Instituto Ricardo Brennand

sábado, 18 de dezembro de 2010

Porque hoje é sábado: Pink glove dance

Blog do Jamildo mostra "espetáculo de miséria à vista dos turistas no Recife"

Em Recife, capital do estado que mais cresce no Brasil - segundo palavras do governador Eduardo Campos, que tanto teima em repetí-las, o que se vê é um quadro desumano que toma as ruas da cidade: centenas de pessoas pobres e desamparadas vivem ao realengo, dormindo sob pontes, marquises e árvores, bem como passando fome e vivendo sob as mais diversas necessidades.

Mulher grávida dorme na calçada 

A mesma boca que diz que "Pernambuco é o estado que mais cresce no Brasil, mais que o próprio Brasil" não é capaz de pronunciar uma única palavra em favor desses centenas de miseráveis que vivem perambulando pelas ruas da capital, não é capaz de criar um programa social que seja capaz de recuperar cada cidadão e cidadã daqueles e daquelas que, sem alternativas de vida, se drogam e se prostituem.

Turistas lado a lado com a miséria
que se abate sobre Pernambuco

Não adianta ser o estado que mais cresce no Brasil e cresce mais que o próprio Brasil, se este mesmo estado é tomado pela violência, com um alto índice de criminalidade - um dos mais altos do Brasil, principalmente assassinatos perpetrados contra jovens e mulheres, e os noticiários indicam que esses assassinatos a cada ano crescem mais em Pernambuco, tendo como fruto políticas públicas que parecem fracassadas.

Fotografia pra ser levada para o mundo

Não adianta ser o estado que mais cresce no Brasil e cresce mais que o próprio Brasil, se a cada dia se vê um maior número de famílias perambulando pelas ruas das cidades do Estado de Pernambuco.

O Porto de Suape, a Ferrovia Transnordestina, a Transposição do São Francisco, a instalação da Bacardi e da Fiat e de tantos outros empreendimentos, com certeza trarão muito desenvolvimento para o Estado de Pernambuco, mas o Estado que não cuida dos seus filhos, que os vê jogados na miséria e nada faz para reverter essa situação, também é merecedor de carregar consigo um título não muito agradável, o de Estado Campeão da Miséria do Brasil, onde o crescimento da miséria é maior que a encontrada nos outros Estados do Brasil.

Cenas tomadas do centro do Recife,
a poucos metros do Palácio do Governador Eduardo Campos

Cresce Pernambuco, mas não esquece dos teus filhos, dos que dormem nas ruas sob pontes, árvores e marquises.

J. Veloso

Tiririca: Primeiro diploma!

Cesar Cielo conquista primeiro ouro do Brasil em Dubai


Cesar Cielo segue dominando as provas rápidas de natação. Dessa vez a vitória foi nos 50m livre do Mundial em Piscina Curta, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes, com o tempo de 20s51 e bateu novamente o recorde sul-americano.

O brasileiro era o favorito para conquistar o ouro depois de já ter batido o recorde na semifinal, quando nadou os 50 metros em 20s61 e confirmou as previsões.

Sem dar chances para os adversários, levou seu primeiro ouro em mundiais disputados em piscina curta e o primeiro do Brasil na competição. Antes, os brasileiros já haviam conquistados três bronzes.

"Graças a Deus consegui fazer tudo certo e é um alívio muito grande. Acho que quando a gente tem a chance em uma competição dessas, subir no lugar mais alto do pódio é uma oportunidade especial. Realmente uma glória", afirmou o nadador após a prova, em entrevista ao "Sportv".

Explicada a popularidade de Lula


"o IBGE apurou que desde 2003 o brasileiro come menos feijão e bebe mais cerveja".


Chávez ganha plenos poderes para governar até 2012

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta sexta-feira uma lei habilitante que concede ao presidente Hugo Chávez plenos poderes para governar por decreto até meados de 2012, ano das decisivas eleições presidenciais.

Hugo Chávez, el Hitler de las Americas

Na reta final do debate, o Parlamento surpreendeu ao aprovar a ampliação do prazo de 12 meses, como pedido pelo presidente, para 18 meses.

"Os venezuelanos confiam no presidente e sabem que estão garantidos se o presidente tem essa lei em suas mãos”, afirmou a presidente da Assembleia, Cília Flores, ao justificar a ampliação.

Da BBC.

