Instituto Ricardo Brennand

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Papa admite "humilhação" com escândalos de pedofilia

Bento XVI no discurso
 de boas festas perante a
Cúria Romana, no Vaticano
Os escândalos de pedofilia que envolvem padres foram uma "grande humilhação" para os católicos, admitiu hoje o papa Bento XVI, apelando à renovação da Igreja.

O papa Bento XVI admitiu hoje que a Igreja Católica sofreu uma "humilhação" devido aos escândalos de pedofilia que envolvem padres e apelou a uma renovação. 

No seu discurso de boas festas perante a Cúria Romana no Vaticano, Bento XVI culpou os sacerdotes envolvidos nos casos de abusos sexuais de menores da "poeira" que envolve a Igreja atualmente. 

"O rosto da Igreja está coberto de poeira. Temos de aceitar esta humilhação como uma exortação à verdade e um apelo à renovação. Só a verdade salva", declarou.

Papa apela a penitência dos cardeais

O papa indicou aos cardeais que devem fazer penitência ante os crimes cometidos e assumiu a "correspondente responsabilidade" da hierarquia da Igreja. 

"Temos de nos perguntar o que podemos fazer para reparar o mais possível a injustiça que ocorreu. Temos que perguntar-nos o que havia de equívoco no anúncio do cristianismo", afirmou aos cardeais da Cúria. 

"Estamos conscientes da particular gravidade deste pecado cometido por sacerdotes e da nossa correspondente responsabilidade. Mas não nos podemos calar perante o contexto do nosso tempo em que nos confrontamos com estes acontecimentos. Existe um mercado de pornografia infantil que, de algum modo, parece ser considerado pela sociedade como uma coisa normal", indicou Bento XVI.