 de dezembro de 2010

João da Costa é aprovado por apenas 24% dos recifenses, diz pesquisa

Segundo pesquisa Datafolha realizada junto a 4.256 moradores de oito capitais brasileiras, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), ocupa a sexta posição no ranking dos prefeitos. Os recifenses atribuíram nota 5,4 ao prefeito. Ele está no cargo há um ano e onze meses. Aprovam o prefeito 24% da população, avaliam-no como um prefeito regular 39%, e 34% consideram-no ruim ou péssimo, 3% não souberam opinar. O índice de popularidade do prefeito da capital de Pernambuco é de 90 pontos.

Esse índice varia de 0 (reprovação total) a 200 (aprovação absoluta), e é calculado subtraindo-se as taxas da avaliação negativa (ruim e péssimo) das avaliações positivas (ótimo e bom). A esse resultado soma-se 100 (para evitar a ocorrência de números negativos), e se chega assim ao índice de popularidade. Para esse cálculo as taxas referentes aos entrevistados que não sabem opinar são excluídas.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do PSB, lidera o ranking com nota média de 6,6 e 54% da aprovação. Em segundo lugar aparece o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), com nota média de 6,5, e aprovação de 49%. A terceira posição é ocupada por José Fortunati (PDT), prefeito da capital gaúcha, no cargo há oito meses, com nota média de 5,9 e aprovação de 37%.