Instituto Ricardo Brennand

sábado, 1 de janeiro de 2011

Lula desce rampa chorando e se despede nos braços do povo

No último ato de despedida, o agora ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desceu a rampa do Palácio do Planalto chorando e cumprimentou o povo que assistiu a cerimônia de posse da nova presidente Dilma Rousseff. Foi um dos momentos mais emocionantes na despedida de Lula.


Ao lado de Marisa Leticia, Lula quebrou o protocolo e atravessou rua em frente ao Palácio e foi até a grade. Durante bastante tempo, claramente emocionado, abraçou os populares e militantes petistas antes de entrar no carro

Lula embarca da Base Aérea, em Brasília, para São Bernardo do Campo (SP), onde será recebido com uma festa organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

De acordo com assessoria de imprensa da Aeronáutica, 240 pessoas foram convidadas para a despedida de Lula, entre funcionários da Presidência e amigos do ex-presidente.

A primeira presidente: Dilma recebe faixa de Lula

Foto: Agência Brasil

O Brasil tem pela primeira vez em sua história uma mulher presidente da República.

Dilma Vana Rousseff recebeu das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva, agora ex-presidente do país, a faixa que simboliza a posse oficial do cargo mais importante da nação.

Num dia emocionante, brasileiros acompanharam detalhes da posse de Dilma.

Chefes de Estado também estiveram presentes para as primeiras formalidades com o país que pode ser dentro de pouco tempo a quinta maior economia do planeta.

A longa cerimônia começou no início da tarde deste sábado, quando Dilma foi rumo ao Congresso Nacional desfilando no carro fechado debaixo de muita chuva. Lá, assinou o documento com o vice Michel Temer e foram nomeados oficialmente. Dilma discursou, falando sobre os compromissos que terá com o Brasil nos quatro anos que virão.

Depois das formalidades, Dilma voltou a desfilar no carro, desta vez com ele aberto, já que a chuva finalmente tinha dado uma trégua para o momento histórico ser registrado com mais nitidez.

Ao lado da filha Paula Rousseff, o pequeno percurso foi um dos mais emocionantes e que o povo mais pode participar e vê-la mais de perto.

Foto: Agência Brasil

Dilma finalmente foi levada até Lula, subindo a rampa ao lado de Michel Temer. Depois de um abraço caloroso entre o ex-presidente e a atual chamou a atenção. Minutos depois, Lula passou a faixa para Dilma. Novamente, ela começou a discursar, voltando a dizer que vai governar para todos os brasileiros.

Dilma, emocionada: 'Serei presidenta de todos os brasileiros'

A presidente eleita, Dilma Rousseff, deixou a Granja do Torto e foi escoltada até a Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

De lá, Dilma começou a desfilar no carro fechado até o Congresso Nacional, onde tomou posse e, depois, até o Palácio do Planalto, onde recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a faixa de presidente da República.

Depois que chegou ao Congresso, uma rápida cerimônia comandada por José Sarney foi feita para oficializar tanto a presidente quanto seu vice, Michel Temer. Em seguida foi entoado o hino do Brasil pela banda dos fuzileiros navais.

Com o juramento "prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", Dilma foi empossada, no Congresso Nacional, como a primeira mulher na história do país a ocupar a presidência da República.

Mulher do vice se destaca na posse

Com participacão discreta na cerimônia de posse, até pela condição de mulher do vice-presidente da República, d. Marcela Temer (foto) acabou se destacando pela juventude e beleza que a levaram a disputar o concurso de miss São Paulo, em 2002.

Nascida em Paulínia e casada com o vice-presidente Michel Temer, 43 anos mais velho, ela tem 27 anos de idade, é mãe de Michel Jr, nascido há dezoito meses. Depois de casada, ela se formou em Direito.

Presidente eleita Dilma Rousseff se emociona em discurso

"Prefiro o barulho da Imprensa do que o silêncio da Ditadura", diz Dilma

Do Blog da Folha.