Ciclone "Petra" traz neve e caos à Europa

Pelo menos três morreram na Alemanha em acidentes rodoviários causados por mau tempo. Suspensão de aulas e cancelamento de voos são outras consequências. Paris mobiliza tanques militares no combate à massa gelada.

Bombeiros trabalham em estrada no estado de Brandemburgo

O ciclone "Petra" atravessou a Alemanha, vindo do Noroeste, trazendo muita neve, geada e ventos de até 85 quilômetros por hora. Este início de inverno, adiantado e excepcionalmente rigoroso, continua dificultando o trânsito nas estradas, ferrovias e aeroportos, gerando caos no país.

No estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, os engarrafamentos rodoviários chegaram a somar 185 quilômetros, e houve uma interdição temporária para os caminhões de mais de 7,5 toneladas.

Na Baviera, três pessoas morreram em acidentes de trânsito causados pelas condições meteorológicas. Técnicos da Defesa Civil Alemã (THW) precisaram fornecer bebidas quentes e alimentos aos motoristas dos veículos imobilizados nas estradas de várias partes do país.

As temperaturas ficaram, em média, entre -10ºC e -15ºC, com mínima de -24ºC em Haidmühle, Baviera. Em algumas partes da Baixa Saxônia, chegaram a cair até 20 centímetros de neve.

Da Deutsche Welle.

Eduardo Campos só anuncia secretariado depois do Natal

Governador vai esperar os festejos natalinos
 para anunciar seu secretariado

Clima de festa na diplomação dos deputados estaduais, deputados federais, dos senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT), além do governador Eduardo Campos (PSB). O socialista havia dito que após a diplomação marcaria uma data para anunciar seu próximo secretariado, mas não confirmou um dia.

"Embora já esteja tudo equacionado e resolvido na cabeça, vamos esperar para avisar depois do Natal", disse Campos. O governador preferiu não adiantar como conseguiu solucionar as equações do próximo secretariado. "Nós vamos fazer apenas alguns ajustes na equipe", ponderou.

Na solenidade, Eduardo Campos recebeu seu diploma das mãos do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Roberto Ferreira Lins.

O socialista subiu acompanhado do seu filho caçula, José Henrique, seis anos. Ele atribuiu a diplomação aos seus eleitores. "É um momento de emoção que a gente recebe da Justiça o que foi concedido pelo povo numa votação tão bonita como a que tivemos”, disse.

Luciana Santos, Ministra ou deputada?


Do Blog da Folha.

Diplomação dos novos senadores de Pernambuco


Armando Monteiro Neto foi
o senador mais votado de Pernambuco

Humberto Costa vibra com a diplomação
 de sua primeira vitória majoritária
Do Blog da Folha.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Diplomação de Dilma teve 16 lugares vazios no minúsculo auditório do TSE

Dilma é diplomada
A cerimônia de diplomação da presidenta eleita Dilma Rousseff foi marcada por um fato inusitado: apesar do tamanho do seu pequeno auditório, o Tribunal Superior Eleitoral não teve dificuldades de acomodar os convidados, ao contrário de todas as cerimônias anteriores de presidentes eleitos, desde Fernando Collor, em 1989, quando cada assento foi disputadíssimo.

Tiririca diplomado deputado. É o primeiro diploma de muitos que vêm por aí


'É o 1º diploma de muitos que vêm aí', diz Tiririca antes de diplomação.

Com 1 milhão e 300 mil votos, Tiririca foi o deputado federal mais votado do país.

Cerimônia de diplomação aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Do G1.

Líder dos Camelôs assassinado em São Paulo será enterrado na tarde de hoje na Vila de Espírito Santo, em São Bento do Una

Afonso José da Silva
Sindicalista Afonso José da Silva
morto em São Paulo será enterrado
na Vila de Espírito Santo, São Bento do Una

O corpo do sindicalista Afonso José da Silva, de 41 anos, assassinado quarta-feira (15) em São Paulo, será sepultado na tarde de hoje, sexta-feira, 15 de dezembro, na Vila de Espírito Santo, em São Bento do Una, sua terra natal, onde residem muitos parentes seu.

Afonso José da Silva, que era presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo, denunciou a máfia dos fiscais na capital e, desde então, era ameaçado de morte, segundo reportagens da imprensa paulista.



Jornal da TV Gazeta de São Paulo
sobre a morte de Afonso José da Silva

Na última quarta-feira (15), quando estava na sede do sindicato, no Brás, Afonso José da Silva recebeu três tiros e teve morte instantânea. Seu corpo foi velado até ontem a noite na sede do Sindcisp e às 20h foi trasladado para Pernambuco, chegando na manhã de hoje à Vila de Espírito Santo, onde está sendo velado. O sepultamento está programado para as 3 horas da tarde de hoje (17).

