Instituto Ricardo Brennand

sábado, 23 de outubro de 2010

Diocese de Guarulhos diz que Carta sobre aborto é 'documento oficial'

A diocese de Guarulhos confirmou neste sábado que produziu o conteúdo do material que traz mensagem contrária ao aborto e pedindo que fiéis não votem na candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

O bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que distribuiu o material, disse que o mesmo é um docomento oficial da Igreja, reconhecido pela regional Sul-1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou que a ação do bispo, que ganhou notoriedade nestas eleições ao pedir aos fieis que não votem em Dilma Rousseff, está "dentro da normalidade".

Bergonzini negou apoio a qualquer candidato, mas disse que tem o direito de desaconselhar o voto a quem defenda o aborto.

"Não acredito em partido político algum. Sou político, mas não sou partidário. O PT aceita o aborto até o 9º mês de gravidez. Tenho o direito como cidadão e o dever como bispo de alertar contra isso", declarou.

Segundo a diocese de Guarulhos, o texto do material impresso foi elaborado durante assembleia geral da Regional Sul-1, realizada em 03 de julho, que contou com a presença de 57 pessoas, entre bispos e leigos.

Dilma encomendava e cobrava dossiês, diz a VEJA

Gravações feitas no gabinete do ex-secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior, de conversas com altos funcionários do Ministério da Justiça, revelam o desconforto de Pedro Abramovay, que sucedeu a Tuma no cargo, com supostos pedidos do Palácio do Planalto para a confecção de dossiês. As informações são de reportagem de capa da revista 'Veja' desta semana. Numa conversa com Tuma Júnior, Abramovay teria feito a seguinte queixa:
“Não agüento mais receber pedidos da Dilma e do Gilberto Carvalho (chefe de Gabinete da Presidência da República) pra fazer dossiês. (...) Eu quase fui preso como um dos aloprados”.

'Veja' informa que os registros foram 'gravados legalmente e periciados', sem dar detalhes sobre quem fez as gravações nem quem teria autorizado o grampo.
Sobre a referência aos 'aloprados', a reportagem explica que Abramovay trabalhava na liderança do PT no Senado e com o senador petista Aloizio Mercadante em 2006, quando petistas foram presos em um hotel de São Paulo ao tentar comprar um suposto dossiê contra José Serra.

Segundo a 'Veja', na conversa com Tuma Júnior, Abramovay 'sugere ter participado do episódio e se arrependido'. Conta que quase teria sido preso na época e até teve de se esconder para evitar problemas. 'Deu 'bolo' a história do dossiê', teria afirmado ele.
Abramovay, que era secretário de Assuntos Legislativos do Ministério, assumiu a Secretaria Nacional de Justiça em junho, depois que Tuma Júnior foi afastado do cargo em meio a denúncias de manter relacionamento com integrantes da máfia chinesa, em São Paulo. Procurado pela 'Veja', ele negou o teor das fitas.

'Nunca recebi pedido algum para fazer dossiê, nunca participei de nenhum suposto grupo de inteligência da campanha da candidata Dilma Rousseff e nunca tive de me esconder - ao contrário, desde 2003 sempre exerci funções públicas', disse.

Tuma Júnior confirmou à revista os diálogos:

'O Pedro reclamou várias vezes que estava preocupado com as missões que recebia do Planalto. Ele me disse que recebia pedidos de Dilma e do Gilberto para levantar coisas contra quem atravessava o caminho do governo', replicou, acrescentando: 'Há um jogo pesado de interesses escusos. Para atingir determinados alvos, lança-se mão, inclusive, de métodos ilegais de investigação. Ou você faz o que lhe é pedido sem questionar ou passa a ser perseguido. Foi o que aconteceu comigo'.

Sem revelar nomes, Tuma Júnior segue: 'Posso assegurar que está tudo bem documentado', diz o ex-secretário Nacional de Justiça.

