Instituto Ricardo Brennand

domingo, 21 de novembro de 2010

Presidente da Colômbia diz que líder das Farc pode ter morrido em combate

Presidente Juan Manoel

Neste sábado, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou a possível morte de um importante líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Segundo Santos, o membro do Comando Central das Farc conhecido como "Fabián Ramírez", José Benito Cabrera, foi "aparentemente" abatido no sul do país em uma ação militar.

Caso seja verdade, o presidente colombiano classifica ação como "um golpe contudente" com as Farc.

Em um evento público de Barranquilla, o presidente colombiano informou que foram encontrados 4 ou 5 corpos e que "aparentemente" um é do líder. Ele ainda disse que estão o buscando e que foi encontrada uma mochila, 2 pistolas e computadores.

A incursão oficial a um acampamento rebelde do Bloco Sul das Farc aconteceu na madrugada deste sábado em uma região florestal entre os municípios de Julia, no departamento de Meta, e San Vicente de Caguán, em Caquetá, disse o presidente colombiano.

Ramírez teve destaque nas frustradas negociações de paz entre os rebeldes e o governo do conservador Andrés Pastrana. De acordo com informações de Juan Manuel Santos, ele tinha mais de 13 ordens de captura e ficou conhecido por ataques que levaram diversos membros da Força Pública colombiana a morte.