Instituto Ricardo Brennand

sábado, 16 de outubro de 2010

Papa pede união global e ações concretas contra a fome

Bento XVI uniu-se a outros líderes internacionais na campanha da FAO "1 Bilhão de Famintos", de combate à fome no mundo.

O papa Bento 16 juntou sua voz a de outros líderes mundiais para apoiar a campanha de combate à fome organizada pelas Nações Unidas.

O pontífice elogiou a iniciativa batizada de "1 Bilhão de Famintos" dizendo que o mundo precisa de união e ações concretas para erradicar a fome.

Interesses Pessoais

Neste sábado, a FAO marca o Dia Mundial de Alimentação e chama a atenção para a fato de 925 milhões de pessoas não terem o suficiente para comer todos os dias.

Sob o tema "Unidos contra a Fome", a data está sendo comemorada pela FAO nesta sexta com uma cerimônia em sua sede, em Roma, na Itália.

Numa declaração, lida durante o evento, o papa Bento XVI disse que "para eliminar a fome e a malnutrição, é preciso vencer obstáculos de interesses pessoais e dar lugar à fraternidade genuína e à cooperação internacional".

Cada Um

Bento XVI afirmou que "cada um - sejam indivíduos, organizações da sociedade civil, países e instituições internacionais - , tem que dar prioridade ao objetivo mais urgente da família humana: o fim da fome."

Já a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos, PMA, Josette Sheeran lembrou o sonho de líderes históricos como Nelson Mandela, Mahatma Ghandi e Martin Luther King. E afirmou que chegou a hora de transformar o sonho de um mundo livre de fome em realidade.

Fonte: Unmultimedia.

TSE nega registro de Paulo Maluf

O ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou o registro da candidatura de Paulo Maluf (PP) a deputado federal por São Paulo.

Ele foi o terceiro candidato mais votado para o cargo, com 497.203 votos. Como Maluf foi barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com base na Lei da Ficha Limpa, os seus votos foram considerados nulos.

O registro de Maluf foi negado pelo TRE-SP devido a pedidos de impugnação feitos pelo Ministério Público Eleitoral e por Adib Abdouni, advogado do delegado Protógenes Queiroz (PcdoB-SP), eleito como deputado federal.

Maluf foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa devido ao artigo que diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que foram condenados por órgão colegiado por ato doloso de improbidade administrativa.

No Ceará, aliado rompe com PT e anuncia apoio a Serra

Ex - governador Lúcio Alcântara
Depois de ter perdido as eleições para o governo do Ceará, Lúcio Alcântara (PR) anunciou, nesta sexta-feira (15,) apoio formal à candidatura de José Serra.
Lúcio pediu votos para Dilma Rousseff durante todo o primeiro turno, porém ressentido pelo fato de os petistas darem largo apoio ao governador Cid Gomes (PSB), rompeu com o PT.

Dilma tem 47% e Serra 41% das intenções de voto, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 15, aponta um quadro de estabilidade na disputa pela Presidência.
Em cinco dias, a candidata do PT, Dilma Rousseff, oscilou de 48% para 47%, enquanto Serra se manteve com 41% das intenções de voto totais.

O índice de indecisos passou de 7% para 8%.
Fonte: O Estadão.

Horário de verão começa à 0h de domingo

A partir da 0h deste domingo, os ponteiros dos relógios das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora para o horário de verão, que vai até 20 de fevereiro.
Relógios devem ser adiantados em uma hora em 10 Estados e DF.

Fonte: O Estadão.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bassuma quer punição a Dilma por ela ter mudado opinião sobre aborto

Após ser expulso do PT por contrariar decisão do partido e defender a manutenção da atual legislação, que proíbe o aborto, o deputado federal Luiz Bassuma (PV) cobrou punição semelhante para a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT).

Segundo ele, Dilma mudou sua opinião durante o processo eleitoral e por isso deve ser punida pelo partido. "Para ser coerente, a Dilma também deveria responder à Comissão de Ética e ser punida. Porque eles me puniram por isso", disse durante entrevista em Fortaleza, ontem (14). "A Dilma tem declarações públicas. Ela sempre pensou favoravelmente à legalização do aborto.

“De noite você fala uma coisa e de dia você fala outra é algo que considero muito preocupante”, criticou. As informações são do Estadão.

