Instituto Ricardo Brennand

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ajude as vítimas da Região Serrana do Rio de Janeiro

Contas para doações em dinheiro


Segundo a Globo News, os batalhões da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro também estão recebendo doações. A preferência é por água mineral, alimentos não perecíveis,  material de higiene pessoal, roupas e cobertores.

A Cruz Vermelha abriu uma conta para receber doações, no Banco Real, na Agência 0201, Conta Corrente nº 1793928-5.

A Prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal.

Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, Conta Corrente nº 110000-9, na Agência 0741-2.

Há também a Conta Corrente 2011-1, Agência 4146, da Caixa Econômica Federal.

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8

ou

Banco: Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta: 32.000-5

Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ 02932524/0001-46
Banco: Itaú
Agência: 5673
Conta: 00594-7

Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Previsão é de mais chuva para Região Serrana neste domingo

Ainda não há uma exata dimensão da tragédia da Região Serrana do Rio, considerada uma das maiores catástrofes causada por deslizamentos da humanidade.

A todo instante o número de mortos aumenta e ainda há muitas áreas isoladas. E a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo é de mais chuva na região.

De acordo com o instituto, o dia será de tempo nublado, passando a encoberto com pancadas de chuva e possíveis trovoadas em áreas isoladas. Para o restante do estado, a previsão também é de de chuva e de tempo nublado.

Neste sábado, o hospital de campanha da Marinha foi montado em Nova Friburgo, já fazendo centenas de atendimentos. Com 264 mortes, o município é o mais castigado pela forte chuva e pelos deslizamentos de terra ocorridos na última quarta-feira.


No efetivo médico estão oito clínicos gerais, três ortopedistas, cinco cirurgiões, três pediatras e três anestesistas, além de profissionais de outras áreas de saúde. Quinze voluntários da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais trabalham na organização interna do hospital.

Falta de humanidade: MEC não deve alterar prazo de inscrição do SISU para os afetados pelas chuvas

Os estudantes das regiões afetadas pelas chuvas não devem ter novo prazo de inscrição para a primeira edição de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

De acordo com o "G1", a assessoria de imprensa do Ministério da Educação informou que isso "quebraria a isonomia dos outros estudantes" e que o ministro Fernando Haddad "estuda fazer esta nota do Enem valer por dois anos".

Desta maneira, os estudantes teriam a possibilidade de participar da seleção nas próximas edições. O MEC teria alegado que é difícil mapear quais estudantes foram prejudicados. 

As inscrições para a primeira edição do SiSU começam no próximo domingo e se estendem até a terça-feira, das 6h às 23h59 (horário de Brasília), pelo site do SiSU.

Papa envia mensagem para vítimas das chuvas da Região Serrana do Rio

O papa Bento XVI mandou um telegrama com uma mensagem de solidariedade para todas as vítimas das chuvas da Região Serrana do Rio de Janeiro. No texto, ele diz que implora uma assistência divina para todos os que sofrem.

Veja a íntegra do comunicado assinado pelo cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado do  Vaticano:

"Informado sobre as trágicas consequências das inundações que semearam luto e devastação em tantas famílias do Estado do Rio de Janeiro, o sumo pontífice deseja assegurar a toda comunidade local a sua solicitude, recomendando as vítimas à misericórdia de Deus e suplicando conforto e apoio para suas famílias, para os feridos e quantos perderam seus bens.

Para todos os provados por este drama, sem esquecer das pessoas que participam na obra de socorro e assistência, sua santidade Bento XVI invoca reconfortantes graças divinas em penhor das quais lhes concede paterna benção apostólica".

Lotes de Tylenol e outros remédios são recolhidos no Brasil

A empresa Johnson and Johnson vai fazer um recall dos lotes vendidos no Brasil do medicamento Tylenol. A medida foi anunciada ontem, sexta-feira, 14.

Além do analgésico, os medicamentos Sinutab, Benadryl e Sudafed Pe, distribuídos no Brasil, Estados Unidos e Caribe, também serão recolhidos.