Afonso José da Silva era conhecido como Afonso Camelô e trabalhava no comércio de rua há aproximadamente 20 anos, tendo a sua morte causado uma grande comoção entre os camelôs de São Paulo.

Justiça decide que exame da OAB não é mais obrigatório

A Justiça Federal determinou que é inconstitucional a cobrança do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que bacharéis em direito possam exercer a profissão de advogado.

A decisão, que tem caráter liminar, foi tomada pelo desembargador Vladimir Souza Carvalho, do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região).

O juiz baseia sua decisão na Constituição Federal, que afirma que é “livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Para o magistrado, nenhuma outra profissão impede o detentor de diploma de trabalhar se não fizer um “exame de ordem”, apenas a carreira de advogado.

A OAB ainda não se manifestou sobre a decisão.

Aumento salarial de parlamentares gera indignação da população

O aumento de salário dos ministros, parlamentares e presidente, votado por eles mesmos, gerou indignação nas ruas do Rio de Janeiro.

Durante a diplomação dos candidatos eleitos em 2010, nesta quinta-feira, no Theatro Municipal, na Cinelândia, centro da cidade, as pessoas que passavam na entrada da cerimônia, em meio ao sol forte e temperatura alta, criticavam o aumento.

Bill Clinton, enviado da ONU ao Haiti, pede reconstrução

Ex-presidente visitou o país nesta quarta-feira e disse que entende a frustração de muitos desabrigados pelo terremoto; segundo ele, desalojados começarão a retornar à casa já no próximo ano.

O enviado especial das Nações Unidas ao Haiti, Bill Clinton, visitou o país nesta quarta-feira.

Clinton se encontrou com desabrigados e disse que entendia a frustração por causa da lentidão na reconstrução de casas após o terremoto de janeiro.

Acampamentos Improvisados

Segundo as Nações Unidas, cerca de 1,3 milhão de pessoas ainda estão vivendo em acampamentos improvisados desde o tremor no início deste ano.

O ex-presidente americano afirmou que já em 2011, muitos haitianos poderão voltar para casa.

Bill Clinton visitou uma clínica para tratamento das vítimas do cólera. A doença matou mais de 2,3 mil haitianos e deixou cerca de 50 mil hospitalizados.

Ao ser perguntado sobre a polêmica causada com o resultado das eleições de 28 de novembro, o enviado especial da ONU disse que apoia a proposta de recontagem dos votos.

Na quarta-feira, o Conselho Eleitoral Provisório do Haiti encerrou o prazo para receber reclamações sobre a votação. Muitos candidatos alegam que as eleições foram fraudadas.

Foram para o segundo turno a candidata da oposição, ex-primeira-dama e senadora, Mirlande Manigat, e o candidato governista Jude Celestin.

O Balanço do Governo Lula

Sponholz

Em despedida do Senado, Marina se emociona ao falar de saída do PT

Ao fazer um discurso de despedida no Senado nesta quinta-feira, Marina Silva (PV) se emocionou ao lembrar da sua saída do PT.  Ela também falou do que fez enquanto integrou a Casa e o Ministério do Meio Ambiente e de sua campanha para a presidência da República.

Ao falar do partido pelo qual começou sua militância política e que ajudou a projetá-la no país e internacionalmente, Marina embargou a voz. "Partido no qual fiquei durante 30 anos. Vivenciamos momentos difíceis de divergências, mas devo dizer que minha saída do PT não tem a ver com minha bancada", disse. "A minha saída do PT, que vem em seguida a minha vinda para o Senado, tem a ver com aquilo que considero uma falta de percepção do Partido dos Trabalhadores para não deixar ficar no que já conquistamos e fechar as portas para novos desafios. A questão da sustentabilidade ambiental é a utopia desse século e nenhum partido foi capaz de perceber isso, inclusive o PT", completou.

Marina também falou dos momentos que considera os melhores e piores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que ela comandou o Meio Ambiente. Marina afirmou que saiu da pasta quando não viu mais
apoio às suas ações contra o desmatamento na Amazônia.

Jogaram cocô no ventilador de Eduardo Campos: Coelho acusado de pagar mesada por apoio quando prefeito

Indicado pelo PSB/Eduardo Campos para o ministério de Dilma Rousseff, Fernando Bezerra Coelho é acusado de ter orientado o pagamento de mesada a líderes de associações de bairros e o repasse de dinheiro a um vereador de Petrolina (PE) quando era prefeito.