Dilma oferece "mãos estendidas" aos opositores



Dilma ao lado filha, no Rolls Royce, para receber faixa de Lula no Planalto



"Prefiro o barulho da Imprensa do que o silêncio da Ditadura", diz Dilma

História: Lula passa a faixa presidencial para Dilma

Na posse de Dilma: ninguém apaga os fatos da história

 Posse de Lula 2002



 
Posse de Fernando Collor 1990




Posse do General Geisel 1974



Posse do General Emílio Garrastazu Médici 1969

Posse de Dilma

Dentro de pouco tempo, Dilma Vana Rousseff estará no Palácio do Planalto para fazer história.


E a primeira mulher a receber a faixa pega uma país estabilizado, porém ainda com enormes problemas sociais, especialmente nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, especialmente nos aeroportos. 

Restauração da Monarquia Lula da Silva do Brasil

Logomarca das Olimpíadas 2016 é lançada em Copacabana

A imagem que lembra o formato do Pão de Açúcar, sendo que são três pessoas com mão entrelaçadas com as cores verde, amarelo e azul.


O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, explicou que a logo procura transmitir paixão e transformação.

"Essa marca faz história nos Jogos Olímpicos. Ela deixa a paixão e a transformação evidenciadas", destacou Nuzman.

Após mais de dois milhões de pessoas na Praia de Copacabana conhecerem e aplaudirem o trabalho feito pela agência Tátil. Ao todo, 139 agências de publicidade e design participaram do concurso.

De acordo com o COB, a marca foi escolhida por unanimidade por 12 membros responsáveis em uma cerimônia que aconteceu no dia 1º de setembro, sendo que no dia 17 de novembro, ela foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional.

O presidente do COI, Jacques Rogge, que estava presente no lançamento em Copacabana comemorou a escolha da imagem. Ele definiu a logo como "estática, inovadora e criativa".

Atentado contra igreja cristã no Egito deixa 21 mortos

Corre-corre no interior do templo cristão no momento da explosão

Autoridades do Egito confirmaram neste sábado que 21 pessoas morreram e outras 43 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba numa igreja cristã em Alexandria.

Trata-se de um dos atentados mais sangrentos ocorridos no Egito nos últimos anos, e o mais grave contra a comunidade cristã do país, que representa 10% da população.

O Ministério da Saúde informou que os feridos, com queimaduras e cortes no corpo, foram transferidos para hospitais de Alexandria e do Cairo.

O atentado foi cometido contra a Igreja dos Santos, cristã, no bairro de Sidi Bishr, à 0h15 do horário local, quando havia cerca de mil fiéis dentro do local.

A bomba estava em um carro estacionado no lugar. Entre os feridos há oito muçulmanos, incluindo um agente de segurança e três pessoas que estavam guardando automóveis. Restos das vítimas ficaram espalhados pela rua. O atentado danificou prédios próximos, como uma mesquita em frente à igreja.

Nas últimas semanas, organizações terroristas iraquianas que seriam ligadas à Al Qaeda perpetraram vários ataques contra cristãos do país em protesto pelo suposto desaparecimento de duas mulheres cristãs que se converteram ao islã.

Do Opera Mundi.

Número de mortos por cólera já passa dos 3 mil e 300 no Haiti

O Ministério da Saúde do Haiti registrou 3,333 mortes causadas pela epidemia de cólera no país até o dia 29 de dezembro. O número de casos totais soma 148,787 mil no período e 83 mil pessoas estão hospitalizadas.


Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS, e da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, o estoque de remédios para o tratamento do surto é suficiente para os próximos meses.


Estimativas

Mas o comunicado alerta que a distribuição de medicamentos ainda é difícil por causa de problemas de logística e segurança.

O relatório destaca que o ritmo de evolução da epidemia é incerto. Por isso o governo do Haiti está se preparando para tratar 400 mil pessoas nos próximos 12 meses, com metade dos casos nos próximos três meses.

Da Unmultimedia.

Papa Bento 16 celebra o Dia Mundial da Paz

Na manhã deste 1º de janeiro, o Papa Bento 16 celebrou a Missa do Dia Mundial da Paz, pregando na homilia que "a  paz é o dom messiânico por excelência”, mas é também “um valor humano a realizar no plano social e político”.