Através de comunicado, a empresa explica que os remédios foram produzidos em uma fábrica que foi fechada pela Food e Drug Administration (FDA).

De acordo com a Johnson, o recolhimento está sendo feito de forma preventiva, e é pouco provável que a qualidade dos remédios tenha sido afetada.

Os medicamentos citados têm data de fabricação anterior a abril de 2011, quando a unidade de McNeil Consumer Healthcare, filial da Johnson, no estado da Pensilvânia, foi fechada depois de uma série de problemas com os produtos fabricados.

Rio de tragédia: Número de mortos chega a 610 e estragos são calculados



As chuvas que atingem a Região Serrana do Rio já deixaram mais de 600 mortos no que já é conhecido como o maior desastre da história do Rio.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, o número de vítimas fatais chegou a 610.

Em Nova Friburgo, foram 274, 263 em Teresópolis, 55 em Petrópolis, 18 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto.

MEC abre incrições para candidatos ao Sisu e ProUni

Nos próximos três dias – de domingo (16) a terça (18) — o Ministério da Educação recolherá as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Destina-se a alunos interessados em ingressar em universidades públicas – federais e estaduais. Vale para quem prestou o Enem de 2010.

83.125 vagas disponíveis em 83 instituições de ensino superior (aqui, a lista de universidades, com o número de vagas).  

Cada candidato pode escolher até dois cursos, por ordem de preferência. Prevalecerão aqueles que tiveram as melhores notas no Enem - (mal) divulgadas na última quinta (13).

As inscrições podem ser alteradas durante a fase de inscrições. Funciona assim:

Ao final de cada dia, o MEC divulga em seu sítio na web uma “nota de corte”. Aqueles que não a atingirem, podem modificar as opções de curso.

A cada alteração, a opção anterior é anulada. Concluída a fase das inscrições, haverá três chamadas: 22 de janeiro, 1º de fevereiro e 10 de fevereiro.

Na quarta (19), começam as inscrições para a primeira etapa do ProUni (Programa Universidade para Todos). Vai até a sexta (21).

O programa oferece bolsas em universidades privadas. Bolsas parciais (cobrem 50% das mensalidades) e integrais (100%).

Só podem concorrer às vagas os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. De novo, exige-se dos interessados que tenham feito o Enem de 2010.

Globo News dedica programação da manhã deste sábado à solidariedade dos brasileiros

A Globo News, emissora de TV a cabo do Sistema Globo de Comunicação, dedica a toda a programação da manhã deste sábado em orientar as pessoas que querem fazer doações a melhor maneira de fazê-lo, detalhando os locais dos postos de recebimento de donativos, as contas correntes que estão aptas a receber doações financeiras e esclarecendo quais são os produtos, medicamentos e equipamentos mais urgentes, de uma forma solidária bastante louvável para o engrandecimento da televisão brasileira.


Segundo o site da Globo News, o HemoRio faz um apelo para que a população doe sangue. Para doar, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e levar um documento de identidade com foto. Mais informações pelo Disque-Sangue: 0800-282-0708, no Estado do Rio de Janeiro.

Do São Bento do Una on Line - Entendemos que esse apelo poderia se estender a todos os hemocentros do Brasil, pois a demanda é grande, o que daria um certo alívio aos centros de saúde da Região Serrana.

Contas para doações em dinheiro


Ainda segundo a Globo News, os batalhões da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro também estão recebendo doações. A preferência é por água mineral, alimentos não perecíveis,  material de higiene pessoal, roupas e cobertores.

A Cruz Vermelha abriu uma conta para receber doações, no Banco Real, na Agência 0201, Conta Corrente nº 1793928-5.

A Prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal.

Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, Conta Corrente nº 110000-9, na Agência 0741-2.

Há também a Conta Corrente 2011-1, Agência 4146, da Caixa Econômica Federal.

