Instituto Ricardo Brennand

sábado, 8 de janeiro de 2011

Chuva em Minas Gerais: 63 cidades estão em situação de emergência

Os temporais que atingem Minas Gerais nos últimos dias deixaram 63 municípios em situação de emergência neste fim de semana.

Neste sábado, a Defesa Civil mineira anunciou a inclusão das cidades de Divinolândia de Minas, São Geraldo do Baixo, Espírito Santo do Dourado e Ouro Fino na lista de regiões atingidas.

Até agora, 16 pessoas morreram em decorrência das consequências da chuva, em desabamentos e deslizamento de terra.

Em todo o estado, 13 mil pessoas estão desalojadas, 2 mil estão desabrigadas e 117 casas foram destruídas, além de 62 pontes. A previsão do tempo indica chuva apenas para as regiões do Triângulo Mineiro e no sul.

Falsa Democracia: A justiça americana exige que twitter forneça detalhes sobre envolvidos com Wikileaks

O Tribunal Regional de Virginia, nos Estados Unidos, acatou a liminar ingressada pelo governo norte-americano que exige da rede social Twitter detalhes sobre pessoas envolvidas com o site Wikileaks. Os principais investigados são o fundador do Wikileaks, Julian Assange, e a deputada Birgitta Jónsdóttir, da Islândia.


Manning vai ser julgado em Corte Marcial e pode passar até 52 anos de prisão sob a acusação de enviar os documentos diplomáticos ao Wikileaks, assim como informações militares sobre incidentes ocorridos no Afeganistão e no Iraque, além de um vídeo militar confidencial.

De acordo com o documento emitido pelo tribunal de Virginia, em 14 de dezembro, a promotoria-geral americana teria apresentado indícios de que as informações sob posse do Twitter são "relevantes e importantes para uma investigação criminal em andamento".

Neste domingo, novos vídeos da Procissão e da Saída do tradicional Baile do Dia 5 de Janeiro

Devido a instabilidades em nosso servidor, a previsão do São Bento do Una on Line de postar os vídeos “Procissão do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos", "Missa da Epifania" e da “Alvorada - Saída do tradicional Baile do Dia 5 de Janeiro”, produzidos por “Bem Som”, poderá só acontecer na segunda-feira. Desde já, o São Bento do Una on Line agradece a compreensão de todos.   Não perca!

Abaixo, você poderá acessar os vídeos e fotos da Procissão, já publicados por este Blog.







Asteróides: o perigo que vem do espaço


A queda de um grande asteróide provocaria uma catástrofe na Terra. Mas o astrônomo Detlef Koschny diz que o risco é pequeno e que os corpos celestes que se aproximam do planeta são identificados com muita antecedência.


choque de um asteróide contra a Terra parece mais um cenário de horror num filme de ficção científica do que uma situação real. Mas a ameaça existe, de acordo com especialistas. Por isso, eles querem criar um programa internacional de defesa espacial para proteger o planeta.

O assunto foi abordado durante um encontro, em dezembro passado, no Centro Europeu de Operações Espacial, em Darmstadt, na Alemanha. Como resultado do encontro, os especialistas recomendaram às Nações Unidas a formação de um grupo de trabalho internacional, com o objetivo de planejar missões de defesa espacial.

Apesar de raras, grandes catástrofes naturais causadas por asteróides já foram registradas na história do planeta. Por exemplo, a queda de um grande asteróide há 65 milhões de anos no México.

O choque do corpo celeste com a Terra mudou radicalmente o clima do planeta e resultou no desaparecimento dos dinossauros. Outro caso mais recente, com impactos comparativamente bem menores, foi registrado em 1908, na Sibéria.

A cada 200 ou 300 anos há o risco de um asteróide perigoso cair sobre a Terra. O próximo a se aproximar do planeta é o Apophis, de 270 metros de diâmetro, que no dia 13 de abril de 2029 estará a uma distância de 30 mil quilômetros da Terra.

No entanto, o risco de um choque é pequeno, como explica o astrônomo Detlef Koschny, coordenador do departamento que monitora asteróides na Agência Espacial Europeia (ESA). Em entrevista à Deutsche Welle, o pesquisador explica que a população mundial não precisa ficar com medo, pois a aproximação de asteróides da Terra sempre é detectada com muitos anos de antecedência.

Da Deutsche Welle.

Começa domingo plebiscito que definirá independência do sul do Sudão

A maior nação africana está perto da divisão: neste domingo os eleitores do sul do Sudão começam a decidir se vão formar um novo país. Seria o primeiro a surgir na África desde a separação da Eritréia da Etiópia.