O mundo tem necessidade de valores éticos e espirituais” e “a liberdade religiosa é elemento imprescindível de um Estado de direito”. – Estes alguns dos aspectos sublinhados por Bento XVI na homilia da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, neste primeiro de Janeiro, Dia Mundial da Paz.

Presidentes filhos de imigrantes

Fernando Rodrigues *

Ao tomar posse hoje, Dilma Rousseff será a 40ª pessoa a assumir a Presidência da República.

Família Roussef
Filha de um imigrante búlgaro, a petista passará também a fazer parte de um clube exclusivo, com apenas dez sócios confirmados: os presidentes filhos de pai e/ou mãe nascidos no exterior.

Faltam dados biográficos confiáveis na Biblioteca do Senado, uma das melhores do país sobre política, a respeito de 9 dos 40 presidentes brasileiros até hoje. Entre os 31 para os quais há informação disponível, 10 tiveram pais imigrantes.

Portugal predomina como origem. Seis presidentes brasileiros foram filhos de pais portugueses: Rodrigues Alves, Afonso Pena, Delfim Moreira, Arthur Bernardes, Tasso Fragoso e Costa e Silva. Ranieri Mazzilli era filho de pai e mãe italianos. O pai de Emílio Médici nasceu no Uruguai. Ernesto Geisel teve pai alemão.

Por fim, Dilma Rousseff é filha de Pétar Russév, que emigrou da Bulgária para o Brasil e adotou como nome Pedro Rousseff.

Dilma Jane Coimbra Silva, a mãe da presidente, nasceu no Rio de Janeiro e cresceu em Minas Gerais.

O fato de pelo menos 10 dos 40 presidentes (25% do total) serem filhos de imigrantes coloca o Brasil à frente dos EUA nessa estatística étnica-cultural.

Entre os 44 ocupantes da Casa Branca até hoje, apenas 7 (ou 16%) tiveram pais estrangeiros, incluindo Barack Obama, filho de um queniano e de uma norte-americana nascida em Kansas.

A ascensão de Dilma, já se sabe, traz vários ineditismos e fatos raros. Ela é a primeira mulher e ex-guerrilheira a assumir o Planalto. Sucede a dois presidentes eleitos pelo voto direto que concluíram seus mandatos -algo ocorrido pela última vez em 1926, com Washington Luís.
Mas por ser filha de um imigrante, a presidente ajuda a emitir um bom sinal ao mundo e a certos bolsões (ainda minoritários) xenófobos no país: o Brasil continua aberto e é uma terra de oportunidades. 

* Folha de S.Paulo

Eduardo Campos assume o seu segundo mandato

O governador Eduardo Campos, reeleito nas eleições de outubro passado, reassume na manhã deste sábado (1 de janeiro), o seu segundo mandato a frente do Governo do Estado de Pernambuco, em cerimônia marcada para as 10 horas da manhã no Palácio do campo das Princesas.


Após a sua posse, Eduardo seguirá para Brasília, onde participará da cerimônia de posse de Dilma Rousseff na Presidência da República.

Dilma vai pelos caminhos de Lula ?

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mega da Virada: veja os números do prêmio de R$ 194 milhões


A Mega-Sena sorteou na noite desta sexta-feira o maior prêmio de sua história. A Mega da Virada 2010 pagou R$ 194 milhões. Os números do sorteio 1.245 foram: 0210 - 34 - 37- 43 - 50. 

O valor total superou em 29,5% a estimativa inicial, que era de R$ 150 milhões. Este é o maior prêmio da história das loterias brasileiras.

As apostas começaram em 1º de novembro de 2010 e o total arrecadado foi de R$ 472.524.744,00.

Ao todo, foram vendidos 76.229.642 bilhetes, com média de 6,2 apostas, cada um.

Marilson Gomes é perfeito e vence com tranquilidade a São Silvestre

O brasileiro Marilson Gomes colocou mais de 200 metros de vantagem sobre o segundo colocado e não teve muitos problemas para vencer a 86ª edição da corrida de São Silvestre, realizada na tarde desta sexta-feira em São Paulo.

