Instituto Ricardo Brennand

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Abuso e violência afetam uma em cada três mulheres, diz ONU

Dados das Nações Unidas revelam que uma em cada três mulheres no mundo já foi espancada, coagida sexualmente ou vítima de algum tipo de abuso.

O alerta foi feito para marcar o Dia Internacional de Eliminação da Violência contra a Mulher, nesta quinta-feira.

Eventos

A Unesco está organizando uma série de eventos, conferências, exposições, debates e a apresentação de um filme sobre as inúmeras formas de violência contra a mulher e os esforços para combater o problema.

Segundo a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, a violência contra a mulher é uma violação dos direitos e liberdades fundamentais.

Ela disse ainda que qualquer forma de violência é inaceitável.

Paz

Mulheres e meninas que vivem em países afetados por conflitos armados sofrem o risco de serem estupradas enquanto vão buscar água. Foi o que revelou o relatório da ONG Earthscan para o Projeto Milênio da ONU.

O medo de violência sexual também leva à desigualdade de gênero nas matrículas escolares porque muitas familias, em vários países, temem pela segurança das crianças.

Em nota sobre o dia, a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, perguntou se o mundo não estaria sendo cúmplice da violência a mulher.

Pillay disse ainda que ao ouvir uma mulher gritar porque está sendo agredida, todos devem intervir, seja o agressor um amigo, um vizinho ou alguém da família da vítima.

De Unmultimedia.