Jogaram cocô no ventilador de Eduardo Campos

Bezerra Coelho é o mais cotado para ocupar a pasta da Integração Nacional, na cota do governador Eduardo Campos, de quem é secretário de Desenvolvimento.

Foi prefeito de Petrolina por três mandatos, o último até 2006. A acusação de pagamento de mesada é feita pelo empresário Paulo Lima, 39, um ex-aliado da família Coelho.

Ele contou à Folha que os pagamentos eram feitos por meio de sua empresa, Líder Construções, que reformou creches municipais nas gestões de Coelho.
Lima disse que cerca de R$ 50 mil saíram de sua empresa e de sua conta pessoal para pessoas previamente listadas pelo prefeito e por um secretário, sob a promessa de que os recursos e os impostos gerados pelas operações da Líder seriam cobertos pela prefeitura.

O objetivo era a cooptação de apoio. O buraco não foi coberto, e Lima acabou condenado pela Justiça Federal por dívidas de R$ 98 mil com o INSS. A pena foi convertida em prestação de serviços num lar de idosos, além de pagamento mensal de R$ 150.

Da Folha de S.Paulo - Rubens Valente

Supremo derrota lobby dos cartórios e impõe concurso para nomear titulares

O Supremo Tribunal Federal confirmou nesta quinta-feira, por 6x3 votos, a decisão do Conselho Nacional de Justiça de aplicar a exigência de concurso público para nomear os chefes de cartórios e tabelionatos, conforme determina o parágrafo 3º do Artigo 236 da Constituição Federal.

A decisão representa a derrota do inescrupuloso lobby que pretendia até mesmo de herdeiros  titulares de cartórios.

O entendimento do STF poderá ser aplicado a processos semelhantes, em que a orientação do CNJ vinha sendo questionada. Em julho deste ano, para cumprir a Carta Magna, o CNJ determinou que todos os responsáveis por cartórios do país que assumiram depois da Constituição de 1988, sem fazer concurso público, deixem a função.

Na época, o CNJ fez um levantamento e constatou que estão vagos 5.561 cartórios de todo o país, dos 14.964 cartórios existentes no Brasil. Nesta quinta-feira, o STF analisou a ação ajuizada por Euclides Coutinho, titular de um cartório de Cruzeiro do Sul (PR). Ele foi nomeado em 1993, por decreto do Tribunal de Justiça do Paraná. Com essa decisão, ele terá que deixar o cartório.

A relatora do processo, a ministra Ellen Gracie, votou pela exigência de concurso para os cartórios. Ela disse que não há direito adquirido à vaga e citou o artigo 236 da Constituição Federal, que obriga a realização de concursos para os cartórios. “É pacifico o entendimento de que não há direito adquirido do substituto quando a vaga tiver ocorrido depois de promulgada a Constituição de 1988”, afirmou. 

Os 49 deputados da Assembleia serão diplomados hoje

Os 49 deputados estaduais eleitos para a 17ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco serão diplomados hoje, no Centro de Convenções.

Assembléia Legislativa de Pernambuco

Durante a solenidade, que vai ocorrer no Teatro Guararapes, também receberão os seus diplomas o governador reeleito, Eduardo Campos, o vice, João Lyra Neto, os senadores eleitos Armando Monteiro Neto e Humberto Costa e os 25 deputados escolhidos para representar o Estado na Câmara Federal.

A solenidade desta sexta será coordenada pelo desembargador Roberto Ferreira Lins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, e a mesa ainda deverá contar com a participação do presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, além de representantes de outros órgãos das administrações públicas federal, estadual e municipais.

Combinado: TCE suspende julgamento da Fundarpe e Empetur

Até parece uma peça teatral encenada. Após uma manhã inteira do julgamento do caso de shows fantasmas da Empetur, o conselheiro Carlos Porto, que estava recentemente de férias, pediu vistas do processo.

Carlos Porto (esq.) estava de férias
e pediu vistas do processo
Ele elgou que necessitava se informar mais sobre o documento que relata diversas irregularidades. Diante disso, o conselheiro Marcos Loreto (indicado por Eduardo Campos para conselheiro do TCE) decidiu também suspender o julgamento envolvendo a Fundarpe.

O fato aconteceu ontem, véspera da dipolomação do governador Eduardo Campos (PSB). Coincidência ou não?