Eeitores em Juba carregam cartazes a favor da independência

Dezessete anos depois da separação da Eritreia da Etiópia, um outro país africano, o maior do continente, está diante de uma divisão: o Sudão

Amanhã, domingo (09/01), os 5 milhões de habitantes do sul sudanês começam a decidir em referendo se a região, após muitas disputas, se tornará independente. A votação prosseguirá até o dia 15.

A guerra civil entre o norte islâmico do Sudão e o sul, majoritariamente cristão e animista, durou mais de 20 anos. Quase 2 milhões de pessoas morreram e outros milhões se tornaram refugiados. Os motivos para o confronto, segundo especialistas, foram conflitos étnicos e, acima de tudo, uma disputa de poder em torno de reservas de petróleo.

Acordo de paz

O confronto chegou ao fim oficialmente em 2005, com a assinatura de um tratado de paz entre o Partido do Congresso Nacional, do norte sudanês, e o Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM), do sul do país.

Segundo o acordo, ambas as partes concordam com um referendo no qual os habitantes do sul decidirão sobre a independência da região do governo sudanês. A votação aconteceria seis anos após a assinatura do tratado, entre 9 e 15 de janeiro de 2011. Até esta data, a autonomia do sul sudanês fora garantida.

Da Deutsche Welle.

Unicef alerta para situação precária de crianças no Haiti

Mais de 4 milhões ainda sofrem com a falta de água, saneamento, educação e assistência médica.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, diz que mais de 4 milhões de crianças no Haiti ainda vivem em condições precárias, após o terremoto que destruiu grande parte do país em 12 de janeiro do ano passado.

O relatório publicado pela agência nesta sexta-feira alerta para a falta de serviços básicos no Haiti como água, saneamento, assistência médica e educação.


Desafios

O Unicef destaca que os "esforços dos haitianos e da comunidade internacional têm sido extraordinários." Mas a agência avalia que o "processo de reconstrução do país está apenas no começo."

Segundo o relatório, atualmente mais de um milhão de pessoas ainda vivem em acampamentos no Haiti. Desse total, 380 mil são crianças.


Avanços

A porta-voz do Unicef em Genebra, Marixie Mercado, disse que, desde o terremoto, cerca de 2 milhões de crianças foram vacinadas e mais de 50 mil mães receberam informações sobre como prevenir a desnutrição.

A representante disse que as "respostas internacionais às emergências humanitárias nunca são perfeitas e o Haiti não é uma exceção". Mas ela lembra que ainda assim "muitas vidas foram salvas e que os esforços de ajuda vão continuar."

Da Unmultimedia.

Ataque das Farc a posto policial no sul da Colômbia deixa 9 mortos

Cano, líder das Farc prometeu
 redobrar ações do grupo em 2011
Uma tentativa de ataque das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) a um posto policial em San Vicente del Caguán, no Departamento (Estado) de Caquetá, no sul colombiano, deixou nove mortos - cinco guerrilheiros, três militares e um civil nesta sexta-feira.

De acordo com a imprensa local, um grupo das Farc tentou invadir o posto policial da cidade, onde a guerrilha mantém forte presença. Soldados da 6ª divisão do Exército teriam tentado impedir o ataque e houve enfrentamento entre soldados e guerrilheiros.

Este enfrentamento ocorre em meio à uma semana tensa, marcada por ataques na cidade de Neiva, no departamento de Huila, onde pelo menos cinco ataques à bomba foram registrados desde domingo passado.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, responsabilizou as Farc pelos atentados e disse que são um sinal de "desespero" da guerrilha.

Da BBC.

Passaport para os Filhos do Rei

Sponholz

Decisão sobre caso Battisti pode não ir para Dilma Rousseff

Em meio aos pedidos de libertação e de permanência do ex-ativista italiano Cesare Battisti, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) podem decidir entre si a extradição de Battisti, sem passar para a presidente Dilma Rousseff.

O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, desarquivou o processo que segue em aberto aguardando a decisão do relator do caso, o ministro Gilmar Mendes. Para Peluso não existe nenhum risco real, concreto, efetivo para Battisti se for extraditado. Dessa forma, mandou o caso de volta ao plenário do Supremo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia dado a última palavra sobre o caso, recusando a extradição de Battisti. Logo adiante, a defesa do italiano protocolou um pedido de soltura no STF e em seguida os advogados do governo italiano pediram que Battisti não seja solto.

