Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Peru recupera mais de 46 mil peças pertencentes a Machu Picchu

O regresso a Cusco de mais de 46 mil peças arqueológicas pertencentes a Machu Picchu se traduz em “uma das conquistas mais emblemáticas na história cultural da América Latina”, diz o ministro de Relações Exteriores do Peru, José García Belaúnde.


Há alguns dias, chegou ao Peru uma delegação de arqueólogos da universidade norte-americana de Yale. Eles estiveram em Cusco para preparar a devolução das mais de 46 mil peças extraídas da cidadela inca de Machu Picchu que estão em posse da Universidade de Yale há quase 100 anos. A delegação, formada por quatro pessoas, foi liderada por Richard Burger, arqueólogo especialista nos Andes centrais do Peru e ex-docente de universidades peruanas. “Estudamos os detalhes do retorno das peças e também uma colaboração educativa com a Universidade San Antonio Abad del Cusco”, disse Burger.


Acordo

Em um acordo assinado em novembro passado com o governo peruano, Yale se comprometeu a devolver os objetos tirados de Machu Picchu entre 1912 e 1916 pelo explorador norte-americano Hiram Bingham. As peças foram levadas para Yale para serem estudadas durante 18 meses e depois devolvidas, o que nunca foi cumprido.

Em sua visita a Cusco, Burger e os outros três membros da delegação visitaram a casa que abrigará todos os objetos arqueológicos. “Temos todo o desejo e confiança de que as peças chegarão antes das celebrações do centenário de Machu Picchu”, sublinhou Burger. Os 100 anos do descobrimento das ruínas de Machu Picchu serão celebrados em julho de 2011.

“É um precedente importante na história da reivindicação cultural da América Latina”, disse à Radio Nederland o ministro de Relações Exteriores do Peru, José García Belaúnde, que assumiu pessoalmente o caso. Segundo o chanceler Belaúnde, “agora o Peru pode dizer que o complexo arqueológico de Machu Picchu está completo novamente”.


Patrimônio da Humanidade

Uma vez devolvidas, as peças estarão aos cuidados da universidade cusquenha para exposição. Richard Burger afirmou que toda a coleção será devolvida e que as primeiras peças a chegar ao Peru serão as que são adequadas para exposição. Segundo o acordo entre o governo peruano e Yale, as duas partes “resolvem amigavelmente a controvérsia existente em relação aos materiais escavados por Hiram Bingham em Machu Picchu”.

O acordo foi conseguido depois que o presidente do Peru, Alan García, enviou em novembro uma carta ao presidente norte-americano, Barack Obama, pedindo-lhe que intercedesse junto a Yale.

Machu Picchu fica em cima de uma montanha de Cusco e é Patrimônio da Humanidade, além de ser um dos principais pontos turísticos do Peru.

De Rnw.