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8

ou

Banco: Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta: 32.000-5

Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ 02932524/0001-46
Banco: Itaú
Agência: 5673
Conta: 00594-7

Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Foto oficial faz o maior sucesso

Sponholz

Tragédia no Rio: Lula, Geddel e Sérgio Cabral podem responder por omissão, diz site

Pingos nos is – Diante das costumeiras tragédias provocadas pela temporada de chuva, os governantes tentam escapar da responsabilidade com discursos pífios e nada convincentes.

Panela de omissão e irresponsabilidade

E no caso da presidente Dilma Rousseff, que na quinta-feira sobrevoou a área devastada na Região Serrana do Rio de Janeiro, não foi diferente. (…)

Dados do governo federal mostram que o Ministério da Integração Nacional deixou de investir recursos previstos no orçamento da União em programas de prevenção de catástrofes.

No caso da Região Serrana, as cidades atingidas pela destruição não receberam as verbas federais, cabendo ao ministro da pasta, à época o baiano Geddel Vieira Lima (PMDB), responder na Justiça por homicídio por omissão.

O mesmo deve acontecer com o messiânico ex-presidente Luiz Inácio da Silva, que nomeou Geddel e não fiscalizou os atos do ministro.

Burocratas do Ministério da Integração Nacional, prevendo conseqüências indesejáveis, se anteciparam e afirmaram que as cidades atingidas não enviaram os respectivos projetos.

Neste caso, cabe oferecer denúncia também ao governador do Rio de Janeiro, o sempre boquirroto Sérgio Cabral Filho, que na quinta-feira tentou fugir da responsabilidade. Leia mais em ucho.info.

Imagens antes e depois mostram tamanho da destruição em Friburgo

Duas imagens que mostram a destruição de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é a da capela de Santo Antônio, que teve uma parede derrubada e o interior invadido pela lama.



O templo fica na Praça do Turismo, ponto turístico da cidade onde se concentram o Teatro Municipal e o espaço de eventos e exposições.

Através de uma imagem do Google Street View, ferramenta da internet utilizada para visitar lugares (direita), e outra reprodução de TV (esquerda), é possível perceber o tamanho dos estrago provocados pela chuva que já deixou mais de 500 mortos.

Na imagem da direita, nota-se uma praça de uma cidade com aspecto interiorano, onde havia um teleférico. Já na imagem da esquerda, o cenário da destruição. A entrada do templo está quebrada e na parte superior por onde a lama desceu.

Presidente da Tunísia cai e premiê assume governo interinamente

Zine Ben Ali, destituído
Protestos populares que vêm acontecendo há cerca de um mês provocaram a derrubada do presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, nesta sexta-feira. O primeiro-ministro Mohammed Ghannouchi assumiu o cargo interinamente e Ben Ali deixou o país.

"De acordo com o artigo 56 da Constituição, assumo a partir deste momento o cargo de presidente interino", disse o premiê, de 69 anos, em declaração no palácio presidencial de Cartago, transmitida pela televisão.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse "reconhecer" a transição que a Tunísia vive e que Ben Ali não é bem-vindo em solo francês.

Protestos deixaram
dezenas de mortos
Os protestos, que deixaram dezenas de mortos, já vinham acontecendo com frequência e foi decretado até mesmo toque de recolher entre 18h e 6h. Tentando preservar o governo, o presidente também havia antecipado as eleições presidenciais em seis meses.

Ben Ali devia chegar em Paris, capital da França. No entanto, o governo francês não confirmou a chegada do presidente no país.

De Sidney Rezende.

Presidenta Dilma define sua foto oficial

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou na tarde de ontem, 14, com duas semanas de atraso, a foto oficial da presidenta Dilma Rousseff, que será distribuída a repartições de toda a administração pública federal.


O trabalho é do fotógrafo oficial Roberto Stuckert Filho, de uma família de profissionais do ramo como seu irmão Ricardo, fotógrafo do ex-presidente Lula.