Luciana Santos deve ser anunciada como a nova ministra de Dilma Rousseff

Ex-prefeita entra pela cota do PCdoB.
Dilma bateu o pé e quer a pernambucana
Mesmo com a insistência da cúpula comunista em manter Orlando Silva no Ministério do Esporte, a presidente eleita Dilma Rousseff deve anunciar nesta sexta-feira o nome da ex-prefeita de Olinda e deputada federal eleita Luciana Santos para a pasta.

A comunista entrará na cota do partido na montagem dos cargos, informou a Agência Estado. O PCdoB através de seus dirigentes, tentou convencer Dilma a não fazer a nomeação de Luciana.

Um dirigente comunista que acompanha as negociações adiantou à reportagem que, no momento em que Dilma comunicar oficialmente a escolha de Luciana, o partido fará a ponderação de que a experiência de Orlando Silva - ele está no Esporte há oito anos, como secretário-executivo e ministro - deve ser aproveitada.
Afinal, o ministério terá que organizar os cinco maiores eventos esportivos do planeta até 2016.

Fechada as negociações com os comunistas, o alvo da presidente eleita é o PSB. Até o momento, o partido de Eduardo Campos ainda não chegou ao consenso após a entrada de Ciro Gomes em cena. É esperar para ver no que vai dar isso.

Justiça decide em janeiro se Edir Macedo é dono da 'Record'

O Ministério Público Federal investiga a compra da TV Record feita pelo bispo Edir Macedo.

O órgão alega que o bispo não teve aprovação de autoridades federais e que, comprovadamente, em 1990 ele não tinha recursos suficientes para fazer uma transação deste porte, o que leva à hipótese de que ele usou dinheiro doado por fiéis à Igreja Universal do Reino de Deus, dirigida por ele.

Edir Macedo, obra a transformação do dinheiro


Atualmente, a TV Record de São Paulo é a segunda maior rede de televisão do país e com faturamento anual chegando a cerca de R$ 3 bilhões. Macedo já fez investimentos de centenas de milhões de reais.

O processo tem cerca de 2.500 páginas e a julgamento deve acontecer em 12 de janeiro de 2011. Nele, é indagado como um cidadão sem renda mensal - já que trabalha a serviço de Deus e ao próximo - e sem patrimônio pode se tornar dono de uma emissora de televisão deste tamanho com o ciente e o de acordo do Ministério das Comunicações, que deve fiscalizar esse importante setor de prestação de serviço público de radiodifusão de som e de imagem.

O caso, que tinha como relatora a desembargadora Salette Nascimento, substituída pelo juiz convocado José Eduardo Leonel Junior, se arrastou por dez anos no TRF da 3ª Região, sem solução aparente.

Além de Edir Macedo, também são réus Ester Eunice Bezerra, sua esposa, o senador Marcelo Crivella, Sylvia Crivella, TV Record de Rio Preto S/A, TV Record de Franca S/A e Rádio Record S/A (Canal 7 de São Paulo) e outros.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Interiorano: Clávio Valença lança livro de contos em Recife

O advogado e escritor Clávio Valença, natural de São Bento do Una, da tradicional família Valençalança hoje (16) o livro “Interiorano”, composto de 13 contos inéditos.

A obra do escritor sãobentense, será lançado em Recife, a partir das 18h30, no Museu do Estado de Pernambuco, localizado na Avenida Rui Barbosa, 960, Graças. Você que está em Recife, prestigie. 

=================================================================


MALDITO RADINHO DE PILHA


De Clávio Valença


Publicado no Jornal do Commercio, Recife, em 29.08.2009


Jovem, bonita, casada e solitária, minha amiga fazia hora a conversar miolo de pote no apartamento da vizinha, ao som de pouco interessante programa de rádio, quando foram surpreendidas ao ouvir seu nome ser pronunciado. Nome pouco comum atraiu sua atenção para a forma como falado pelo apresentador, num misto de intimidade e ternura. De imediato sentiu-se atraída pela voz que a acariciava sussurrando. Não resistiu e correu para casa onde, sem dificuldade maior, sintonizou a emissora. Dias passados já descobrira toda a escala de trabalho do locutor e, telefonando-lhe com insistência, conseguiu marcar encontro durante à tarde, em ponto de grande movimento no Centro. Dele, ouviu ser casado e fidelíssimo à esposa. Não adiantaria tentar nada. No que dizia no microfone visse somente a profissão.