Na decisão de Lula, não foi tocada na questão de Estado, política internacional, assim o STF poderá não mais enviar a questão para Dilma, caso entenda rejeitar a decisão do ex-presidente por afronta ao acórdão da Corte de Justiça brasileira.

Caso de dengue tipo 4 em Manaus é investigado pelo Ministério da Saúde

Uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada para Manaus (Amazonas) com o objetivo de investigar um caso de dengue tipo 4. De acordo com Alexandre Padilha, ministro da Saúde, a princípio trata-se de um caso isolado.

A Secretaria de Saúde de Manaus confirmou que um adolescentes de 13 anos contraiu a doença. Ainda segundo Padilha, os casos de suspeita de dengue tipo 4 que haviam sido registrados em Manaus não foram confirmados.

A equipe enviada ao Amazonas vai contar com a parceria da Secretaria estadual da Saúde e com a Secretaria de Saúde da capital do estado. O vírus tipo 4 não era registrado no Brasil há 28 anos, até que, no segundo semestre do ano passado, dez casos foram confirmados em Roraima.

PF pede 3ª prorrogação do inquérito do ‘Erenicegate’

A Polícia Federal enviou à Justiça novo pedido de prorrogação do inquérito que investiga o "Erenicegate".

Aberto em setembro, em plena campanha presidencial, o inquérito já foi prorrogado duas vezes.

O prazo da última prorrogação expirou em 23 de dezembro, oito dias antes da posse de Dilma Rousseff.

A PF espera obter resposta para o seu pedido até a próxima segunda (10).

Quer esticar a apuração sob o argumento de que não houve tempo para colher todos os depoimentos e provas.

Informa que já foram periciados os computadores recolhidos na Casa Civil. Inclusive o da ex-ministra Erenice Guerra.

Apura-se, como se sabe, um esquema de tráfico de influência comandado por Israel Guerra, o filho da ex-braço-direito de Dilma.

Sindicância realizada na Casa Civil deu em nada. Além da PF, ocupa-se do caso a Controladoria-Geral da União.

OAB ameaça medida judicial se filhos de Lula não devolverem passaportes

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, fez nesta sexta (07) um apelo aos familiares do ex-presidente Lula, que receberam passaportes diplomáticos do Itamaraty de forma privilegiada, para que os devolvam, "sob pena de se criar um constrangimento desnecessário ao ex-presidente Lula".

Ophir afirmou que se isso não acontecer, a OAB se vê na obrigação de tentar medida judicial para buscar correção do ato da concessão do documento pelo Itamaraty. Informações da OAB.

Passaportes foram exigência de Marisa Letícia

Fonte do Ministério das Relações Exteriores garante que a concessão de passaportes diplomáticos a dois filhos (um deles enteado) e um neto do ex-presidente Lula foi uma exigência da ex-primeira-dama Marisa Letícia, no últimos dias do governo.

Ela deu a ordem, prontamente cumprida pelo então chanceler Celso Amorim, após verificar que o documento faltava aos três.

Bajulador emérito, Amorim atendeu.

De Cláudio Humberto.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Porque ainda é Festa de Reis: A Festa do Santo Reis - De Tim Maia

São Bento do Una on Line e Blog do Magno prestam relevante serviço à São Bento do Una

Magno Martins
O Blog do Magno postou no dia de hoje, outra pequena nota a respeito da situação do abastecimento de água de São Bento do Una, que há anos vive estado vexatório por falta do precioso líquido, em que a Compesa reconhece dificuldades de abastecimento da cidade e, aleluia!, em que promete normalizar a situação até abril deste ano, quando, então, a cidade de São Bento do Una passaria a ter água diariamente.

Desde já, o Blog São Bento do Una on Line, agradece ao Blog do Magno por tão significativa vitória apolítica que juntos conseguiram.

Para não esquecer: o dia em que Ciro chamou Temer de "chefe de quadrilha"

Após deixar presidência, Lula volta a ler jornais que lhe causavam azia

Desde que Lula cumpriu seu segundo mandato à frente da Presidência da República, a leitura de jornais tem sido um dos hábitos mais freqüentes do ex-governante brasileiro, que recentemente voltou a residir em São Bernardo do Campo, localizada no ABC paulista, onde Lula trabalhou como metalúrgico e tornou-se líder sindical.

Em duas oportunidades, ainda quando exercia o cargo de presidente, Lula disse que evitava ler jornais porque lhe causavam “azia”, como falou ao canal TV Brasil na semana passada.