Serra também cresce nos grotões nordestinos

A campanha de Serra, que cresce em todas as regiões do País, também chegou com intensidade ao sertão pernambucano, outrora reduto de Dilma.


Em Santa Maria da Boa Vista, no Vale do São Francisco, por exemplo, tem sido grande a procura por adesivos personalizados com o candidato tucano.

Em apenas três dias, mais de 150 carros foram adesivados. A onda vermelha observada no primeiro turno parece que perdeu aderência.

ONU comemora Dia Mundial da Lavagem de Mãos

Cerca de 200 milhões de alunos, pais, professores, celebridades e membros de governo marcam a data; mais de 3,5 milhões de crianças morrem todos os anos de doenças associadas à falta do hábito.

Lavar as mãos, um hábito que salva vidas.
As Nações Unidas celebram neste 15 de outubro o Dia Mundial da Lavagem de Mãos. Sob o tema "Mais que Somente um Dia", a data pretende chamar a atenção para a importância do hábito no combate a doenças fatais.

De acordo com a OMS, 250 mil crianças morrem todos os anos de diarreia, e 3,5 milhões e meio perdem a vida, antes dos cinco anos de idade, para outras doenças que poderiam ser evitadas.

Gripe A
Lavar as mãos com sabão é uma das formas mais eficazes de se prevenir a diarreia. Uma outra maneira de limpar as mãos é através do álcool gel, que passou a ser usado ainda mais pela população após o pandemia de gripe A.

O Dia Mundial da Lavagem de Mãos está sendo comemorado em 80 países. Em Angola, por exemplo, 5 milhões de mensagens de texto serão enviadas numa campanha gratuita de informação.

Lula: "Elite transfere para Dilma ódio acumulado contra mim"

Num discurso rascante, em Ananindeua (PA), nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abandonou os dias de "paz e amor" e atacou os adversários de Dilma Rousseff, comparando-a aos líderes da redemocratização do País, Ulysses Guimarães e Tancredo Neves.

Vestido de goiabera, Lula contou que, por causa de viagens de trabalho e de campanha, "tem acompanhado menos que devia" as eleições.

Fonte: Portal Terra.

Cúpula nacional do PP resolve ficar com Dilma Rousseff

Francisco Dornelles
Durante almoço realizado em Brasília nesta quinta-feira na casa do senador Francisco Dornelles (RJ), a cúpula nacional do PP decidiu apoiar Dilma Rousseff na eleição presidencial.

O PP já havia apoiado Dilma no 1º turno mas exigiu uma nova negociação para o segundo, o que só acontece com partidos fisiológicos.


Além de Dornelles, estavam no almoço o ex-deputado pernambucano Pedro Correia, o líder na Câmara e futuro presidente nacional do partido, Mário Negromonte (BA), o deputado João Pizollatti (SC) e os senadores eleitos Ciro Nogueira (PI), Benedito de Lira (AL) e Ivo Cassol (RO).

O quarto senador eleito pelo partido, Ana Amélia Lemos (RS), não compareceu ao almoço porque está apoiando José Serra, seguindo a orientação do PP do Rio Grande do Sul.

Em nível nacional, 22 diretórios estaduais apóiam Dilma, três apóiam Serra (RS, PR e MG) e dois estão em cima do muro (SP e SC).

PMDB do Rio Grande do Sul aprova indicação de voto em Serra

Em reunião presidida pelo senador Pedro Simon, o diretório do PMDB do Rio Grande do Sul decidiu, por maioria, "recomendar" o apoio do partido no estado ao candidato à presidência, José Serra (PSDB).
Pedro Simon, líder do PMDB no Rio Grande do Sul
A decisão foi anunciada pelo senador por meio do microblog twitter com a seguinte frase: "PMDB-RS aprova indicação de voto em José Serra".

Procurado pelo blog, Pedro Simon confirmou a informação.

"O diretório recomendou apoio ao Serra", explicou.

A decisão contraria a Executiva Nacional do partido que é presidido pelo deputado Michel Temer (SP), candidato a vice-presidente na chapa de Dilma.

Serra assume compromisso de ressarcir perdas do Fundo de Participação dos Municípios

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse hoje (14) que, se eleito, vai ressarcir as prefeituras por perdas de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O tucano assumiu o compromisso em encontro com mais de 400 prefeitos e lideranças mineiras, na sede da Associação Médica de Minas Gerais.