Em passeata ontem em Diadema, no ABC paulista, Grande São Paulo, ao lado da candidata à Presidência Dilma Roussef (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula não comentou a reportagem da 'Veja'. Lula disse não ter lido a reportagem.

- Não vi a (Veja) de hoje nem a de ontem.   (VEJA)

Fonte:Blog do Magno. 

Cruzex V: Guerra Aérea acontece no Nordeste do Brasil

Entre os dias 27 de outubro e 19 de novembro, o Nordeste brasileiro será palco do maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, a Operação Cruzeiro do Sul V. Com a participação das Forças Aéreas do Brasil, Estados Unidos, França, Argentina, Chile e Uruguai, a CRUZEX V levará para o Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco 92 aeronaves, como os caças F-16, dos Estados Unidos e Chile, Rafale, da França e F-2000, A-1, A-29 e F-5EM, do Brasil.
No total, participam 2.500 militares brasileiros e estrangeiros.
A guerra aérea simulada acontece a partir de um conflito fictício envolvendo a invasão do país Amarelo pelas tropas do país Vermelho e a posterior intervenção de uma coalizão liderada pelo país Azul.
 
No mapa real, Natal, Recife e Campina Grande concentram a maior parte das aeronaves envolvidas, enquanto a partir da Base Aérea de Fortaleza vão operar as forças hostis. Somente na capital potiguar serão 66 aeronaves envolvidas no Exercício, sendo 31 estrangeiras.

Coordenada pela Força Aérea Brasileira, a CRUZEX V tem o objetivo principal de treinar as Forças Aéreas envolvidas no planejamento de operações combinadas com países aliados, nos mesmos moldes utilizados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em conflitos internacionais. Os militares brasileiros e estrangeiros poderão treinar no contexto de uma moderna estrutura de comando e controle unificado do poder aéreo, além de trocarem experiências e conhecimentos.

Rebeldes detonam bombas e invadem prédio da ONU no Afeganistão; tropas cercam local

Na véspora de completar 65 anos de existência, ao menos dois suicidas detonaram bombas em frente à sede da ONU (Organização das Nações Unidas), na Província de Herat, no Afeganistão, e outros homens armados invadiram o prédio.

Ainda não há dados sobre mortos ou feridos.

A organização e o governo local confirmaram os atentados e a presença dos rebeldes dentro do prédio, mas não revelaram maiores informações.

ONU marca 65 anos de fundação prometendo fazer mais

Em mensagem sobre o aniversário, neste domingo, Ban Ki-moon diz que Nações Unidas estão decididas a fazer mais por vítimas de conflitos armados, pela luta contra o aquecimento global e armas nucleares; Secretário-Geral reafirmou valores como tolerância e dignidade humana.

Neste domingo, 24 de outubro, as Nações Unidas comemoram 65 anos. Com uma mensagem para marcar a data, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, disse que a organização está decidida a fazer mais pelos problemas do mundo.
Sede da Onua, em Nova Iorque
Ele contou que a ONU fará mais para proteger os que se encontram em meio a conflitos armados, mais pela luta contra a mudança climática e para evitar uma catástrofe nuclear.

Expectativa de Vida

Ban também disse que a ONU fará mais para aumentar as oportunidades para mulheres e meninas, combater a impunidade e alcançar as Metas do Milênio.

Na mensagem, o Secretário-Geral comemorou os progressos no combate ao analfabetismo e no aumento da expectativa de vida. Ele lembrou ganhos na área tecnológica e com regimes democráticos em várias partes do mundo.

Ao citar a Carta das Nações Unidas, Ban Ki-moon disse que apesar dos problemas, da polarização e da desconfiança, um mundo interconectado ajudou a abrir mais possibilidades para o progresso de todos.

Fonte: Unmultimedia.

Aécio acusa Lula de comandar 'facção política".

O ex-governador e senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) disse que as declarações de ontem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva são "lamentáveis" e afirmou que o petista comanda uma "facção política". O presidente afirmou que o presidenciável tucano José Serra encenou a agressão que sofreu no Rio.

