Instituto Ricardo Brennand

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Presente de grego de Dilma para os brasileiros: Fernando Ferrugem vai discutir retorno da CPMF com ministro da Saúde

Líder do PT na Câmara Federal, o deputado Fernando Ferro e uma comissão suprapartidária de prefeitos vai discutir possível retorno da CPMF, na próxima semana, com o ministro José Gomes Temporão (Saúde). "Vamos discutir alternativas para conseguirmos mais recursos para a Saúde, que ainda é motivo de reclamação da população. A CPMF é uma das alternativas, mas podemos buscar outros caminhos", disse Ferro.
Fernando Ferrugem, líder do PT
Ao mesmo tempo, o petista responde às críticas enderaçadas aos governistas pelo deputado federal de oposição, Raul Jungmann (PPS), que considera uma "irresponsabilidade do Governo contar com imposto que não existe".

"Irresponsável foi a retirada desse recurso imposta pela oposição do Senado.

Faltou responsabilidade da oposição tirar uma forma de financiar a Saúde.

Lembro que Jungmann, na época, não se manifestou", rebateu Ferro.

Empresa aérea Qantas registra 2º falha em avião em dois dias

Problema em turbina forçou
pouso de um Boeing da Qantas
A companhia aérea australiana Qantas confirmou nesta sexta-feira que mais um avião da empresa, o segundo em dois dias consecutivos, apresentou falhas que o forçaram a pousar.

Um Boeing 747-400 da companhia, que ia de Cingapura a Sydney (Austrália) com mais de 400 passageiros teve que voltar ao aeroporto de origem pouco depois da decolagem.

“Após a decolagem, o piloto enfrentou problemas em uma das turbinas”, disse um porta-voz da Qantas, sem fornecer mais detalhes. O avião pousou com segurança em Cingapura.

Da BBC Brasil.

Justiça decide manter proibição ao uso de lápis e relógio durante prova do Enem

A juíza federal Maria Claudia de Garcia Paula Allemand, da 5º Vara Cível de Vitória (ES) decidiu nesta sexta-feira manter a proibição do uso de lápis, borracha, apontador e relógio durante a prova do Enem, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro.

A medida, determinada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), tinha sido questionada pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo.

Dilma, na praia de Itacaré, manda recriar a CPMF antes dela assumir

Dilma em Itacaré fazendo corrida pela cpmf


Matéria da Folha de SP – Poder – www.folha.com

Presente de grego de Dilma e Eduardo Campos para o povo pernambucano: a volta da CPMF


Do Blog do Jamildo.

Presente de grego de Dilma para o povo brasileiro com a recriação da CPMF é Estelionato Eleitoral.

Precisamos acabar com a prática do estelionato eleitoral em nosso país. Não dá pra aguentar candidatos que prometem tudo atrás de voto e que depois de eleitos fazem o querem com a delegação que lhes foi conferida pelo povo.  Promessas absurdas que nunca são cumpridas, como as 80 mil casas nunca construidas por um PT que governa o Recife há 10 anos. 
Vereador Daniel Coelho
Porém, pior que que essas promessas não cumpridas, é a omissão proposital das reais intenções dos governantes. Por que o PSB e PT não defenderam e divulgaram a intenção de recriar a CPMF (com esse ou outro nome) durante a campanha eleitoral? Assim o eleitor poderia decidir seus votos baseados no que fariam seus candidatos.

Chegar agora e falar em aumentar impostos do povo brasieiro, já tão sacrificado, por uma carga tributária tão elevada, com serviços públicos de péssima qualidade, é demais. É puro estilionato, é enganar mesmo. Gostaria de saber como vai votar o Congresso Nacional  sobre tal tema? Será que alguém teria coragem de defender do palanque de campanha tal medida? Agora parece ninguém deve nada ao povo. O que escutávamos há um mês atrás eram candidatos falando em diminuir a carga tributária  e nunca em aumentar.

Fica meu desabafo como político que vê a classe cada vez mais sem credibilidade por coisas assim, e como cidadão que fica decepcionado em ver a cartilha de Maquiavel ser seguida a risca, fazer todo mal no início de governo, de uma vez ,e nunca no final, pra não perder votos. Como sociedade, como nação precisamos dizer NÃO a criação ou aumento de qualquer imposto.

