Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dilma convida Alexandre Tombini para presidir Banco Central

Nesta terça-feira, a presidente eleita Dilma Rousseff convidou o diretor de Normas do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, para presidir a instituição. A petista também chamou Miriam Belchior, coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para o Ministério do Planejamento, para substituir Paulo Bernardo. O programa deve passar a incorporar a Pasta.

Mesmo tendo chamado Tombini, Dilma ainda não conversou com o atual presidente do BC, Henrique Meirelles. Após falar com ele, ela deve anunciar os integrantes da nova equipe econômica. Segundo a assessoria da presidente eleita, a divulgação oficial deve acontecer quinta-feira.

Dilma e Guido Mantega se reuniram pelo segundo dia consecutivo na residência da petista, na Granja do Torto, em Brasília. Ele foi chamado para permanecer à frente da Fazenda e aceitou.

O atual secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, deve ser substituído. A quebra ilegal do sigilo fiscal de membros do PSDB dentro da Receita teriam desgastado a imagem de Cartaxo, que, para Dilma, perdeu o controle do caso. Além disso, ele também deixou de adotar medidas de redução de gastos públicos.