Ele não deu chances aos quenianos, e finalizou a disputa com o tempo de 40m8s. 

Depois de cruzar a linha de chegada, a manifestação maior do casaço era clara no rosto de Marilson, e ele comemorou de joelhos no chão. O próprio corredor não acreditava que teria uma prova tão tranquila, e já sabe a quem dedicar o triunfo, conquistado por ele pela terceira vez.

"Eu achava que ia ser decidido no final. Mas consegui vencer outra vez. Miguel vai vir e já está chegando dando sorte", afirmou Marilson, se referindo ao filho que está para nascer.

2011 vai chegando por todo o mundo e trazendo consigo esperança de muita paz para a humanidade















Proteção a Bandidos: depois do terrorista Cesare Battisti não duvide o Brasil propor refúgio para Bin Laden

Depois de Cesare Battisti....

Bandido Cesare Battisti beneficiado por Lula

Bin Laden!

Afinal, que diferença faz!!!

Concessão de asilo ao bandido Cesare Battisti abre crise diplomática entre Brasil e Itália

O site do jornal "Corriere Della Serra", da Itália, destacou nesta sexta-feira a decisão do governo brasileiro de manter o ativista Cesare Battisti no país e afirmou que as autoridades italianos receberam a notícia com muita insatisfação.

Concessão de asilo ao bandido Cesare Battisti
abre crise diplomática entre Brasil e Itália

O jornal diz que o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, afirmou que "a pior previsão se cumpriu", e que os italianos não desistirão de fazer o Brasil mudar a decisão "injusta e ofensiva".

Alguns jornais tratam o caso como uma crise. É o que acontece no "La Stampa", que diz que decisão causou "tempestade" na Itália.

O governo brasileiro divulgou nota nesta sexta comentando a decisão de manter Battisti no país e não extraditá-lo.

Lula decide: terrorista ficará no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu agora há pouco conceder asilo político ao terrorista italiano Cesare Battisti.

Bandido Cesare Battiti recebe proteção
de Lula e permanece no Brasil

O anúncio foi feito pelo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Segun do ele, a decisão foi baseada em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), feito com base nos termos da Constituição brasileira, nas convenções internacionais sobre direitos humanos e do tratado de extradição entre o Brasil e a Itália.

O mundo recebe 2011 com muitas festas e fogos

Na Austrália, Oceania e parte da Ásia já é 2011
Veja fotos das comemorações de lá...






Feliz Ano Novo

Relações entre Brasil e Itália podem ficar 'seriamente abaladas', diz ministro

Com a possibilidade de o presidente Lula conceder asilo político para o terrorista Cesare Battisti, nesta quinta (30), o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, declarou que as relações do país com o Brasil podem ficar "seriamente abaladas". 

MINISTRO ITALIANO, IGNAZIO LA RUSSA

Battisti é condenado na Itália por assassinato nos anos 1970. "Ninguém deveria imaginar que um 'não' à extradição de Cesare Battisti não teria consequências", disse La Russa ao diário "Corriere della Sera". "Eu consideraria isso um grande dano às relações bilaterais." Informações do G1.

Tira a faixa, Lula...

Lula pressente: Dilma tem o direito de errar e estarei do lado dela

A dois dias de deixar o cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que sua sucessora, a também petista Dilma Rousseff, tem o direito de acertar e errar na Presidência, e que estará ao seu lado para apoiar.

No fundo, no fundo, Lula teme que Dilma erre

Lula concedeu sua última entrevista como presidente à TV Cidade de Fortaleza, emissora da Record no Ceará. "A única coisa que eu quero fazer é não dar palpite na governança da Dilma. Ela toma posse, ela é a presidente da República, ela tem o direito de fazer o que ela bem entender, ela tem o direito de acertar 100%; se errar, também, ela tem direito. E eu estarei do lado dela apoiando para que ela esteja sempre fazendo as coisas certas", disse.

