Instituto Ricardo Brennand

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Bill Clinton, enviado da ONU ao Haiti, pede reconstrução

Ex-presidente visitou o país nesta quarta-feira e disse que entende a frustração de muitos desabrigados pelo terremoto; segundo ele, desalojados começarão a retornar à casa já no próximo ano.

O enviado especial das Nações Unidas ao Haiti, Bill Clinton, visitou o país nesta quarta-feira.

Clinton se encontrou com desabrigados e disse que entendia a frustração por causa da lentidão na reconstrução de casas após o terremoto de janeiro.

Acampamentos Improvisados

Segundo as Nações Unidas, cerca de 1,3 milhão de pessoas ainda estão vivendo em acampamentos improvisados desde o tremor no início deste ano.

O ex-presidente americano afirmou que já em 2011, muitos haitianos poderão voltar para casa.

Bill Clinton visitou uma clínica para tratamento das vítimas do cólera. A doença matou mais de 2,3 mil haitianos e deixou cerca de 50 mil hospitalizados.

Ao ser perguntado sobre a polêmica causada com o resultado das eleições de 28 de novembro, o enviado especial da ONU disse que apoia a proposta de recontagem dos votos.

Na quarta-feira, o Conselho Eleitoral Provisório do Haiti encerrou o prazo para receber reclamações sobre a votação. Muitos candidatos alegam que as eleições foram fraudadas.

Foram para o segundo turno a candidata da oposição, ex-primeira-dama e senadora, Mirlande Manigat, e o candidato governista Jude Celestin.