Desesperada voltou ao lar para, após horas de meditação, concluir estar apaixonada e, mesmo platonicamente, haver traído o marido. Melhor confessar-lhe, o que fez à noite, logo ele terminou de jantar.

Para satisfazer minha curiosidade, encerrou o relato: Levei uma surra, ele vendeu o telefone e jogou o radinho pela janela.

Assim ficou resolvido o problema. Vivem felizes, faz anos. O rádio estava sobrando na relação.

Em minha casa, se dava o contrário. Desde que, também faz anos, deixei de ir a campo, penava nas quartas-feiras para saber o andamento e resultados dos jogos do Santa Cruz. Mais barato fosse um radiozinho, nunca pude comprar. Padecia sua inexistência nas quartas e a esquecia nas quintas pelas manhãs.

Um dia, em São Paulo, comentei sobre isso com um amigo. Dormi na residência dele e, logo cedo, ao sairmos para o aeroporto, lembrou: Esta primeira gaveta tem vários rádios, escolha um e leve. Não pestanejei. O mais bonitinho, em segundos, estava na minha maleta. Em Recife, com quatro pilhas novas, alcalinas, especialmente adquiridas, descobri ainda não ser proprietário de um rádio. Na verdade trouxera um gravador.

Meses depois, testemunha de minha desolação semanal, minha mulher aproveitou um aniversário e deu-me um rádio. Este, pequeno, porém com tudo que um receptor precisa. Ondas, faixas, potência, eletricidade e pilha. Tudo, só não tinha capacidade de fazer o Santinha ganhar algum jogo. Pelo contrário, deu um azar dos diabos. Foi o que todos sabem. Primeira, segunda, terceira e quarta divisões.

Esta semana, como o marido da minha amiga, entendi que o mal estava mesmo na descoberta de Marconi. Para não sacudir pela janela, correndo o risco de atingir alguém, saí levando o azarado para a lixeira da esquina. Estou certo que Zé Neves e o filho do meu amigo Romero Jatobá nenhuma culpa tiveram. Atletas e técnicos que passaram também não. Se Bezerra Coelho não conseguiu tudo que dele espero (e continuo esperando), não duvidem, o responsável é o meu radinho.

Antes de chegar ao destino pretendido, entretanto, avistei garoto fazendo malabarismo com varetas em chamas, logo no primeiro semáforo. Ele vestia, olhei bem, camisa rubro-negra, rasgada na manga, com leãozinho amarelo no peito. Parei e dei-lhe o presente que recebeu agradecido. Coitado. Vai ver.

Mal sabe do que me livrou. Agora é só esperar. Sem o maldito, tudo fica fácil. Se não foi nesta série D, outros campeonatos virão. Avante Tricolor!

Confesso, já comecei a pesquisar preços de passagem, hospedagem e ingresso para o jogo decisivo interclubes em Dubai, 2012. Afinal, sabe-se, compradas com antecedência as passagens saem, sempre, bem mais baratas.

Tribunal Londrino liberta fundador do WikiLeaks

O Tribunal de Westminster, em Londres, manteve na manhã desta quinta-feira a liberdade condicional concedida ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange.

Na última terça-feira ele ganhou da justiça o direito de responder aos processos em liberdade mediante o pagamento de fiança de 200 mil libras. Porém, a Promotoria da Suécia recorreu da decisão para manter Assange detido até a próxima audiência do caso - marcada para 11 de janeiro. 


Estados Unidos buscam provas do envolvimento de Assange com ex-analista de inteligência do Exército

Promotores federais norte-americanos estão procurando provas do envolvimento do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, com um ex-analista de inteligência do Exército no vazamento de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos.

De acordo com informações do "New York Times", os funcionários do Departamento de Justiça querem saber se o criador do WikiLeaks encorajou ou ajudou o soldado Bradley Manning a extrair dos computadores do governo material militar e outros arquivos do Departamento.

Caso seja constatada a participação de Assange no caso, ele pode ser acusado de conspiração no vazamento. Dessa forma, deixa de ser considerado um receptor passivo - que apenas recebeu e publicou o material.

Secretário Municipal é acusado de ser o mandante da morte do prefeito de Jandira

Prefeito assassinado a mando
do Secretário de Habitação do Município
O secretário de Habitação de Jandira, em São Paulo, foi preso quando chegava na Prefeitura da cidade para iniciar mais um dia de trabalho, nesta quinta-feira. Wanderlei Aquino é acusado de ser o mandante da morte do prefeito Braz Paschoalin (foto), executado no último dia 10.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Aquino foi preso pelo crime contra a administração pública, referente a administrações anteriores.
 