"É lamentável. Triste a agressão, porém mais triste foi à postura do presidente da República, que se despe da condição de chefe de Estado para virar líder de uma facção política", disse Aécio nesta sexta-feira, ao desembarcar em Teresina (PI) para participar de ato pró-Serra.

PT e Gilberto Carvalho viram réus em ação sobre propina

O partido e o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva são acusados de participação numa quadrilha que cobrava de empresas de transporte para desviar R$ 5,3 milhões dos cofres públicos

Uma decisão da Justiça traz de volta um fantasma que acompanha o PT e transforma em réu o partido e o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho.

O assessor e o PT viraram réus num processo em que são acusados de participar de uma quadrilha que cobrava propina de empresas de transporte na Prefeitura de Santo André para desviar R$ 5,3 milhões dos cofres públicos, na época em que Celso Daniel era prefeito. O esquema seria o precursor do mensalão petista no governo federal.
Prefeito Celso Daniel,
cruelmente assassinado
Celso Daniel, no período desses desvios, veio a ser assassinado de forma cruel e há quem ligue sua morte a esse esquema.

Leia mais em Blog do Noblat.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Já foi o tempo em que Lula pregava a paz e o amor. Agora vale tudo!

O presidente Lula, atual cabo eleitoral e “pé-de-palanque” da candidata do seu partido, Dilma Rousseff, parece que abandonou definitivamente a fase do “Lulinha paz e amor”, tão bem elaborada pelo talentoso baiano Duda Mendonça.

No recente episódio da agressão ao candidato tucano José Serra, Lula declarou, em pleno expediente como chefe do governo brasileiro, que Serra mentiu, “uma mentira descarada” sem, no entanto, mandar checar se a montagem cinematográfica produzida pelos cinegrafistas eram verdadeiras ou não.

OMS faz testes para apurar suspeita de cólera no Haiti

A Organização Mundial da Saúde, OMS, informou que está investigando uma suspeita de cólera no Haiti.

Os casos estão ocorrendo na região de Artibonite, no centro da ilha caribenha. A área não foi fortemente atingida pelo terremoto de janeiro no país, mas muitas pessoas deixaram suas casas para viver em acampamentos após o tremor.
Crianças Haitianas
Segundo a OMS, 150 pessoas morreram com sintomas de diarreia e vômito. Ao todo, já foram notificados 1,5 mil casos de contaminação.

A agência da ONU informou que está realizando testes para confirmar se a doença é realmente cólera. Há quase 100 anos, o Haiti não registra nenhuma epidemia de cólera em seu território.

Fonte: Unmultimedia.

Ex-marido de Dilma conta detalhes de assalto a cofre de Ademar

A ex-ministra Dilma Roussef participou, sim, do assalto ao cofre do ex-governador Ademar de Barros, uma ação armada comandada em 1969 pelo seu futuro marido, o ex-deputado Carlos Araújo, em 1969, numa imponente mansão do bairro Santa Tereza, no Rio de Janeiro.
Dilma Rousseff, ex-terrorista
mentora do assalto ao cofre de Ademar de Barros
Ademar de Barros, ex-governador de São Paulo, foi o fundador da atual Rede Bandeirantes de Rádio e TV. O primeiro dos Saad foi seu genro. Dilma Roussef não gosta de falar sobre o episódio. Sua biografia, no site de campanha e nos programas de rádio e TV, omite totalmente o passado terrorista da candidata do PT.

Quem contou os detalhes do assalto foi o próprio ex-deputado Carlos Araújo, que na época liderava com Dilma Roussef a organização terrorista VAR Palmares, já na época aliada estratégica da VPR, grupo liderado pelo ex-capitão Carlos Lamarca.