Serra e Aécio Neves festejam encontro com mais de 400 prefeitos
De acordo com Serra, os municípios perderam mais de R$ 3 bilhões do fundo no ano passado. Este ano, a perda até agora é de 3% em comparação a 2009.

Ainda conforme o candidato, as prefeituras são as que mais investem hoje no país. “Não será dado nenhum incentivo sem automático ressarcimento dos municípios. O Fundo de Participação deve ser visto como piso e não como teto, como acontece na prática. Quando ameaça crescer [o repasse de recursos], o governo vem e dá incentivos que retiram os recursos do município”, afirmou.
Fonte: Folha.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

No Piauí, repórter pergunta se Dilma é homossexual

Em viagem a Teresina, Dilma Rousseff foi surpreendida por uma pergunta inusitada. A candidata visitava um centro de reabilitação de deficientes.

Gravou imagens que serão levadas à propaganda de televisão. Inspeciona daqui, filma dali Dilma decidiu falar aos repórteres.

Discorria sobre o compromisso que assumira com pastores evangélicos em relação ao aborto e à união entre pessoas do mesmo sexo.

De repente, um repórter piauiense atravessou na conversa uma questão insólita. Quis saber de Dilma se ela é homossexual. Assim, na lata.

A candidata abespinhou-se: "Meu querido, eu não vou responder a isso. Não vou responder...”

“...Tenho uma filha e sou avó, pelo amor de Deus. Não vou discutir nesse nível. Me desculpa, mas esse tipo de discussão, eu não vou ter aqui".

CNT/Sensus mostra empate técnico entre Dilma e Serra

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, e o candidato do PSDB, José Serra, estão tecnicamente empatados na corrida para o Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta manhã.
Segundo o levantamento, Dilma tem 46,8% do total de intenções de voto, enquanto Serra tem 42,7%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, a CNT explicou que essa diferença entre os dois candidatos se configura em empate técnico.

Dilma cai em todas as regiões do País e Serra cresce

Pela pesquisa Sensus/CNT, divulgada há pouco, na qual Dilma e Serra aparecem empatados tecnicamente com 52% a 47%, respectivamente, a candidata petista caiu em todas as regiões do País.

Fonte: JC Online.

Justiça autoriza discurso de padre contra o PT e o aborto

O Desembargador Federal auxiliar Moreira Alves negou na tarde dessa quarta-feira  três pedidos liminares feitos pela campanha da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, para que fossem suspensas as exibições do programa eleitoral de Weslian Roriz (PSC), que disputa o governo do Distrito Federal, no qual o padre José Augusto, da TV Canção Nova, aparace falando que o PT é a favor do aborto.

Em sua decisão, o magistrado disse que não indentificou "no teor do texto impugnando, ao menos em juízo de cognição sumária, próprio dos juízos liminares, a existência de afirmação sabidamente inverídica, caluniosa, injuriosa ou difamatória, ou tendente a criar, artificiosamente, na opinião pública, 'estado mental emocional aterrorizador'". 
Padre José Augusto, autor do sermão contra Dilma
Fonte: eBand.

Dilma tem 53% dos votos válidos e Serra, 47%, diz nova pesquisa

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de voto, somente seis pontos a frente de José Serra, candidato do PSDB, que aparece com 43%.

Com a margem de erro de dois pontos percentuais, a disputa do segundo turno se mostra acirrada, de acordo com o levantamento. Votos brancos e nulos somam 5%. Já 3% disseram estar indecisos. 

Bancos põem fim a greve e serviços voltam a funcionar nesta quinta-feira

A greve dos bancários, que durou 15 dias, a maior em 20 anos, chegou ao fim na noite desta quarta-feira (13) para instituições particulares e para a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Os serviços deverão ser retomados nesta quinta-feira (14).

Agência da ONU divulga 10 maneiras de combater a fome no mundo

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, no próximo sábado, agência da ONU ensina como utilizar a internet na luta contra a fome; mais de 925 milhões de pessoas no mundo não tem acesso à comida. 
Crianças, na Zâmbia
O Dia Mundial da Alimentação será comemorado neste sábado, 16 de outubro e para marcar a data, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, lança uma lista com 10 maneiras para combater a fome.

A agência da ONU lembra que mais de 925 milhões de adultos e crianças estão sem acesso adequado à comida e o Dia Mundial da Alimentação é o momento para pensar nessas pessoas e em como ajudá-las.
Para conhecer todas as 10 indicações do Programa Mundial de Alimentos, basta acessar o site em inglês da agência: www.wfp.org.