“Tomei a atitude de não ficar com a raiva que eles [IMPRENSA] pensam que eu vou ficar (...). Vou parar de lê-los, não vou ficar com azia. E não perdi nada", respondeu Lula.

Durante seu primeiro discurso ausente da Presidência, realizado no primeiro dia do ano, Lula disse que precisa “descansar por 20 dias” com sua esposa Marisa, mas que não permanecerá fora da política por muito tempo. “O fato de eu deixar a Presidência, não quer dizer que eu vou deixar a política", disse.

As informações são da Folha.com

Na Festa de Reis de São Bento do Una: Banda de Pífanos toca para Magela

Uma multidão acompanha a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos


Uma multidão participou na tarde desta quinta, 6, da tradicional Procissão do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, tido como o momento mais aguardado por todos os fiéis, e que coroou com muito brilhantismo a 173ª Festa de Reis de São Bento do Una.





Milhares de fieis do Bom Jesus caminharam, em procissão, percorrendo inúmeras ruas da cidade de São Bento do Una, num trajeto que iniciou e terminou na Igreja Matriz, com a celebração da Santa Missa da Epifania.







Ao longo do caminho, era fácil ver muitos devotos do Bom Jesus que estavam pagando “promessas” pelas mais diversas “graças alcançadas” e, por isso mesmo, uns acompanhavam a procissão de ”pés descalços” e outros se vestiam de roupas e mantos na cor “roxa”, simbolizando a “roupa do Senhor”, numa demonstração de gratidão e de muita fé. 



Na Festa de Reis de São Bento do Una: Procissão do Bom Jesus - Parte II.

Na Festa de Reis de São Bento do Una: Procissão do Bom Jesus - Parte I

Denúncia do “São Bento do Una on Line” e Nota do “Blog do Magno” faz Compesa esclarecer falta de água em São Bento do Una

Na quarta-feira, 5, o blog São Bento do Una on Line postou matéria denunciando o descaso da Compesa em relação ao abastecimento de água da nossa cidade. 

Na manhã de ontem, 06, o Blog do Magno divulgou uma curta nota no mesmo sentido, frisando que: 

Enquanto a Compesa transmitia ao vivo, ontem, pela internet, a posse da nova diretoria, em São Bento do Una a população, em sinal de protesto, fez “um brinde” no mesmo instante à falta histórica de água no município.

À tarde, a assessoria de comunicação da Compesa enviou nota ao Blog do Magno, esclarecendo a situação de São Bento do Una:

"A Compesa reconhece as dificuldades de abastecimento de água no município de São Bento do Una, que tem uma oferta de 52 litros/água por segundo, quando a sua demanda é de 70 l/s. A companhia informa que já vem trabalhando para deixar a cidade sem racionamento de água, o que ocorrerá, salvo algum imprevisto de obra, no final de abril deste ano.

Porém, a Compesa esclarece que o abastecimento da cidade  foi prejudicado no mês de dezembro em função de paralisações do sistema para conserto de estouramentos e manutenções em conjunto de bombas, problemas já resolvidos. No momento, a cidade já recebe água dentro do calendário normal de abastecimento.

Para tirar São Bento do Una do rodízio, a Compesa está executando obras do PRORED,  um programa que tem a missão de resolver o problema de falta de água em 66 municípios do interior do Estado. Só em São Bento, estão sendo aplicados R$ 807 mil em ações de controle operacional e melhoria da rede de distribuição.

Também está sendo realizada uma obra para ajustes da adutora de Belo Jardim, o que permitirá um incremento ainda maior de produção para São Bento do Una, beneficiando ainda mais o abastecimento desta cidade. O investimento é de R$ 440 mil".

Do Blog do Magno.

Eduardo Campos nomeia Aguinaldo Fenelon procurador-geral do Estado

O governador Eduardo Campos nomeou ontem, 6, o promotor Aguinaldo Fenelon para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Aguinaldo Fenelon foi o mais votado da lista tríplice enviada ao governador. Os outros candidatos eram Waldemir Tavares Filho e Clóvis Sodré.

Aguinaldo Fenelon será empossado na próxima segunda, 10, para um mandato de dois anos (2011-2012).

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Na Festa de Reis de São Bento do Una: "Nós vimos a sua estrela no Oriente..."

Celebramos hoje, na Igreja do Brasil, a festa da Epifania ou Festa dos Reis Magos. No Brasil celebramos essa festa na liturgia do primeiro domingo após o 1º de ano mas, em muitos lugares do mundo, se celebra no dia 06 de janeiro. 