Evangélicos do Recife anunciam apoio a José Serra

Com a presença de Guerra, evangélicos no Recife anunciam apoio a José Serra
Pastores das mais diversas denominações evangélicas pernambucanas se reúnem nesta sexta-feira (22) às 15h no auditório da Associação dos Fornecedores de Cana, na Imbiribeira,  para realizar um ato em que oficializarão o apoio ao candidato à presidência da república José Serra (PSDB).
Igrejas Evangélicas nunca foram tão cobiçadas
O evento terá a presença do presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra, dos Bispos Paulo Garcia e Alexandre Ximenes, da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, do Pastor Nei Ladeia, da Igreja Batista da Capunga e Presidente da Convenção Batista Brasileira de Pernambuco, do Pastor José Almeida Guimarães da Igreja Batista, do Pastor Silas Menezes, da Igreja Presbiteriana do Brasil, do Bispo Paulo Ortêncio, da Igreja Batista do Jardim São Paulo – Ministério Jesus Cristo é o Senhor e do Pastor Pedro Rodrigues, do Conselho de Pastores.

Petistas cruzam o País em busca de fieis evangélicos

"Dilma não será escolhida pastora, mas gestora do Brasil”, disse o senador eleito pelo PT baiano Walter Pinheiro, na noite desta quinta-feira (21), durante evento que reuniu cerca de 700 pastores e líderes evangélicos de toda a Bahia, em Salvador.
Walter Pinheiro (PT), senador eleito da Bahia
A afirmação retrata uma tentativa de Pinheiro, que segue a doutrina Batista, e de seu partido de separar o discurso religioso do político em um momento crucial da corrida à Presidência da República, que mostra uma Dilma Rousseff (PT) ainda marcada pelo estigma de não religiosa.
Mesmo defendendo indiretamente o estado laico, Pinheiro ressaltou a necessidade de o segmento participar da tomada de decisões junto às casas executivas e legislativas do Brasil.

“Orar é bom, mas nós precisamos agir, ter atitude”, declarou.

Ainda para Pinheiro, que disse ser “orientado pela palavra de Deus”, o segundo turno veio a calhar, pois se tornou na oportunidade dos pleitos evangélicos chegarem a Dilma, já que representam “um segmento que tem direitos”.

Pelé, o maior jogador de todos os tempos, completa 70 anos neste sábado.

Se perguntarmos para cem pessoas qual foi o maior jogador do mundo, 99 vão responder: Pelé. Mesmo que não o tenha visto marcar nenhum de seus 1.283 gols - talvez só os antológicos, marcados nas Copas de 58, aos 17 anos, e 70 - ele é mundialmente considerado o Rei do Futebol e o Atleta do Século.
Pelé completa 70 anos em estilo de rei
Comentarista do jornalismo esportivo e que assistiu jogadores como Pelé, Garrincha e Leônidas da Silva jogarem, Luiz Mendes não tem dúvida: Pelé foi o maior de todos e hoje em dia não há quem chegue a seus pés.


Veja vídeo com Pelé

"O Pelé foi maior jogador do mundo por causa do comportamento pessoal que agradava a todos. Sempre foi muito cordial, era um homem completo, sempre muito profissional. Vou usar a frase do Johan Cruyff: 'Para surgir alguém como Pelé, só de cem em cem anos'. Depois ele se corrigiu, ainda bem. 'Talvez nunca mais'. Foi uma coisa fora do normal. Tecnicamente, tiveram jogadores que foram quase do nível dele. Garrincha não foi inferior a ele, mas não treinava, bebia muito. Não era profissional. Leônidas da Silva jogou uma barbaridade também. Houve jogadores tão bons como Pelé, mas não tinham tanta repercussão. Hoje em dia, não há um jogador que, de leve, chegue ao nível dele", contou.

Capitão do Tri

Companheiro de clube no Santos, na Seleção Brasileira e no New York Cosmos, Carlos Alberto Torres foi só elogios ao Rei. Para o capitão do Tri, não há mais o que provar, Pelé foi o melhor jogador da história do futebol.

Leia a matéria completa em Sidney Rezende.

As pesquisas estão sendo manipuladas?