Fonte: Unmultimedia.

Termina o resgate de todos os 33 mineiros no Chile

O resgate cinematográfico dos 33 mineiros soterrados no Chile terminou na noite desta quarta-feira com muito sucesso, quando todos os trabalhadores conseguiram sair praticamente ilesos da profundidade de quase 700 metros. E tudo foi realizado antes dos prazos estipulados pelas autoridades do país. O primeiro a sair, na madrugada desta quarta, exatamente quando o relógio marcava 0h11, foi Florencio Ávalos. O último, Luis Urzúa, saiu às 21h55.

Luis Urzúa, último minerador a ser resgatado
Quando as autoridades do Chile descobriram que todos os 33 trabalhadores estavam vivos, deram um prazo inicial de resgate de quatro meses. Ou seja, os soterrados só veriam suas famílias no Natal. Mas os trabalhos aconteceram de forma ainda mais rápida, e no final do dia 13 de outubro, todos já estavam a salvos com os parentes. 

O fim de semana foi de total expectativa, quando o governo anunciou que os resgates começariam. Cerca de mil jornalistas de diversas partes do mundo fizeram a cobertura. Quem esteve presente durante as mais de 20 horas de resgate, foi o presidente do país, Sebástian Piñera. Conforme os mineiros iam saindo da cápsula, ele estava lá, e de vez em quando discursava. 


Fonte: Sidnei Rezende.

Danilo Gentili e bêbados que rolam na rampa

Além de ter feito grande sucesso, em sua última apresentação em Brasília, o humorista Danilo Gentili, do programa "CQC", da Band, virou "hit" na internet, com os melhores momentos de sua apresentação no Teatro Nacional, na capital.
Ele arrancou gargalhadas quando disse que o ex-jogador Vampeta, quando a Seleção venceu a Copa do Mundo, "foi o primeiro corintiano cachaceiro a descer a rampa rolando; se a Dilma ganhar a eleição, Lula será o segundo".


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Arcebispo de Brasília critica Dilma Rousseff e o casal Roriz

O casal Joaquim e Weslian Roriz (PSC) e a candidata Dilma Rousseff (PT) foram ontem os alvos principais do arcebispo de Brasília, D. João Braz de Aviz, durante missa para Nossa Senhora Aparecida.

O arcebispo elogiou a Lei da Ficha Limpa, considerando-a "vitoriosa" por impedir que políticos de ficha suja concorram ou continuem com suas campanhas. D. João Braz ainda criticou candidatos e partidos que, após caírem nas pesquisas, afirmam "o contrário do que há pouco afirmavam" em torno de questões religiosas e "valores decorrentes", como o aborto.

Depois de perder a eleição, João Mendonça tem as Contas de 2008 rejeitadas

Por ter realizado incorretamente diversas contribuições ao Regime Próprio de Previdência do Município; ter descumprido o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, contraindo obrigações de despesas nos dois últimos quadrimestres do seu mandato; ter extrapolado o limite de 54% da Receita Corrente Líquida com despesas de pessoal, contrariando o artigo 20 da LRF, a Primeira Câmara do TCE julgou irregulares as contas do ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça Bezerra Jatobá, referentes ao exercício financeiro de 2008. O relator do processo, auditor substituto Luiz Arcoverde Filho, aplicou-lhe uma multa no valor de R$ 6.294,75.

Fonte: TCE.

'Estive com Deus e o diabo, mas Deus ganhou', diz mineiro resgatado

Mário Sepúlveda, o segundo a ser resgatado
"Estive com Deus e com o diabo. Os dois brigaram e Deus venceu".

Assim o segundo mineiro a alcançar a superfície, Mário Sepúlveda, definiu os 69 dias que passou soterrado na mina de San José, no norte do Chile.

Os 33 homens começaram a ser retirados da mina nesta quarta-feira, pouco depois da meia-noite no horário local (mesmo horário de Brasília).

"É íncrível que a 700 metros de altura, e sem nos ver frente a frente, eles conseguiram nos recuperar. Nós fizemos um pouco de nossa parte, um pouco de loucura, esse coração de mineiro que temos, a experiência de trabalhador. Mas todo o resto se deve aos profissionais", disse Sepúlveda.

Fonte: BBC.