O Evangelho de Mateus, em 2, 1-12, relata a história dos Magos do Oriente que vem uma estrela no céu, interpretada por eles como o sinal do nascimento do Messias e eles vão até o Menino para adorá-lo e oferecer-lhe presentes.

Nos apócrifos - obras do século I e II da era cristã que preenchem lacunas sobre a vida de Jesus e de outros personagens importantes do Novo Testamento - revelam detalhes da cena em que os Reis Magos (ou Sábios) estão diante do Menino Jesus. 


Conta a história que um anjo teria revelado a Melquior, rei da Pérsia, a Baltazar, rei da Índia, e a Gaspar, rei de um outro país árabe, que havia a relação entre a estrela-guia e o Messias, chamado Jesus. Após o aviso do anjo, os três viajaram, por nove meses, até Belém

Dar presentes era um costume oriental; assim, os Reis Magos ofereceram, ao recém-nascido Jesus, ouro, incenso e mirra. O incenso simbolizava a sua essência divina;  o ouro a sua realeza; a mirra a sua essência humana. Ademais, esses presentes expressavam as idades do ser humano: a juventude e a fecundidade do trabalhador; a maturidade e a firmeza do guerreiro; a experiência e a sabedoria do sacerdote.



Os Reis Magos ouviram um anjo, em sonho, aconselhá-los a que retornassem as suas nações, de tal maneira que excluíssem Jerusalém e Jericó de suas rotas, caso contrário o menino Jesus poderia ser morto pelo Rei Herodes. Novamente uma estrela os guiou.
 
No século IV, as Igrejas do Oriente celebravam, em 6 de janeiro, a festa do nascimento de Cristo e a Adoração dos Reis Magos; nas Igrejas do Ocidente, o nascimento era celebrado em 25 de dezembro. Posteriormente, ambas as Igrejas passaram a celebrar as duas datas: em 25 de dezembro, a Natividade, e em 6 de janeiro, o Dia dos Reis Magos ou Dia dos Santos Reis.

(Fonte: Livro: DATAS COMEMORATIVAS - Cívicas e Históricas, Paulinas Editora, 2008)

Na Festa de Reis de São Bento do Una: Ouro, incenso e mirra - com Padre Zezinho

Tabela do Imposto de Renda tem defasagem de 70%

A tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) não teve alteração para o ano-base de 2011 e vai ser corrigida pela meta da inflação de 4,5%, de acordo com informação confirmada pelo governo, em 31 de dezembro de 2010. Os cálculos do Sindifisco Nacional apontam que a defasagem do IR desde de 1995 deve passar de 70%.

A fim de compensar toda a inflação acumulada entre 1995 e 2011 o reajuste da tabela deveria ser de 71,5%. O que revela também que os contribuintes têm sido descontados com valor acima da reposição dos salários, salvo se a correção for feita com base no índice de preços acumulados. O levantamento do Sindifisco tem como base do cálculo o centro da meta de inflação no ano, estipulada em 4,5%.  A arrecadação do IR deve ser de cerca de R$ 18 bilhões em 2010.

Inventário deixado por Lula para Dilma

Sponholz

Presidente da Federação de Montanhismo do Rio morre na Patagônia

Bernardo Collares
O presidente da Federação de Montanhismo do Estado de Rio de Janeiro, Bernardo Collares, de 46 anos, foi dado como morto após sofrer um acidente quando escalava o Monte FitzRoy, na Patagônia, Argentina, na última segunda-feira.

Depois de ter chegado ao cume do monte, ele sofreu uma queda, em uma manobra de rapel. Ele fraturou a bacia e sofreu hemorragia interna, ficando impossibilitado de se movimentar.

Sua companheira de escalada, a carioca Kika Bradfor, desceu a montanha em busca de socorro, mas demorou dois dias para chegar até o povoado e pedir ajuda.

Médicos e autoridades consideraram que era inútil retornar ao cume para tentar resgatar Collares e ele foi dado como morto. A remoção do corpo depende das condições climáticas da região.

Secretariado de Eduardo Campos tem 51% de aumento salarial

Os secretários de Eduardo Campos terão aumento salarial de 51% a partir deste mês, quando passam a receber R$ 10.570,00.


O salário anterior era de R$ 7 mil e estava congelado desde 2003. Também se beneficiam do aumento 3.054 ocupantes de cargos comissionados e 7.640 servidores em funções gratificadas. O impacto financeiro na folha salarial do estado é de quase R$ 7 milhões mensais, como informou o blog.