PS: Daniel Coelho é vereador do Recife e deputado estadual eleito pelo PV de Pernambuco

Indio vai atuar contra a criação da CPMF, verdadeiro presente de grego de Dilma para o povo brasileiro

Índio da Costa
O deputado federal e ex-vice da chapa de José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência, Indio da Costa (DEM), mandou um aviso ao governo federal, direto da Espanha. Ele afirmou que quando retornar ao Brasil, atuará contra o retorno da CPMF. "Vamos ao enfrentamento em favor da Emenda 29 e contra a nova CPMF", disse ontem no Twitter.

Indio está sem mandato no próximo ano, e já havia anunciado, após a vitória de Dilma Rousseff (PT), que completaria seu trabalho na Câmara dos Deputados na oposição, cobrando as promessas do atual governo e da presidenta eleita.

Presente de grego de Dilma para o povo brasileiro: Sarney é a favor da CPMF

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), disse nesta sexta (5) que, apesar de a presidenta eleita, Dilma Rousseff, ter dito que não pensa em qualquer proposta sobre a volta da cobrança da CPMF, nada impede que o Congresso tome a iniciativa.

José Sarney
"Isso não impede que, aqui dentro das casas do Congresso, surja iniciativa parlamentar restaurando a CPMF", afirmou.

Ele informou ainda que a primeira alteração a esse respeito já foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB).

Brasil sobre 4 posições em desenvolvimento humano

País saltou de 77 para 73 no ranking do Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU; analistas dizem que o progresso ocorreu nas áreas de saúde, educação, esperança de vida e rendimento.
A fome e a miséria que atinge os países do terceiro mundo
são indiferentes para as grandes nações 
Um relatório das Nações Unidas, publicado nesta quinta-feira, em Nova York, revela que o Brasil melhorou quatro posições no ranking de desenvolvimento humano.

O país, que ocupava a posição 77 no ano passado, numa lista de 169 nações, subiu para 73 e é considerado, pelos padrões da ONU, uma nação de desenvolvimento médio.


Melhorias

O relatório mede índices como expectativa de vida, saúde e educação. Este ano, o estudo está comemorando sua 20ª. edição sob o tema "A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desevolvimento Humano".

A pesquisadora Isabel Pereira, que participou da produção do relatório, falou à Rádio ONU sobre algumas das áreas de melhorias no Brasil.

"Tem havido um progresso geral em termos de saúde. Existe mais informação para entender que a educação é de melhor qualidade. A esperança de vida é mais alta e o rendimento também é mais alto no Brasil", afirmou.


Noruega

Neste ano, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, mudou a metodologia de composição do relatório. Pela primeira vez, os pesquisadores analisaram os efeitos da desigualdade social.

Dos países de língua portuguesa, Moçambique foi o que obteve a classificação mais baixa no ranking ocupando a posição 165 de 169 nações.

O país mais desenvolvido do mundo continua sendo a Noruega, seguida por Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.

De Unmultimedia.

Peemedebista quer a renúncia do correligionário José Sarney

Um dos poucos a sair em defesa do senador Pedro Simon (RS), ontem, após ataque virulento do ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor (AL), Jarbas Vasconcelos continua sua linha independente dentro do PMDB. Hoje pela manhã, o senador pernambucano em entrevista à Rádio CBN Nacional pediu a renúncia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) pelo "conjunto de acusações" contra o correligionário maranhense.

Segundo Jarbas, não se trata mais de um afastamento do peemedebista, mas uma saída definitiva do cargo. "Foi o Lula quem salvou Sarney. O quadro( na Casa) está muito ruim com um Conselho de Ética manipulado. O impasse está criado no PMDB", ressaltou o ex-governador.

Decisão sobre uso de lápis e relógio no Enem sai nesta sexta-feira

A Justiça Federal decide nesta sexta-feira, véspera da realização da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se libera o uso de lápis, apontador, borracha e relógio analógico durante a prova.

De acordo com o relator da ação, promotor André Pimentel Filho, o relógio de pulso é fundamental para o controle de tempo por parte dos estudantes e que lápis, borracha e apontador não representam risco de fraude. Ele classificou as proibições de "paranóia absurda".
Sobre a questão do tempo, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alega que sinais sonoros e avisos serão dados no início, meia hora antes do fim e no encerramento do horário. Por enquanto, apenas o uso de caneta preta está liberado.

