Instituto Ricardo Brennand

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Explosões em embaixadas na Itália colocam Europa em alerta

Detonações com vítimas em representações diplomáticas da Suíça e do Chile colocam Roma em estado de alarme. Anarquistas estão sob suspeita. Na Suíça, representação da União Europeia foi evacuada devido a pacote suspeito.


Dois pacotes-bomba explodiram em representações diplomáticas na capital italiana, nesta quinta-feira (23/12), fazendo feridos. Na Embaixada da Suíça, um pacote foi pelo ares ao ser aberto por um funcionário. Pouco mais tarde, uma pessoa ficou ferida numa explosão na representação do Chile, no centro de Roma.
Também na Embaixada da Ucrânia, a descoberta de um pacote suspeito desencadeou estado de alarme, porém logo se constatou tratar-se de um objeto inofensivo. Equipes de segurança passaram a inspecionar todas as missões representativas da capital, à procura de possíveis artefatos explosivos.
A Embaixada da Alemanha em Roma intensificou imediatamente suas medidas de segurança. Segundo o Ministério das Relações Exteriores em Berlim, as precauções nas representações do país no estrangeiro já são bastante severas. Mesmo assim, as medidas foram adaptadas às circunstâncias, afirmou, sem fornecer mais detalhes.
Em Berna, Suíça, a representação da União Europeia foi parcialmente evacuada, depois que se detectou um pacote suspeito. A polícia chegou a isolar a área em torno do bairro governamental na capital helvética, mas as autoridades policiais informaram posteriormente que se tratava de um pacote inofensivo.

Da Deutsche Welle.