Instituto Ricardo Brennand

domingo, 19 de dezembro de 2010

Neve paralisa aeroportos e gera caos na Europa

No aeroporto de Frankfurt, que permaneceu completamente coberto de neve neste sábado (18/12), milhares de passageiros esperam pelo embarque em atraso.


"O plano de voos está completamente fora de controle", afirmou um porta-voz do serviço adminstrativo Fraport.

Somente na tarde deste sábado houve cancelamento de 230 voos; na sexta-feira 560 voos dos 1400 marcados para o dia foram anulados. Isso levou a um congestionamento de aproximadamente 2500 passageiros à espera de um possível embarque.


A situação chegou até mesmo a gerar tumultos nas instalações do aeroporto. A polícia foi obrigada a intervir para acalmar passageiros na entrega de bagagens, que haviam se irritado com a extrema demora em um guichê da Lufthansa. As filas no aeroporto são aparentemente infinitas.

Londres e Budapeste fecham aeroportos

O Reino Unido é um dos países mais atingidos pela onda de frio. As temperaturas de 13 graus negativos geraram caos no trânsito neste fim de semana que antecede o Natal.

Após fortes tempestades de neve, os aeoportos de Heathrow e Gatwick foram completamente fechados por determinado tempo, já que não havia como afastar a neve para que as aeronaves pudessem se locomover.