O secretário teria ligação com os quatro homens presos por participar na morte de Paschoalin e será interrogado, também, sobre esse caso.

Um dia antes de ser preso, Aquino disse, em entrevista, que o prefeito morto "vacilou" por não ter saído com carro blindado.

"Eu acho que (Braz Paschoalin) deveria ter cuidado da segurança. Falei várias vezes para ele que deveria contratar mais seguranças. Enfim, é uma coisa lamentável", disse Aquino na ocasião da morte do prefeito.

Algumas testemunhas ouvidas pela polícia disseram que Aquino planejou a morte do prefeito e, após o fato, teria ameaçado parentes dele, além da vice-prefeita, afirmando que a cidade de Jandira ficaria sob seu controle, a partir daquele momento.

PF realiza operação em casas de ex-diretores do banco PanAmericano

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta (16) uma operação contra os principais ex-diretores estatutários do banco Panamericano, em São Paulo. Não foram divulgados os nomes. Serão cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas residências.

Segundo a PF, a decisão foi tomada após o recebimento e a análise da documentação produzida pelo Banco Central. "Acredita-se que ainda possam ser encontrados indícios dos crimes financeiros apontados pelo BACEN, provas da autoria e, ainda, documentos que levem ao rastreamento da quantia bilionária supostamente desviada do banco". Informações do G1.

PF prende presidenta do TJ do Tocantins

A Polícia Federal prendeu nesta manhã a presidenta do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Willamara Leila.

Ela, outros dois desembargadores do TJ - Carlos Souza e Liberato Póvoa - e mais seis advogados são acusados de envolvimento em venda de decisões judiciais e participação na máfia dos precatórios.

ELA E MAIS DOIS DESEMBARGADORES
 SÃO ACUSADOS DE VENDER SENTENÇAS

As acusações integram a Operação MAET, deflagrada hoje cedo pela Polícia Federal, com o cumprimento de nove mandados de condução coercitiva e 09 mandados de busca e apreensão em cerca de vinte endereços de Palmas, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

O relator do processo é o ministro João Otávio Noronha. As investigações policiais, segundo a PF, tiveram duração de seis meses.

Neste momento, já foi encontrado na casa de um dos envolvidos uma grande quantidade de dinheiro, que está sendo contado neste exato momento. Cerca de 120 policiais federais, estão realizando buscas em casas, escritórios de advocacia.

De Cláudio Humberto.

Rosinha está liberada pelo TSE para reassumir prefeitura de Campos

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marcelo Ribeiro, concedeu liminar favorável a Rosinha Garotinho nesta quarta-feira para ela reassumir a Prefeitura de Campos, norte do estado do Rio de Janeiro. Ele também mandou suspender as eleições, marcadas para fevereiro de 2011. Com a decisão, ela pode reassumir o cargo imediatamente.

O advogado do Partido Republicano (PR), Jonas Lopes de Carvalho Neto disse que a decisão seguiu a tendência do TSE que, na terça-feira, derrubou o acórdão que tornava Garotinho inelegível. "Foi uma decisão técnica e coerente com o resultado que obtivemos ontem", afirmou. 

Dono da Gol passa a noite na cadeia, acusado de tentar matar seu genro

O dono da empresa aérea Gol, Nenê Constatino, passa a noite na prisão, por decisão do juiz Fábio Martins, do Tribunal do Júri de Taguatinga.

EM OUTRO CASO POLICIAL, NENÊ TENTA AGREDIR JORNALISTA,
AO CHEGAR PARA DEPOR EM UMA DELEGACIA
Ele decretou a prisão preventiva do empresário por tentativa de homicídio do genro dele Eduardo Queiroz, em 2008.

Ele foi levado, sem algemas, para Departamento de Polícia Especializada depois de submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal.

Temer se despede e emociona auxiliar

O deputado Michel Temer fez na tarde dessa quarta-feira seu discurso de despedida Câmara, já que tem de renunciar ao mandato para assumir a vice da futura presidenta Dilma Rousseff.

Relembrou sua trajetória na Casa nos últimos vinte anos, da importância do Parlamento, da democracia brasileira etc. Mas o que emocionou mesmo foi à alusão ao Secretário da Mesa, Mozart Viana, que chorou ao ser aplaudido pelos parlamentares.