'IstoÉ': a repetição da dor sob destroços

A revista IstoÉ desta semana publica reportagem de capa sobre as enchentes no Rio de Janeiro e São Paulo, destacando o caráter de tragédia anunciada: não houve prevenção, nem fiscalização da ocupação das encostas nem tampouco planos de emergência dos governos municipais, estaduais e federal.  

“A mesma cena. E cada ez mais dor sob os destroços”, conclui IstoÉ.

Michel Temer também é tema de uma reportagem de Hugo Marques, mostrando como o vice-presidente sobrevive em meio a um fogo cruzado entre as pressões de seu partido por cargos e a decisão da presidente Dilma Rousseff de não se curvar ao apetite do PMDB.

A mamata correndo solta: Esposa do presidente do TJ-PE foi exonerada, mas já tem emprego novo no TCE

Enquanto a Justiça pernambucana foi listada pelo Conselho Nacional de Justiça, como a mais lenta do país, algumas coisas parecem bastante velozes nas hostes do poder.

Mal foi exonerada de seu cargo comissionado no Tribunal de Justiça de Pernambuco (onde comandava a “Associação das Esposas e Cônjuges dos Magistrados”) a esposa do presidente do TJ-PE, a senhora Juliana Lemos, já foi nomeada para outro cargo comissionado. Dessa vez no Tribunal de Contas do Estado.

Juliana Lemos, emprego garantido
A nomeação foi publicada no dia 30 de dezembro, conforme consta no Diário Oficial Eletrônico do Estado.

Pode ser muito chato ler o Diário Oficial; mas nessa literatura a gente acaba descobrindo cada coisa…

Do Acerto de Contas.

Obama suspende restrições a viagens a Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, levantou nesta sexta-feira uma nova série de restrições sobre vistos, transferências de dinheiro e viagens a Cuba. 

A política de flexibilização faz parte de um novo esforço americano de apoio ao povo cubano. As medidas devolvem aos Estados Unidos, praticamente, a situação vigente no final da presidência do democrata Bill Clinton (1993 - 2001).

"A iniciativa aumentará o contato entre os povos e servirá de apoio à sociedade civil em Cuba, além de melhorar o livre fluxo de informação para os cubanos, contribuindo para promover sua independência", explicou o comunicado oficial.

Além de ampliar as permissões de viagens e remessas, Obama chegou a permitir vendas, sob condições, de material de telecomunicação à Ilha.

A nova bateria de medidas não afeta, no essencial, as formas do embargo comercial em vigor desde 1962. Os americanos, por exemplo, não poderão viajar por lazer a Havana - não existem relações diplomáticas entre os dois governos.

Do Correio Braziliense.

Sérgio Xavier queria mesmo era barganhar um cargo de Eduardo Campos. Conseguiu!

Sérgio e lado de Marina
A adesão do Partido Verde ao Governo Eduardo Campos (PSB) expõe uma contradição do ex-candidato a governador e atual provável secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier.

Se agora ele diz que não é de se estranhar  a união, há de se olhar um passado não tão distante.

Olha só o que disse Xavier, no dia 3 de outubro de 2010, logo depois de votar no primeiro turno, ao repórter Chico Ludermir,  que na época era membro do Blog de Jamildo.

Defendo que o PV se mantenha independente. Somos um polo ideológico novo. O partido precisa ter cuidado com as alianças. Não entrei nessa campanha para barganhar cargos, mas as pessoas não estão acostumadas a valorizar esse aspecto”.

Na visão do povo, o omisso se torna covarde ao querer jogar a culpa sobre os outros

Defesa Civil aponta 594 mortes na região serrana do Rio de Janeiro


O número de mortos por conta da enxurrada que destruiu municípios da região serrana do Rio de Janeiro subiu para 594 nesta sexta-feira.

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil, são 246 vítimas em Nova Friburgo, 283 em Teresópolis, 39 em Petrópolis, 18 em Sumidouro e 4 em São José do Vale do Rio Preto. No caso de Sumidouro, o prefeito do município corrigiu a informação dada anteriormente, de 20 mortos.

