Instituto Ricardo Brennand

domingo, 19 de dezembro de 2010

Correios incentivam crianças a escrever para papai-noel

Correios de todo o mundo estão mobilizando voluntários para atender aos pedidos de Natal de crianças que escrevem para o papai-noel.

De acordo com a União Postal Universal, a cidade de Rovaniemi, na Laplândia, no Círculo Polar Ártico, conhecida como agência dos correios do papai-noel respondeu a 600 mil cartas no ano passado.


E-mails

As correspondências partiram de 198 países. Três auxiliares do papai-noel, Riita, Katja e Auli, disseram que mesmo na era da internet, o "bom velhinho" recebe mais cartas que emails.

No Brasil, no ano passado, quase 2 milhões de crianças mandaram cartas para ele.

Deste total, 414 mil receberam presentes e doações. Para este Natal, foram fechadas parcerias entre agências de correios e escola públicas de todo o país. O objetivo é fazer com que as crianças se familiarizem no uso do CEP e de selos.


Braile

Já no Canadá, cerca de mil voluntários responderam mais de 1,1 milhão de pedidos e quase 40 mil emails de crianças em 30 línguas incluindo braile.

Os correios canadenses criaram um CEP especial: H0H 0HO!, que é a saudação do papai-noel em inglês.

A União Postal Universal disse que o espírito natalino ajuda a promover a escrita. Uma carta para o papai-noel pode ser a primeira experiência de uma criança com escrever uma correspondência.

A grande maioria dessas cartas tem como destinatários o Polo Norte, a Groenlândia, a Finlândia e Laplândia.


No Brasil

No Brasil, agências fecharam parcerias com escolas públicas para familiarizar alunos com o uso de CEPs e selos; em 2009, 414 mil crianças receberam presentes de fim de ano.