O Ibope foi campeão em erros no primeiro turno. Nunca previu, na corrida presidencial, o segundo turno. Errou grosseiramente a pesquisa de boca-de-urna da eleição de presidente no primeiro turno e, nos Estados, nem se fala.
Agora, o Ibope põe 11 pontos de frente para Dilma e o Sensus aponta empate técnico.
Em quem confiar, então?

Dilma Rousseff abre 12 pontos sobre Serra, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha confirma que Dilma Rousseff (PT) estancou sua perda de votos iniciada no final de setembro.

A petista voltou a subir e agora tem uma vantagem de 12 pontos sobre José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República.

Quando se consideram os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), a petista tem 56% contra 44% do tucano.

Esses 12 pontos de vantagem estão abaixo do que foi registrado na véspera da eleição do último dia 3, quando o Datafolha fez uma simulação de eventual segundo turno - Dilma tinha 57% contra 43% de Serra.

TSE barra candidatura de Cássio Cunha Lima

Senador mais votado na Paraíba nestas eleições, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) teve sua candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa.
 No ano passado, o tribunal eleitoral cassou o mandato de Cunha Lima, então governador do Estado, por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006.
Segundo investigação, o então governador se beneficiou da distribuição de cheques feita por um programa local, que distribuiu 35 mil cheques num total de R$ 3,5 milhões.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Malafaia ataca bispo Edir Macedo e diz que 'Record' é 'lixo moral'

O pastor Silas Malafaia, um dos líderes da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, tem feito declarações incisivas nesta campanha eleitoral. Desta vez, ele aparece atacando o bispo Edir Macedo, líder máximo da Igreja Universal do Reino de Deus, e a "Rede Record".
Silas Malafaia,
o mais notável Pastor do Brasil 
Nas imagens, Malafaia acusa a emissora (propriedade de Macedo) de fazer jornalismo pró-PT por "interesses comerciais".

"Você foi comprado para defender o governo e a Dilma. Sua emissora é chapa-branca, com jornalismo tendencioso. Eu não fui comprado, eu sou comprado pelo sangue de Cristo. Vou mostrar que você é um falso profeta mentiroso, vai cair a máscara", afirmou o religioso, completando que a "Record" é um "lixo moral" que promove "adultério e homossexualismo".

"Deus nos livre que coloque a 'Record' como primeira colocada no Ibope, porque você, Edir Macedo, tem ganância de poder e promove imoralidade. Deus vai cobrar esses milhões do dízimo que estão sendo ofertados nessa imoralidade que é sua televisão", disse.

No fim, Silas Malafaia ainda declarou que Edir Macedo "teme" a vitória de José Serra (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial. Recentemente, ele declarou voto no candidato tucano. O pastor defendeu sua convicção política como postura pessoal.

"Minhas defesas políticas são pessoais. Eu falo em meu nome. Como cidadão tenho direito de apoiar quem eu quero. Mas você tem outros interesses, você tem medo do (José) Serra ganhar. Que Deus tenha misericórdia de você".

Serra liga Dilma a "escândalo na Eletrobras"; petista questiona discurso tucano

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, exibiu no horário eleitoral da noite desta quarta-feira (20) uma reportagem da Revista Época que cita sua rival, a petista Dilma Rousseff, e um "homem de confiança" dela em uma fraude na Europa.

Segundo a reportagem, um banco alemão, o KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), entrou com uma ação na justiça do Rio Grande do Sul em que "afirma ter evidências de que Cardeal teria conhecimento da emissão de garantias ilegais e fraudulentas, para que duas empresas privadas brasileiras obtivessem um empréstimo internacional no valor de e 157 milhões destinados à construção de sete usinas de biomassa".

Com o título "Banco alemão envolve homem de confiança de Dilma - e ela própria - na história de uma fraude de R$ 157 milhões de euros", a notícia menciona Valtear Cardeal, diretor da Eletrobras, "mais uma empresa pública tomada pelo PT e pela turma da Dilma", segundo a narração do programa. 