Nova Friburgo tem agora um hospital de campanha com capacidade para até 300 pessoas e leito cirúrgico. Mais cedo, um boato sobre o rompimento da represa da cidade provocou pânico. A prefeitura desmentiu o acidente.

A Federação dos Bancos recomenda que não sejam cobradas multas de contas vencidas de moradores da região afetada. Devem entrar na lista os boletos de água, luz, telefone e IPTU.


De eBand.

João da Costa volta ao comando da Prefeitura do Recife nesta segunda-feira

Após 101 dias de afastamento do cargo, para a realização de um transplante de rim, e de todo o processo de recuperação em São Paulo e depois no Recife, o prefeito João da Costa, volta a comandar a gestão municipal a partir desta segunda-feira (17).
João da Costa reassume comanda da Prefeitura do Recife
O retorno será oficializado em um ato no Auditório Capiba, às 8h, no 15º andar do edifício-sede.
O evento contará com a participação do vice-prefeito Milton Coelho e de todo o secretariado municipal.  
A licença médica do prefeito João da Costa começou em 8 de outubro do ano passado. Um dia antes, o gestor reuniu a imprensa em seu gabinete para anunciar que precisaria se ausentar por motivos de saúde.
Explicou que sofrera uma crise hipertensiva muito forte há mais de duas décadas e que esse episódio deixou sequelas renais. Durante 25 anos, o prefeito fez o acompanhamento, mas em 2010 a doença se agravou e surgiu a necessidade do transplante. O prefeito João da Costa encontrou um doador dentro da família. O rim foi doado por seu irmão Joselito Bezerra.
A cirurgia ocorreu no dia 11 de outubro, no Hospital Samaritano, em São Paulo. Plenamente renovado e com o novo órgão funcionando normalmente, o prefeito surpreendeu os médicos com a rápida evolução de sua recuperação.
No dia 1º de dezembro, o prefeito retornou ao Recife. Uma semana depois, ele foi à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para participar de missa em ação de graças por sua recuperação. Na semana passada, o prefeito concluiu a última bateria de exames do protocolo de médico de recuperação da cirurgia, em São Paulo, com resultados positivos.

Veja imagens do momento de deslizamento em encosta em Nova Friburgo


Moradores flagraram o momento do deslizamento em encosta de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, onde enchentes causaram a maior tragédia climática da história do país, com mais de 500 mortos.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alarme falso de rompimento de barragem apavora moradores de Nova Friburgo

Moradores ficaram apavorados e saíram correndo por acharem que uma barragem havia se rompido.

 
Na verdade, uma caixa d'água se rompeu e causou pânico na população.

Moradores ficaram apavorados e saíram correndo por acharem que uma barragem havia se rompido.

A informação foi confirmada pelo vice-governador do estado e pela Companhia de Águas de Nova Friburgo.

Da Globo News.

Vaticano afirma a beatificação de papa João Paulo II

Saudoso João Paulo II

Morto em 2005, o papa João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011 de acordo com as informações do Vaticano. O atual papa Bento 16 publicou o decreto reconhecendo o milagre pela intercessão de Karol Josef Wojtyla. A beatificação é o primeiro passo para a canonização na Igreja Católica.

Dois meses após a morte de João Paulo II, a freira francesa Marie Simon-Pierre, de 47 anos, afirma ter sido repentinamente curada de mal de Parkinson, quando ela e uma colega rezaram pela intercessão dele. De acordo com médicos, apontados pela Igreja, não há explicação médica para a cura da freira e o milagre foi aceito.

O pedido de canonização foi feito pela multidão que acompanhou o funeral do papa, em 8 de abril de 2005, que aos gritos dizia "santo súbito" (santo imediatamente).

Exatos um mês da morte de João Paulo II, o seu sucessor abriu uma exceção e o dispensou do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato a santo, e deu início ao processo de canonização, que geralmente levam décadas ou mesmo séculos.

