Instituto Ricardo Brennand

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Raul Jungmann foi o único pernambucano a votar contra aumento de salários dos deputados

Raul Jungmann foi o único pernambucano
 a votar contra aumento de salários dos deputados
Entre a bancada federal pernambucana, apenas o deputado federal Raul Jungmann (PPS) votou contra o regime de urgência para aprovar o reajuste salarial dos parlamentares em 62%, ou seja, elevou os vencimentos dos parlamentares dos atuais R$ 16.512,09 para R$ 26.723,13.

Jungmann não disputou as eleições para a Câmara Federal porque foi candidato ao Senado pela chapa das oposições em Pernambuco. "Não é porque estou saindo da Câmara que votei contra. Acho uma diferença muito grande entre o salário dos deputados e o assalariado. Acho abusivo", disse Jungmann.

Para referendar o discurso, o pós-socialista rememorou a tentativa de aumento dos salários dos deputados, em 2005, quando uma intervenção dele próprio, Fernando Gabeira (PV-RJ) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) conseguiram barrar a proposta de aumento de 91%. Os três entraram com recurso no Supremo Tribunal Federal e conseguiram impedir o reajuste. "O salário do trabalhador precisa entrar em sintonia com o do deputado. Afinal de contas, os trabalhadores é que são os eleitores", alertou.

Na ocasião, a ação dos deputados conseguiu que a aprovação do aumento também fosse decidida pelo plenário, e não só pela Mesa Diretora. "Em 2005, a Mesa Diretora queria aprovar mediante uma sessão espírita", lembrou.

A Câmara tem 513 deputados. O placar foi de 279 deputados a favor, 35 contra, e três abstenções. Horas depois, o Senado também aprovou o reajuste. A bancada pernambucana tem 25 deputados, dos quais 13 votaram.


Segue lista com 13 deputados pernambucanos a votarem:

Contra: Raul Jungmann (PPS)

A favor do aumento:

Ana Arraes (PSB)
Bruno Rodrigues (PSDB)
Carlos Eduardo Cadoca (PSC)
Eduardo da Fonte (PP)
Fernando Coelho Filho (PSB)
Fernando Ferro (PT)
Gonzaga Patriota (PSB)
José Mendonça Bezerra (DEM)
Maurício Rands (PT)
Pedro Eugênio (PT)
Raul Henry (PMDB)
Wolney Queiroz (PDT)