"Escândalos envolvendo a turma da dilma. Primeiro a Erenice, agora na Eletrobras. Zé Dirceu, Erenice, Cardeal, Dilma: O Brasil não merece isso", afirmou o narrador.

Leia a matéria completa no Portal Uol.

Polícia Federal esquiva-se de investigar o PT e o comitê de Dilma

O resultado parcial do inquérito do Fiscogate revela que a Polícia Federal é capaz de tudo, menos de investigar o PT e o comitê de campanha de Dilma Rousseff. Mais grave: o governo e o PT montaram uma operação para afastar a encrenca da quebra do sigilo fiscal de tucanos da campanha da pupila de Lula.
Nesta quarta (20), Brasília amanheceu sob o impacto da manchete da Folha: “PF liga quebra de sigilo fiscal de tucano à pré-campanha de Dilma”. Ainda pela manhã, numa entrevista improvisada, no Planalto, o próprio Lula aconselhou os repórteres a aguardarem pelos esclarecimentos da PF.

Segundo o presidente, a PF mostraria os fatos “como eles são, não como as pessoas gostariam que eles fossem”. À tarde, seguindo instruções do Ministério da Justiça, o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa (na foto lá do alto) foi aos holofotes, como previra Lula.

PF tenta localizar Ronaldo Lessa para depor

A Polícia Federal em Alagoas tenta localizar o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), candidato ao governo do Estado, para que ele seja ouvido na investigação que apura suposto superfaturamento na licitação de uma obra de drenagem, executada pela construtora Gautama.
Ronaldo Lessa

Segundo a PF, Lessa foi notificado para prestar depoimento às 10h de ontem, mas não compareceu. Ele já havia sido notificado anteriormente, mas também não apareceu. A assessoria do candidato disse que ele estava ontem em Brasília, em atividade de campanha. Lessa disputa o segundo turno para o governo de Alagoas contra o atual governador, Teotonio Vilela Filho (PSDB).

''Lula mente descaradamente'', diz Itamar

O ex-presidente da República Itamar Franco, eleito senador pelo PPS de Minas Gerais, fez um duro discurso contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ato de campanha pró-José Serra (PSDB) na sua cidade, Juiz de Fora. Itamar disse que Lula “mente descaradamente”.

O ataque de Itamar foi combinado com um novo apelo que ele fez a Serra, mesmo sem a presença do presidenciável no ato: que o tucano suba o tom para “desmascarar as mentiras” ditas pela maioria dos petistas. “Não digo que são todos, mas grande parte”, afirmou.

Despachante admite ter recebido para intermediar esquema na Receita

Por César Tralli, da TV Globo, no G1

O despachante Dirceu Rodrigues Garcia admitiu ter recebido dinheiro do jornalista Amaury Ribeiro Júnior para agir como intermediário no esquema de quebra de sigilo fiscal na Receita Federal.

Jornalista Amaury Ribeiro Jr
Investigação da Polícia Federal apontou que o jornalista encomendou a quebra dos sigilos fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, da filha de José Serra, Verônica, do genro dele, Alexandre Bourgeois, e de outros tucanos entre setembro e outubro de 2009.

Por lei, dados de imposto de renda dos contribuintes são sigilosos. Os dados sigilosos saíram de agências da Receita em Santo André e Mauá. Os dados da filha de Serra e do genro foram obtidos por meio de procurações falsificadas.

Em nova pesquisa, Dilma aparece cinco pontos a frente de Serra: 46,8% a 41,8%

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, está cinco pontos a frente do candidato tucano, José Serra, na disputa do segundo turno, segunda pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem a noite.
Dilma tem 46,8% do total dos votos. José Serra obteve 41,8%. Votos brancos e nulos somam 4,1%. Outros 7,2% estão indecisos. A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Seca no Amazonas já é a segunda maior da série histórica

Rio Negro, que banha Manaus, mediu hoje 14,09 metros e superou a marca de 1906, que foi de 14,20 metros.
Rio Solimões, sofre os efeitos da estiagem.
A estiagem desse ano no Amazonas já é a segunda maior da série histórica medida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O rio Negro, que banha Manaus, mediu hoje 14,09 metros e superou a marca de 1906, que foi de 14,20 metros, e está a 45 centímetros de superar a maior já registrada no rio, em 1963, quando chegou a 13,64 metros no fim de outubro daquele ano.