PF apreendeu R$ 4 milhões por suspeita de compra de votos

A Polícia Federal apreendeu em todo o Brasil mais de R$ 4 milhões em espécie, por suspeita de compra de votos no período eleitoral que antecedeu o primeiro turno. Vinte seis pessoas foram presas, entre candidatos e assessores de políticos.

Os Estados da região Norte lideram o número de apreensões, com Roraima sendo o campeão absoluto, onde a PF apreendeu R$ 2.823.349 no total.

Uma das apreensões envolve R$ 100 mil jogados da janela de um carro que acabava de sair de um escritório do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB).
Enquanto isso, milhões de brasileiros vivem assim e,
por viverem assim, têm seus votos comprados facilmente.
Outra apreensão, realizada em 17 de setembro, envolve R$ 750 mil que estavam com um assessor da Assembleia Legislativa de Roraima ligado à campanha do presidente da Casa, Mecias de Jesus (PR).

Governo Lula enrola as famílias dos mortos no Haiti

Lula não cumpre o prometido
Dez meses após a cerimônia fúnebre na Base Aérea de Brasília, de 21 de janeiro, quando o presidente elogiou em discurso os “destemidos brasileiros” mortos durante o terremoto do Haiti, as famílias dos dezoito militares ainda não receberam um só centavo da prometida indenização de R$ 500 mil para cada uma delas, tampouco a bolsa-educação de R$ 510,00 para dependentes em idade escolar.

Presidente Sebastián Piñera também resgata a sua popularidade no Chile

Não são apenas os mineiros que estão sendo regatados no Chile. A "salvação" também chegou ao presidente Sebastián Piñera antes soterrado nos índices de popularidade no País.

Após o acidente e a descoberta de que todos os trabalhadores estavam vivos, a popularidade dele começou a crescer.
Sebastián Piñera
Segundo um levantamento de uma empresa de consultoria chilena, a popularidade de Piñera cresceu 11 pontos percentuais, atingindo 56%.

Do dia da posse do presidente, 11 de março, até o mês passado, a popularidade de Piñera havia caído de 52% para 46%.

Nesse período, analistas acreditam que a imagem dele sofreu com as críticas à reação do governo ao terremoto do dia 27 de fevereiro.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Começou o resgate dos mineradores chilenos

Primeiro mineiro é resgatado no Chile

Içamento de Florencio Ávalos começou por volta das 23h55.


Foto: Globo.Com

Começou o resgate dos mineradores chilenos


Trabalhadores no Chile estão presos há mais de dois meses a 700 m de profundidade

O Chile começa nesta terça-feira (12) a resgatar os 33 trabalhadores presos em uma mina no município de Copiapó, a 800 km de Santiago.
O drama dos mineiros - 32 chilenos e um boliviano - começou no último dia 5 de agosto, quando partes da mina San José, em que trabalhavam, desabaram.

Eles ficaram 17 dias sem contato, até que foram encontrados por equipes de resgate a 700 metros de profundidade.

A operação de retirada deve durar cerca de dois dias.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, está no local para acompanhar a retirada dos trabalhadores. O presidente boliviano, Evo Morales, também deve chegar ao local nas próximas horas.

Fonte: R7.

Prefeito de Restinga (SP) morre em acidente de carro

O prefeito de Restinga (SP), Clarindo Ferracioli, de 53 anos, morreu em um acidente de carro na madrugada dessa segunda-feira (11) na rodovia João Traficante, entre Franca (SP) e Ibiraci (MG).

Ferracioli, conhecido como Belão, guiava um carro oficial ao lado do funcionário público Cesar Cordeiro, que também morreu no acidente.

O prefeito teria perdido o controle do veículo, que capotou várias vezes na altura do quilômetro 17. Os dois foram ainda encaminhados à Santa Casa de Franca, mas não resistiram aos ferimentos.
Fonte: eBand.

Cresce a expectativa em todo o mundo para o resgate dos 33 mineradores

As equipes de resgate esperam começar a retirar os 33 mineiros presos depois das 18h locais (mesmo horário de Brasília) desta terça-feira (12), confirmou o ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne.
Em entrevista na Mina San José, o ministro disse que os trabalhos devem durar cerca de 48 horas.

Ele afirmou também que espera terminar esta terça-feira com "pelo menos um mineiro" na superfície".

Na tarde de segunda (11), o próprio Golborne, havia confirmado o início da retirada para a 0h de quarta-feira.