O presidente afirmou ter expectativa de que Dilma faça um governo "excepcional". "Ela está qualificada, ela conhece o Brasil, ela conhece os programas porque ela ajudou a elaborar todos os programas que nós fizemos juntos. Portanto, ela está pegando um carro que não está, como eu peguei, estacionado ou andando de marcha a ré. Ela está com o carro andando a 120 por hora, ela pode apertar um pouquinho, chegar a 130, 140, ela pode chegar a 90 quando precisar", afirmou.

Aumentam casos e mortes por cólera no Haiti

Dados do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, revelam que o número de casos e mortes pelo cólera tem aumentado no Haiti.

A agência diz que os maiores desafios para controlar o surto são a mobilização das comunidades para a prevenção e controle do cólera; acesso à água potável e latrinas; além de assistência médica e coordenação de atividades.

O mundo esqueceu do Haiti
  Mortes

Segundo o relatório, até o dia 18 de dezembro o total de vítimas pelo cólera somava 2761.

A agência alerta que é necessária uma "massiva mobilização de atividades para a prevenção e tratamento no estágio inicial da doença". O relatório também destaca que o controle da epidemia depende do acesso ao saneamento e implementação de medidas de higiene.

A ONU e outros parceiros estão trabalhando com as autoridades do Haiti para a instalação de centros para o tratamento do cólera. Apenas 40% da população têm acesso à assistência médica.

Da Unmultimedia.

Governo Lula homologou menos terras indígenas que Collor e FHC

O governo Lula homologou, até 2009, 81 terras indígenas (TI), o que equivale a uma área de mais 18,6 milhões de hectares. Segundo o portal do Comitê de Organização de Informações da Presidência de República, o número difere das contas do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) que calcula que desde 2003 foram homologadas cerca de 14,3 milhões de hectares.

 Segundo o Cimi, qualquer uma das medidas deixa o governo Lula abaixo das áreas homologadas pelos governos Collor/Itamar (31,9 milhões de hectares) e os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (36 milhões de hectares).


Lula quebrou expectativas do movimento indígena

Para o vice-presidente do Cimi, Roberto Antonio Liebgott, o "governo Lula quebrou um pouco as expectativas do movimento indígena". Ele atribui as dificuldades de homologação às pressões de setores econômicos (como o agronegócio) sobre o governo e os recursos na Justiça contra os processos de demarcação.

Além da frustração quanto às homologações, o período 2003-2010 foi marcado por extrema violência contra os índios. "Foram centenas de conflitos com uma média de assassinatos de pelo menos 50 indígenas por ano", calcula Roberto Liebgott. Nas contas do Cimi, o pico de homicídios ocorreu em 2007, quando foram mortos 92 indígenas.

Em um dos seus últimos atos, Lula pode conceder abrigo ao terrorista Cesar Battisti

O presidente Lula adiou novamente para esta sexta-feira a decisão final sobre o terrorista Cesare Battisti após receber a informação de que o Supremo Tribunal Federal poderá decidir pela extradição ainda que ele resolva conceder "asilo humanitário" ao bandido, mesmo sob alegação de "fundado temor de perseguição política".

Bandido Cesare Battisti tem a simpatia de Lula

Teoricamente, a palavra final seria de Lula, mas em sua decisão o STF advertiu que o presidente deveria respeitar o Tratado de Extradição entre Brasil e Itália. Se Lula decidir pela concessão do asilo, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, poderá determinar a imediata soltura do assassino ou aguardar que os ministros retornem do recesso, em fevereiro, para analisar o que deve ser feito.

Papa aprova leis contra lavagem de dinheiro e fraudes financeiras no Vaticano

Bento XVI aprovou nesta quinta feira (30) quatro novas leis para prevenir e combater atividades ilegais no campo financeiro e monetário no Estado da Cidade do Vaticano e nas instituições da Santa Sé.



No documento (Motu Proprio), o Papa cria uma “Autoridade de Informação Financeira”, para garantir maior transparência nas finanças da Santa Sé (órgão de governo da Igreja Católica) e combater o crime econômico.

Muito oportunamente, a comunidade internacional dota-se cada vez mais de princípios e instrumentos jurídicos que permitam prevenir e combater o fenômeno da lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo”, assinala o Papa.

Da Oecumene.