Fonte: A Crítica.

Novamente, vereadores de Escada têm verbas de gabinete julgadas irregulares

A Primeira Câmara do TCE julgou irregulares ontem as prestações de contas das verbas de gabinete recebidas pelos vereadores da Câmara de Escada relativas ao ano de 2006, determinando a cada um deles a devolução aos cofres municipais do valor de R$ 20.400,00.

Fonte: TCE.

Ibope: Dilma avança, Serra recua.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que Dilma Rousseff (PT) lidera a corrida presidencial com 51% dos votos totais (incluindo brancos e nulos). Seu adversário, José Serra (PSDB), tem 40%.

Na pesquisa Ibope anterior, divulgada no dia 13, Dilma tinha 49%, e Serra, 43% dos votos totais.

Banditismo: Militante do PT atinge José Serra

Da Folha.com
O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse ter se sentido "grogue" após levar uma pancada na cabeça durante confronto entre militantes do PSDB e do PT. Ele participava de uma caminhada em Campo Grande, na zona oeste do Rio.
José Serra atingido por militante do PT
O presidenciável foi atingido por um rolo de adesivos na testa, logo acima do olho direito. Serra chegou a colocar gelo na cabeça para amenizar a dor, mas não chegou a sangrar.

Ele foi levado para a Clínica Sorocaba, que fica em Botafogo, onde foi submetido a uma ressonância para descartar qualquer problema futuro. 
O tucano se deslocou até a clínica num helicóptero. O candidato está na clínica e avalia se segue para o Maracanã para cumprir agenda de campanha.

Sindicância aponta novos elos do caso Erenice na Presidência

O esquema de tráfico de influência comandado pelo filho da ex-ministra Erenice Guerra usava não apenas a estrutura da Casa Civil mas também a de pelo menos outros dois órgãos da Presidência da República: a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), informa reportagem de Andreza Matais e Felipe Coutinho, publicada nesta quarta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Erenice Guerra, braço direito de Dilma na Casa Civil
Computadores e funcionários dessas outras duas repartições foram utilizados pelo grupo de amigos de Israel Guerra, filho de Erenice que era peça central do contato de empresários com negócios do governo --cobrando uma "taxa de sucesso" pelo tráfico de influência.

Da Folha.Com

Sérgio Guerra acusa Vox Populi de trabalhar para o governo e para o PT

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, acusou o instituto Vox Populi de trabalhar para o governo e para o PT. 

Em uma nova rodada de pesquisas, o instituto apontou 12 pontos de vantagem da candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT) sobre o tucano José Serra.
Em entrevista nesta terça (19), Guerra chamou o levantamento divulgado "de pesquisa sem-vergonha" e afirmou que o instituto promove uma "poderosa" ação combinada para interferir na intenção de voto.

Segundo ele, a Vox Populi errou e teria manipulado os dados no primeiro turno quando indicou que a ex-ministra venceria. "Não dá para acreditar que foi um erro. Foi uma safadeza, uma falta de respeito pelas instituições brasileiras", acusou "de nova conspiração".

Dilma admite que Ciro falou demais ao criticar PMDB

Para desfazer o mal-estar criado no PMDB pelo fato de não ter conseguido, em entrevista ao "Jornal Nacional" desta segunda-feira, defender o partido das acusações de corrupção feitas pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE), a candidata petista, Dilma Rousseff, reconheceu nesta terça-feira que o novo coordenador da sua campanha falou mais do que devia.

Questionada sobre declarações de Ciro - que lá atrás afirmou também que o tucano José Serra era mais preparado que ela para governar o Brasil -, Dilma disse discordar de sua avaliação e atribuiu as críticas ao fato de ele estar magoado naquele momento.