Tiririca visita o Circo dos Deputados e causa tumulto

Francisco Everardo Oliveira Silva (PR), o Tiririca, visitou nesta quarta-feira a Câmara dos Deputados, em Brasília. Por volta das 14h, ele chegou para visitar seu futuro local de trabalho e garantiu já saber o que faz um deputado, mas que vai "aprender mais com os colegas".

Tiririca foi à Câmara saber o que um deputado faz

A chegada do palhaço à Câmara atraiu muitos fotógrafos e jornalistas, o que causou tumulto. A passagem dele também fez funcionários da Casa pararem o que estavam fazendo só para assisti-lo. Ele ainda disse que só viu algo parecido na época em que a sua música "Florentina" estourou.

Questionado se essa era a primeira vez que ele visitava o Congresso Nacional, ele afirmou que era a "primeira de muitas" e que estava se "sentindo em casa".

Ele estava vestindo terno e gravata porque, segundo ele, "política é coisa séria". No entanto, garantiu que não vai perder a ingenuidade e o humor de seu personagem.

Raul Jungmann foi o único pernambucano a votar contra aumento de salários dos deputados

Raul Jungmann foi o único pernambucano
 a votar contra aumento de salários dos deputados
Entre a bancada federal pernambucana, apenas o deputado federal Raul Jungmann (PPS) votou contra o regime de urgência para aprovar o reajuste salarial dos parlamentares em 62%, ou seja, elevou os vencimentos dos parlamentares dos atuais R$ 16.512,09 para R$ 26.723,13.

Jungmann não disputou as eleições para a Câmara Federal porque foi candidato ao Senado pela chapa das oposições em Pernambuco. "Não é porque estou saindo da Câmara que votei contra. Acho uma diferença muito grande entre o salário dos deputados e o assalariado. Acho abusivo", disse Jungmann.

Para referendar o discurso, o pós-socialista rememorou a tentativa de aumento dos salários dos deputados, em 2005, quando uma intervenção dele próprio, Fernando Gabeira (PV-RJ) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) conseguiram barrar a proposta de aumento de 91%. Os três entraram com recurso no Supremo Tribunal Federal e conseguiram impedir o reajuste. "O salário do trabalhador precisa entrar em sintonia com o do deputado. Afinal de contas, os trabalhadores é que são os eleitores", alertou.

Na ocasião, a ação dos deputados conseguiu que a aprovação do aumento também fosse decidida pelo plenário, e não só pela Mesa Diretora. "Em 2005, a Mesa Diretora queria aprovar mediante uma sessão espírita", lembrou.

A Câmara tem 513 deputados. O placar foi de 279 deputados a favor, 35 contra, e três abstenções. Horas depois, o Senado também aprovou o reajuste. A bancada pernambucana tem 25 deputados, dos quais 13 votaram.


Segue lista com 13 deputados pernambucanos a votarem:

Contra: Raul Jungmann (PPS)

A favor do aumento:

Ana Arraes (PSB)
Bruno Rodrigues (PSDB)
Carlos Eduardo Cadoca (PSC)
Eduardo da Fonte (PP)
Fernando Coelho Filho (PSB)
Fernando Ferro (PT)
Gonzaga Patriota (PSB)
José Mendonça Bezerra (DEM)
Maurício Rands (PT)
Pedro Eugênio (PT)
Raul Henry (PMDB)
Wolney Queiroz (PDT)

Sonda está próxima ao final do Sistema Solar

Lançada há 33 anos, a sonda espacial Voyager 1 está perto da fronteira do Sistema Solar e lá começou a identificar uma mudança no fluxo de particulas à sua volta - antes elas se dirigiam para fora e agora se movem lateralmente.

O fenômeno é consequência do vento indo de encontro à matéria vinda de estrelas. O movimento ocorre da seguinte forma: os ventos viajam em velocidade supersônica, atravessam uma onda de choque e vão de encontro com as partículas interestelares.

A Voyager 1 é o objeto feito pelo homem que está mais distante da terra - cerca de 17,4 bilhões de quilômetros. Para ter uma ideia, uma mensagem de rádio enviada de lá demora 16 horas para chegar à Terra. Quando a sonda chegar ao final do Sistema Solar - conhecido como Heliopausa - ela entrará no espaço interestelar.

A sonda foi lançada em 5 de setembro de 1977 - 25 dias depois da sua sonda gêmea Voyager 2 - com o objetivo de inspecionar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Em 1989, após concluir a missão, as sondas foram enviadas em direção ao centro da Via Láctea.