A Igreja Católica ainda terá que provar um segundo milagre do papa após a cerimônia de beatificação onde ele receberá o título de abençoado.

Primeiro não italiano no cargo em 450 anos, o pontificado de João Paulo II foi um dos mais históricos e turbulentos. Durante esse período, teve fim os regimes comunistas na Europa Oriental, que incluíam a Polônia, seu país de origem.

Em 1981 foi gravemente ferido em um atentado. Nos últimos anos, o papa sofria de mal de Parkinson.

De Sidney Rezende.

Náutico, Santa e Esporte vencem na estréia

Com dois gols do atacante Geílson, Timbu não teve problemas para fazer 3 x0 no Petrolina

A estreia não poderia ser melhor. O Náutico não deu brechas ao frágil Petrolina, ontem, nos Aflitos, na sua primeira partida no Campeonato Pernambucano, impondo um 3 x 0 com espaço para mais.

O Timbu não vencia em estreias de estadual desde 2006 e agora começa a competição com o pé direito.

Pelo saldo de gols, é o líder do certame juntamente com o Santa Cruz, que derrotou o Vitória pelo mesmo placar. Agora, a equipe alvirrubra parte para uma jornada pelo Sertão. Enfrenta o Araripina, no domingo, e o Salgueiro, na quarta-feira.

*******************************

Santa goleia Acadêmica Vitória por 3 x 0


O Santa Cruz não decepcionou o seu torcedor na estreia do Campeonato Pernambucano. Pelo contrário. A equipe coral mostrou um futebol envolvente, ainda longe do ideal, mas muito bom para a primeira partida de um elenco totalmente reformulado.

O Santa não tomou conhecimento da Acadêmica Vitória e aplicou a primeira goleada do Estadual. O resultado de 3 x 0 – gols de Thiago Matias (pênalti), Laécio e Renatinho -, deixou o torcedor coral bastante satisfeito com sua equipe.

*******************************

Sport não joga bem, mas vence o
América por 1x0 na estreia do Pernambucano

Não foi do jeito que a torcida esperava, mas o Sport começou a disputa do Campeonato Pernambucano com uma vitória de 1x0 contra o América, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro, e conquistou o objetivo principal, os três pontos.

Com um futebol muito abaixo da média, o Leão mostrou que os dez dias de trabalhos antes da estreia foram pouco para se condicionar fisicamente e se ajustar taticamente.

Agora o técnico Geninho vai ter um grande trabalho para tentar melhorar a performance do time para as próximas rodadas.

*******************************

Outros Resultados

Central vence Ypiranga por 1 x 0 e mantém tabu

No Clássico do Agreste, triunfo do Central na abertura do Estadual na noite desta quinta-feira. Jogando com muita aplicação, a Patativa manteve a escrita dos últimos anos e voltou a vencer o “freguês” Ypiranga, em pleno estádio Otávio Limeira Alves, em Santa Cruz do Capibaribe, que recebeu cinco mil espectadores.


Porto bate o Araripina na base da raça

Na raça, os meninos do Porto largaram com vitória no Pernambucano. Em uma partida muito disputada no estádio Lacerdão, em Caruaru, o Gavião do Agreste bateu o Araripina por 1 x 0, na noite de quinta-feira. O resultado foi justo pelo maior volume de jogo do tricolor caruaruense. Em um jogo morno, os dois times se “estudaram” bastante nos primeiros 45 minutos, sem muita emoção.


Queda de energia adia duelo entre Salgueiro e Cabense

Uma queda de energia em parte do município de Salgueiro, no Sertão do estado, acabou suspendendo a partida entre Carcará e Cabense, na noite desta quinta. A pane elétrica aconteceu aos 29 minutos do primeiro tempo, no estádio Cornélio de Barros. Naquele momento, o time do Cabo de Santo Agostinho já vencia por 1 x 0, gol do meia Rosivaldo, aos 26 minutos.

Leia reportagem completa em Superesportes.