Desastre aéreo em Cuba mata 68 pessoas

Um avião da empresa Aerocaribbean caiu nesta quinta-feira na província de Sancti Spiritus, em Cuba. Dentro, 61 passageiros e sete tripulantes estavam a bordo, de acordo com informações do canal de televisão "National Television News". 

Entre os passageiros que faziam a rota entre Santiago de Cuba e Havana, 40 deles eram cubanos e 28 estrangeiros, entre nove argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, sete austríacos, além de um espanhol, um italiano, um francês, um venezuelano e um japonês

O jornal online "Escrambey" informou que autoridades chegaram a ver corpos, e que "o avião ainda pegando fogo dificultava a busca por sobreviventes". 

O acidente aconteceu nas proximidades de comunidades rurais de Guasimal, que fica a 15 quilômetros de Spíritus. As equipes de emergência chegaram ao local pouco depois do acidente.

Sarney barra projeto que limita o papel do vice

O presidente do Senado, José Sarney, tranqüilizou o vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB): não vai a votação no plenário, e, se for, nem sequer teria chance de aprovação, a Proposta de Emenda Constitucional que reduz o vice a substituto temporário do presidente, excluindo a possibilidade de assumir em definitivo.

A PEC foi aprovada esta semana na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

José Eduardo Dutra diz que 'todos os governadores são a favor da CPMF'

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, postou em seu Twitter, nesta quinta-feira, que é a favor da CPMF. Ele também ressaltou, usando letras garrafais, que todos os governadores são a favor da cobrança.

Ele postou três mensagens. "Deixemos claro: todos, eu disse TODOS os governadores são a favor da CPMF. Inclusive a Dilma" foi a primeira.

Cerca de duas horas depois, ele escreveu no microblog: "A quem interesse: Sou a favor da CPMF. Registrado nos anais do senado. Votei contra em 98 por decisão partidária, mas registrei minha opinião".

Em menos de uma hora depois, ele tuitou: "Quem vai decidir sobre reforma tributária é o congresso. Deixem de factóides e discutam no lugar certo. O congresso decide".

Cerca de meia hora depois, o presidente do PT apagou as mensagens.

De Sidney Rezende.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Webjet cobra por lanche durante voos

Seguindo os passos de sua concorrente Gol, Webjet resolve cobrar pelos lanches servidos durante os voos. A medida foi implantada para equilibrar os custos operacionais da companhia para se consolidar como uma empresa de baixo custo.

A Webjet anunciou voos para Ribeirão Preto (SP), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR) com tarifas a partir de R$ 29, abaixo do oferecido pelas principais concorrentes.

O presidente da companhia, Fábio Godinho, alega que não existe mágica, pois o serviço de bordo é subsidiado pelo preço da passagem. Já que se não está incluído, poderá ser cobrado uma tarifa mais baixa. Ao contrário da Gol, a Webjet não oferecerá uma opção básica gratuita.

O passageiro que quiser fazer refeições durante os voos terá que pagar entre R$ 3 e R$ 12 e poderá escolher entre itens como sanduíches, sopa, cerveja, refrigerantes, sucos e bebidas quentes.

MPF entra com ação para permitir lápis, relógio analógico, borracha e apontador no Enem

Nesta quinta-feira, o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) entrou com uma ação civil pública contra o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é permitir que os estudantes entrem com os objetos proibidos no edital deste ano: relógio analógico, lápis, borracha e apontador.

A solução apresentada pelo Inep foi considerada insuficiente pelo MPF, já que emite um sinal no início e no final do tempo do exame apenas. Perguntar a hora aos fiscais de prova também é permitido. 

Para o procurador da República, André Pimentel Filho, o controle do tempo é fator importante para o sucesso dos alunos nas provas, pois são muitas questões (que geralmente têm texto longo) que devem ser respondidas em pouco tempo. Apesar do presidente do Inep ter garantido que as perguntas estão menores, no ano passado, muitos alunos reclamaram do tempo concedido, que daria cerca de três minutos para cada pergunta. Eles mostraram insatisfação e chagaram a compará-lo com um teste de resistência física.

Presidente da OAB repudia proposta de recriação da CPMF

A proposta feita por governadores à presidente eleita, Dilma Rousseff, de recriação da CPMF, o 'imposto do cheque' derrubado pelo Senado em 2007, foi repudiada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), informa a Folha de S. Paulo.
Ophir Cavalcante
Segundo o presidente da ordem, Ophir Cavalcante, a carga tributária já é extremamente excessiva.

