Instituto Ricardo Brennand

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

OAB alega suspeição de magistrado do Recife, cujo filho não passa no exame

O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, repudiou neste domingo, com veemência, a liminar concedida pelo desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife) e que considerou o Exame de Ordem inconstitucional.

“A decisão é absurda, mostra descompromisso com a qualidade da prestação jurisdicional e foi proferida por um juiz manifestamente suspeito, já que o filho não consegue aprovação desde 2008 no Exame de Ordem”.

Segundo Damous, existem hoje 720 mil advogados em todo o país e seria muito confortável não ter o Exame de Ordem pois a entidade teria mais de 2 milhões de advogados mas a OAB não está preocupada com a quantidade mas, sim, com a qualidade de seus quadros.

“Hoje, temos no Brasil 1.128 faculdades de Direito, há 250 mil vagas sendo ofertadas anualmente e, a se permitir que todos os egressos dessas faculdades, que foram criados em condições - eu diria - contestáveis, certamente que isso proporcionaria um problema muito sério para a sociedade.

A ausência do Exame de Ordem se torna muito perigosa porque iria despejar no mercado bacharéis sem condições de lidar com esses bens que são a liberdade e o patrimônio.