Imagem da tragédia em Nova Friburgo



De Cláudio Humberto.

Itamaraty deu ‘superpassaporte’ também para Lurian

O vexame dos passaportes diplomáticos concedidos ilegalmente a familiares de Lula chega às manchetes em conta-gotas.

Lurian, filha de Sua Alteza Real
Lula da Silva
Nesta quinta (13), o repórter Matheus Leitão trouxe à luz a penúltima novidade.

Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do ex-soberano, também recebeu um ‘livrinho’ do Itamaraty.

Concedeu-o, no apagar das luzes, o ex-chanceler Celso Amorim. Agiu “em caráter expecpcional”. E, de novo, no “interesse do país”.

Lurian é a oitava integrante da grande família bafejada pelo privilégio. Além dela, foram brindados outros quatro filhos e três netos de Lula.

Na última terça (11), o Ministério Público enviou ofício ao novo chanceler, Antonio Patriota.

No texto, “recomenda” a identificação dos passaportes emitidos no segundo reinado de Lula e a anulação dos que afrontam a lei.

A Procuradoria impôs dois prazos a Patriota. Em dez dias, terá de informar que providências adotou. Em 60, os resultados.

Escuta essa...

O ex-presidente Lula foi convidado pela escola de samba Tom Maior para desfilar como destaque este ano.

A escola vai desfilar no dia 4 de março, a partir das 0h10, no sambódromo de São Paulo. O enredo da Tom Maior este ano é uma homenagem à cidade de São Bernardo do Campo, onde mora Lula.

São Bernardo é sede de várias montadoras de automóvel e empresas do ramo de metalurgia. Foi ali que Lula trabalhou como torneiro mecânico e dirigiu as históricas greves do ABC na década de 80, que ajudaram a enfraquecer a ditadura militar.

O convite faz parte de uma homenagem ao Lula, que cresceu e viveu em São Bernardo”, diz o presidente da Tom Maior, Marko Antônio da Silva.

Lula ainda não confirmou se aceitará ou não o convite da escola de samba.

Polícia Federal tem 3.000 inquéritos abertos contra prefeitos

Políticos de diversos partidos serão investigados nos próximos meses pela Polícia Federal.
 
Uns sob a suspeita de recebimento de propina e prática de caixa dois em campanha, como desdobramento da Operação Castelo de Areia.
 
Outros nos 3.000 inquéritos abertos para apurar desvios de verbas federais em prefeituras.
 
A informação é do ex-diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, que será substituído nesta semana pelo atual superintendente de São Paulo, Leandro Coimbra.
 
Na Operação Castelo de Areia foram apreendidas com executivos ligados a construtoras planilhas nas quais constavam valores associados a nomes de políticos de diversos partidos.
 
A PF só aguarda uma autorização da Justiça Eleitoral para abrir os inquéritos.
 
Do Blog do Zeca - Folha.

Novo governador do Tocantins exonera 15 mil comissionados

O governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos (PSDB), determinou a exoneração de 15.565 funcionários comissionados do Estado.
 
O anúncio foi feito na manhã de ontem, 13, pelo secretário de Administração, Lúcio Mascarenhas.
 
Segundo o secretário, a medida vai representar uma economia de R$ 210 milhões neste ano.
 
“Não é segredo que a máquina pública está realmente inchada e que conta com grande número de servidores.”
 
De acordo com ele, a exoneração foi tomada depois de um “pente-fino” nas secretarias estaduais.
 
“Cerca de 3.000 funcionários nós não encontramos [trabalhando]“, disse.
 
Do Blog do Zeca - Folha.

Maior tragédia climática do Brasil deixa mais de 520 mortos na Região Serrana do Rio

O número de mortes confirmadas na  Região Serrana do Rio de Janeiro já somam 527, sendo 246 em Nova Friburgo, 223 em Teresópolis, 39 em Petrópolis e 19 em Sumidouro, na manhã desta sexta-feira.

Esta já é considerada a maior tragédia climática da história país. O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, quando  436 pessoas morreram.