'Jogar novamente no colo da sociedade a responsabilidade pela saúde, enquanto a máquina pública só aumenta seu gigantismo, é preocupante. A OAB vê com extrema preocupação essa proposta que está sendo introduzida na pauta política do país.'

Para Ophir, a questão da saúde precisa ser discutida dentro do contexto da reforma tributária.

Presente de grego de Dilma: defesa de volta da CPMF é traição ao eleitor.

Do Blog do Jamildo.

Blog de Jamildo repudia de forma enfática a volta da CPMF

É uma pena que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, esteja no meio dos defensores da volta da CPMF, sob o nome que for e seja com a finalidade qualquer que se busque, para dourar a pílula.

Não é verdade que a governabilidade brasileira dependa da CPMF. Enquanto a máquina pública só aumenta seu gigantismo, e a corrupção de recursos públicos virou prática comum, ao ponto de o presidente Lula ter dito que caixa dois é algo normal, falar em novos aumento de impostos é uma indignidade.

Do Blog do Jamildo.

Cid Gomes defende nome de Aécio para presidente do Senado

alt
Tucano mineiro é sugerido para suceder José Sarney (PMDB-AP)

O senador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), teve seu nome sugerido pelo governador reeleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), para o cargo de presidente do Senado a partir de 2011. O socialista espera que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) acerte um pacto entre os partidos da base aliada para apoiar o tucano. "A Dilma precisa fazer um gesto, estender a mão à oposição. Isso poderia ser o Aécio na Presidência do Senado", afirmou Cid Gomes.

O governador do Ceará fez questão de distinguir Aécio de outros integrantes do PSDB, como o candidato derrotado para a Presidência da República, José Serra. "Quem encarna o PSDB mais radical, pelo histórico da polarização, é o Serra. O Aécio é uma pessoa de diálogo. Com isso ela teria um pacto pela governabilidade", afirmou. Cid passou a manhã reunido com lideranças do PSB em Brasília, para avaliar o resultado das eleições e tratar do futuro do partido. Com informações do Terra.

Presente de grego: depois de eleger Dilma, governadores do PSB querem a CPMF de volta

Governadores eleitos do PSB defenderam nesta quinta (4), que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) estude uma forma de financiamento para a Saúde, como a recriação da CPMF.
Presente de grego para o povo brasileiro:
Eduardo Campos quer a CPMF de volta.

"É um sacrifíciozinho muito pequeno para cada brasileiro em nome de um grande número de brasileiros que precisa dos serviços de saúde e precisa que esses serviços sejam de qualidade", disse o governador eleito do Ceará Cid Gomes.

O presidente nacional do PSB, e governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos reclamou do "subfinanciamento da saúde". Segundo ele, o subfinanciamento do setor chega a R$ 51 bilhões.

"Essa é uma questão que está na ordem do dia. Se precisar ser em parte ou totalmente a CPMF vamos fazer isso, porque depois que baixou a CPMF não vi cair o preço de nada", disse Eduardo Campos.

Conheça os municípios pernambucanos com mais de 50 mil habitantes, segundo o Ibge

Município
População em 2010
População em 2000
Recife
1.472.202
1.422.905
Jaboatão dos Guararapes
623.471
581.556
Olinda
357.965
367.902
Caruaru
306.788
253.634
Petrolina
287.233
218.538
Paulista
278.651
262.237
Cabo de Santo Agostinho
179.912
152.977
Camaragibe
138.239
128.702
Garanhuns
126.472
117.749
Vitória de Santo Antão
123.930
117.609
São Lourenço da Mata
101.762
90.402
Igarassu
97.032
82.277
Abreu e Lima
91.970
89.039
Santa Cruz do Capibaribe
82.649
59.048
Serra Talhada
78.960
70.912
Araripina
76.866
70.898
Ipojuca
76.517
59.281
Gravatá
75.716
67.273
Goiana
75.184
71.177
Carpina
73.636
63.811
Belo Jardim
68.248
68.698
Arcoverde
67.349
61.600
Ouricuri
63.451
56.733
Escada
62.932
57.341
Pesqueira
61.951
57.721
Palmares
59.428
55.790
Bezerros
58.610
57.371
Surubim
56.729
50.331
Salgueiro
56.515
51.571
Moreno
54.407
49.205
Limoeiro
53.855
56.322
Timbaúba
53.225
56.906
São Bento do Una
51.134
45.360
Paudalho
50.316
45.138