Instituto Ricardo Brennand

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vaticano afirma a beatificação de papa João Paulo II

Saudoso João Paulo II

Morto em 2005, o papa João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011 de acordo com as informações do Vaticano. O atual papa Bento 16 publicou o decreto reconhecendo o milagre pela intercessão de Karol Josef Wojtyla. A beatificação é o primeiro passo para a canonização na Igreja Católica.

Dois meses após a morte de João Paulo II, a freira francesa Marie Simon-Pierre, de 47 anos, afirma ter sido repentinamente curada de mal de Parkinson, quando ela e uma colega rezaram pela intercessão dele. De acordo com médicos, apontados pela Igreja, não há explicação médica para a cura da freira e o milagre foi aceito.

O pedido de canonização foi feito pela multidão que acompanhou o funeral do papa, em 8 de abril de 2005, que aos gritos dizia "santo súbito" (santo imediatamente).

Exatos um mês da morte de João Paulo II, o seu sucessor abriu uma exceção e o dispensou do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato a santo, e deu início ao processo de canonização, que geralmente levam décadas ou mesmo séculos.

A Igreja Católica ainda terá que provar um segundo milagre do papa após a cerimônia de beatificação onde ele receberá o título de abençoado.

Primeiro não italiano no cargo em 450 anos, o pontificado de João Paulo II foi um dos mais históricos e turbulentos. Durante esse período, teve fim os regimes comunistas na Europa Oriental, que incluíam a Polônia, seu país de origem.

Em 1981 foi gravemente ferido em um atentado. Nos últimos anos, o papa sofria de mal de Parkinson.

De Sidney Rezende.