Do Blog do Magno.


Do São Bento do Una on Line

Turistas lado a lado com a miséria
que se abate sobre Pernambuco

Depois de minguados R$ 30 de aumento no salário mínimo dos trabalhadores brasileiros, o governador Eduardo Campos, que não foi contemplado por aumento, deveria, para o bem de Pernambuco, ter vetado esse aumento de papai noel, o qual vai acrescer em R$ 7 milhões de reais mensais o valor da folha de pagamento do Estado, dinheiro esse suficiente para construir, mensalmente, 2.000 mil casas populares, que poderiam abrigar pernambucanos que dormem pelas calçadas próximas ao Palácio do Campo das Princesas, como aquelas pessoas que aparecem na matéria "Blog do Jamildo mostra espetáculo de miséria à vista dos turistas no Recife", e tantos outros que vivem pelos quatro cantos do Estado. na mesma situação de miséria. 

Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, morreu nesta quarta-feira aos 89 anos

Do Folha.com

Ela estava internada em estado grave desde o dia 13 de dezembro, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio.
De acordo com boletim médico, Lily Marinho apresentava infecção respiratória.


Nascida em Colônia, na Alemanha, filha de mãe francesa e de um militar britânico que servia no país, foi criada em Paris. Mudou para o Brasil em 1938, quando casou com o empresário Horácio de Carvalho Filho, dono do jornal "Diário Carioca".

Ela ficou viúva em 1983 e, em 1991, casou com Roberto Marinho. À época, ela tinha 71 anos e ele, 87. Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, Lily escreveu em 2004 o livro "Roberto & Lily", sobre seu casamento com Roberto Marinho, que durou até 2003, quando o jornalista morreu.

Ministério da Justiça proíbe policiais de atirarem em quem fugir de blitz

O Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República elaboraram uma portaria que regula o uso da força e de armas de fogo por agentes de segurança pública.


Estão proibidos tiros de advertência e também que policiais atirem em carros que furarem blitzes e em pessoas que estejam fugindo da polícia. O documento também determina que os policiais não apontem armas para as pessoas durante abordagens nas ruas.

A portaria estabelece que os disparos só devem ocorrer se houver ameaça real de lesão ou morte. O objetivo é reduzir gradativamente os índices de morte nas ações envolvendo profissionais de segurança - policiais federais, rodoviários federais, policiais estaduais (civil e militar) e guardas municipais.

Agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, que não são policiais mas têm autorização para usar armas, também estão enquadrados na norma, que foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira.

Empresa britânica desenvolve misto de dirigível, avião e helicóptero

Uma aeronave que está sendo desenvolvida na Grã-Bretanha foi negociada por US$ 500 milhões com as Forças Armadas dos Estados Unidos.

A aeronave parece um dirigível, mas é na verdade uma mistura de dirigível, avião, helicóptero e hovercraft (ou aerodeslizador). O interior é preenchido com gás hélio.


Por enquanto, a empresa Hybrid Air Vehicles, que desenvolve a aeronave, realiza testes com um protótipo de 15 metros de comprimento. O modelo final, no entanto, deverá ter 300 metros de comprimento e será capaz de carregar até mil toneladas.


Sem tripulação

Dirigíveis são mais leves que o ar, o que exige uma numerosa equipe em terra para pousá-lo. Mas o veículo híbrido projetado não precisaria de ninguém.

O piloto Dave Burns diz que a aeronave pode ser conduzida por alguém a quilômetros de distância.

Como o veículo é capaz de voar por até três semanas seguidas, pode ser útil para monitorar regiões. Mas, segundo a Hybrid Air Vehicles, não são só os militares que estão interessados.

O empresário Gordon Taylor diz que tem negociado com empresas de petróleo, mineradoras e agências de ajuda humanitária. Ele afirma que o veículo é ideal para transportar suprimentos para vítimas de desastres naturais.

A primeira aeronave do tipo deve começar a operar em seis meses.

Da BBC.

Veja os dezessete participantes do BBB 11

A Rede Globo divulgou ontem, 5, a relação dos 17 participantes da décima primeira edição do programa Big Brother Brasil (BBB11), entre eles estão: cabeleireira, engenheiro, administradores, produtora, coreógrafo, barman, bailarina, dançarina, jornalista, atriz, músico, promotora de eventos, analista criminal, estudante e dois modelos sendo um homem e uma mulher.

Veja abaixo a imagem de todos os 17 participantes do reality show.