No primeiro semestre, Ciro disse que o candidato a vice de Dilma, Michel Temer, era o chefe de um bando de assaltantes, e que a aliança com o PMDB era um roçado de corrupção.
A metralhadora de Ciro Gomes ainda faz vítimas
- Ele fez não só contra o PMDB declarações com as quais eu não concordo. Eu não concordo com as declarações que ele fez em relação a mim e as que fez em relação ao PMDB. Mas estamos em outro momento. Quando fez as declarações, ele estava em um momento especial, ele não seria mais candidato, estava em um momento emocionado, a gente pode considerar que estava magoado - disse Dilma.

Em entrevista coletiva em Goiânia, antes de comício com o presidente Lula e o candidato ao governo de Goiás, Iris Rezende (PMDB), Dilma disse que hoje não é essa a visão de Ciro sobre Michel Temer.

- Eu acho que é aquela coisa que acontece. Às vezes a pessoa exagera um pouco na fala.

PF liga o jornalista Amaury Jr à quebra de sigilo fiscal de tucano e ao PT

Investigação da Polícia Federal fez conexão entre a quebra do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao candidato José Serra (PSDB) e o dossiê preparado pelo chamado "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), informa a Folha de S.Paulo desta quarta-feira.

A PF já descobriu quem encomendou as informações: o jornalista Amaury Ribeiro Jr., ligado ao "grupo de inteligência".

Amaury Jr até hoje negava que estivesse trabalhando para a campanha do PT. Mas ele participou de reunião da "equipe de inteligência" em 20 de abril deste ano, num restaurante de Brasília.

São Paulo e Minas Gerais decidem eleição

A eleição será decidida em São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do País.
Desde a redemocratização, nenhum presidente foi eleito sem vencer em Minas Gerais.
Aécio Neves, eleito senador com expressiva votação
Ali, Dilma teve 46,9% dos votos, Serra 30,7% e Marina 21,2%.
Mas, com a entrada do senador eleito Aécio Neves na campanha o quadro no segundo turno tende a sofrer uma profunda alteração.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vox Populi: Dilma 51%; Serra 39%. Válidos 57% a 43%

Pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta terça-feira mostra que a vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em relação ao tucano José Serra aumentou para 12 pontos percentuais.
Segundo o Vox Populi, Dilma tem 51% contra 39% de Serra, informa o portal IG.

Dilma recebe apoio de Chico Buarque em ato no Rio de Janeiro

Centenas de pessoas entre intelectuais, artistas, militantes e jornalistas, estiveram no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira.

O local foi palco de campanha para a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff. Entre as personalidades, quem encabeçava era o cantor, compositor e escritor Chico Buarque.
O teólogo Leonardo Boff e o arquiteto Oscar Niemeyer compareceram e foram muito aplaudidos pelos presentes. As cantoras Beth Carvalho e Alcione, o cartunista Ziraldo, e os ex-ministros Márcio Thomaz Bastos e Edson Santos, além do ex-prefeito Saturnino Braga, foram dar seu apoio à petista.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pedido de Erenice Guerra sobre reconsideração de censura ética é negado

O pedido de reconsideração da "censura ética" feito pela ex-ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra foi recusado pela Comissão de Ética da Presidência da República. A censura foi aplicada em 17 de setembro e o pedido foi negado de forma unânime.
Erenice Guerra, braço direito de Dilma na Casa Civil
Por não ter apresentado à Comissão declarações de bens e situações que esclareceriam conflitos de interesses por parte do ocupante do cargo e parentes logo após sua posse, foi aplicada a Erenice a censura ética. Ela vale por três anos e não é fator impeditivo para a ocupação de um outro cargo público, mas pode ser um ponto negativo no seu currículo.

Até dez dias após a posse de cargos que estejam submetidos ao Código de Conduta da Alta Administração Pública, as autoridades devem apresentar as tais declarações. 

A ex-ministra não se manifestou nas três vezes em que foi notificada sobre entrega.