Instituto Ricardo Brennand

domingo, 9 de janeiro de 2011

Em um país sério: Aves também contaminadas com dioxina na Alemanha

Testes acusam contaminação de aves. Coréia do Sul suspende importações alemãs de frangos e suínos. Empresa suspeita de causar escândalo pode ter vendido deliberadamente óleo industrial como gordura para ração.


As autoridades sanitárias alemãs detectaram altos níveis de dioxina em aves, afirmou neste sábado (08/01), em Berlim, porta-voz do Ministério alemão da Agricultura.

Assim, fica confirmada a revelação feita pela revista alemã Focus, com base em informações de um relatório do governo alemão enviado à Comissão Européia, em Bruxelas.

As amostras de gordura de três galinhas empregadas na produção de ovos continham mais de duas vezes o limite de dioxina permitido por lei.

No documento, datado de 6 de janeiro de 2011, o Ministério alemão da Agricultura e Defesa Consumidor afirmou que os estados alemães afetados optaram por não avisar a população "porque não contavam com efeitos adversos à saúde".

As três galinhas contaminadas procediam de uma granja no estado de Renânia do Norte-Vestfália, na qual também foram detectados ovos contaminados com altos níveis de dioxina.


Carne não chegou ao comércio, afirma governo

De acordo com o porta-voz do Ministério da Agricultura Holger Eichele, a carne dos animais afetados não chegou ao comércio. "Os animais foram abatidos e os seus restos, eliminados", garantiu.

Ele assegurou também que os ovos da granja foram retirados do mercado.

Eichele salientou, ainda, que os testes iniciais em frangos e perus para abate atestaram níveis de dioxina dentro do limite permitido. O mesmo se aplica a seis exames realizados em carne suína.

Da Deutsche Welle.