A previsão das autoridades fluminenses  é que mais corpos sejam encontrados nas próximas horas, quando os trabalhos de resgate vão ser retomados nas áreas mais atingidas pelas chuvas.  Durante a madrugada desta sexta-feira,  as equipes de buscas trabalharam apenas em  Friburgo, pois nas outras cidades a chuva que caiu e a falta de visibilidade interromperam os resgates.

O governador Sérgio Cabral pediu para que moradores deixem suas casas e tentem ficar na casa de parentes ou amigos, já que há risco de novos deslizamentos. Cabral afirmou que o tamanho do desastre provocado pelas chuvas foi devido a políticos que deixaram pessoas ocupar áreas de risco.

*Atualizada às 7h50

Salário mínimo em SP pode ultrapassar R$ 600

Após se reunir com representantes de sete centrais sindicais na manhã de ontem, 13, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), declarou que o salário mínimo no estado deve passar de R$ 600 e "será superior ao processo inflacionário".

Atualmente, o benefício varia entre R$ 560 e R$ 580 em SP, de acordo com a categoria do trabalhador. Alckmin garantiu que o valor do mínimo reajustado ultrapassará a proposta do ex-candidato à Presidência José Serra (PSDB), de R$ 600, e a medida provisória enviada pelo Governo Federal para o Congresso, que propõe R$ 540 para o benefício a nível nacional.

De acordo com presidentes sindicais, se um reajuste de 13,4% - que leva em conta o cálculo de inflação e o PIB de 2010 - for aplicado ao benefício paulista, ele chega a R$ 640. Segundo o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGBT), Antonio Neto, o valor será "um bom piso".

Vulcão Etna entra em erupção e fecha aeroportos no sul da Itália

Autoridades fecharam aeroportos no sul da Itália após o vulcão Etna ter expelido cinzas e lavas nesta quinta-feira.

Foram reabertos os aeroportos da Catania, que estão localizados aos pés do vulcão, mas a atividade vulcânica está sendo monitorada e as providências necessárias serão tomadas de acordo com o que for constatado, de acordo com autoridades da aviação civil (Enac).

O instituto INGV informou que a atividade do Etna, que é o vulcão mais alto e ativo da Europa, havia aumentado na última quarta-feira, mas até agora as erupções foram leves. Por mais que ele entre em erupção regularmente, não afeta muito as regiões desabitadas nas proximidades.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Com mais sensatez que Sérgio Cabral, FBC diz que responsabilidade pela catástrofe é de todos

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse nesta quinta-feira (13) que o cenário atual do Rio de Janeiro é "desolador" e disse que a responsabilidade pela catástrofe é "conjunta", e não apenas dos municípios.

"A responsabilidade é conjunta - dos municípios, dos Estados e da União. É evidente que cabe também aos municípios uma parcela importante disso, porque o ordenamento do espaço urbano é competência deles", disse, ressaltando que as ocupações irregulares no Rio de Janeiro são fruto "de anos e anos sem planejamento urbano".

O ministro reconheceu que ficou chocado durante a visita que fez ontem às cidades afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro.

De acordo com Bezerra Coelho, o momento é de prestar ajuda às vítimas e apenas depois analisar quem foram os culpados.

"O momento é de prestar ajuda e depois fazer análises sobre omissões ou erros de enfrentamento e preparação para essa situação", disse Bezerra Coelho.

Da Agência Estado - JC Online.

Divulgado resultado do Enem 2010

Publicado em 13.01.2011, às 22h02

Do JC Online

Divulgado o resultado do Enem 2010

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados na noite desta quinta-feira (13), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Confira
AQUI o resultado de desempenho do Enem 2010.

Para visualizar o resultado, o estudante precisa informar o número de inscrição ou do CPF, além da senha de cadastro.

As notas foram divulgadas antes do previsto. No início desta manhã, o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que o resultado estaria disponível no site do Inep nesta sexta-feira (14).