Instituto Ricardo Brennand

domingo, 21 de novembro de 2010

Negros que fizeram história no esporte

Acervo/ Gazeta Press


Eleito o atleta do século passado, Pelé é tido como um dos maiores atletas da história,  sendo um grande representante da raça negra dentro dos esportes nunca negou suas origens, sempre sorridente, trouxe para o Brasil vitórias e mais vitórias com a Seleção Brasileira.

Pelé, o legendário Rei do Futebol
O maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan conseguiu seis títulos na NBA, sendo considerado o jogador mais valioso (MVP) em todas as conquistas.



Lewis Hamilton é o segundo campeão mundial mais jovem da história (foi superado esta temporada por Sebastian Vettel). Este ano, o inglês terminou a conpetição na quarta posição.



Aida Santos foi a primeira atleta brasileira a chegar próxima de uma medalha olímpica. Em Tóquio, 1964, a carioca ficou na quarta posição no salto em altura, com 1,74m, mesmo com o pé torcido.



Ketleyn Quadros foi a primeira brasileira a conseguir uma medalha individual para o país. A judoca ficou com o bronze nas Olimpíadas da China, em 2008.



Daiane dos Santos é a maior ginasta de todos os tempos no Brasil e consegui até mesmo batizar um movimento com seu sobrenome.



Em um esporte dominado por brancos, Tiger Woods se destacou e liderou por muito tempo o ranking mundial de golfe, só perdendo a posição após ser pego em um escândalo sexual.



Irwin “Magic” Johnson foi o cérebro do Los Angeles Lakers no momento de maior crescimento da NBA no mundo. Suas batalhas contra Larry Bird, do Boston Celtics, ajudaram o crescimento do esporte pelo mundo.



Um dos maiores personagens do atletismo brasileiro, João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, conseguiu o recorde mundial do salto triplo no Pan-Americano do México, em 1975, com 17,89 m.



Jesse Owens é um nome emblemático da história Olímpica. O atleta ousou desafiar o regime nazista alemão e ganhou quatro medalhas de outro nas Olímpiadas de Berlin, em 1936, na frente de Hitler que se recusou a cumprimenta-lo.



Além da técnica insuperável, Cassius Clay sempre foi um líder para os negros norte-americanos, se recusando, inclusive a lutar na Guerra do Vietnã. O boxeador se converteu ao islamismo e mudou seu nome para Muhammad Ali.



As irmãs Serena e Venus Willians são algumas das maiores tenistas da história. Campeãs de diversos torneios, as duas são destaque da modalidade durante a última década.



Anthony Nesty foi o segundo negro a ganhar uma medalha olímpica na natação, ganhando os 100m borboleta em Seul, 1988. O detalhe é que ele é surinamês.



Arthur Ashe foi um dos maiores tenistas norte-americanos da história. Além de vencer muitos torneios de Grand Slam, ele foi um dos formadores da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).



Mireya Luis foi uma das maiores jogadoras de vôlei de Cuba. Vencedora de três medalhas de ouro olímpicas e dois campeonatos mundiais, a jogadora foi o terror do Brasil quando as cubanas dominavam o esporte no mundo.


De Tudo Global.