Instituto Ricardo Brennand

sábado, 18 de dezembro de 2010

Ciclone "Petra" traz neve e caos à Europa

Pelo menos três morreram na Alemanha em acidentes rodoviários causados por mau tempo. Suspensão de aulas e cancelamento de voos são outras consequências. Paris mobiliza tanques militares no combate à massa gelada.

Bombeiros trabalham em estrada no estado de Brandemburgo

O ciclone "Petra" atravessou a Alemanha, vindo do Noroeste, trazendo muita neve, geada e ventos de até 85 quilômetros por hora. Este início de inverno, adiantado e excepcionalmente rigoroso, continua dificultando o trânsito nas estradas, ferrovias e aeroportos, gerando caos no país.

No estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, os engarrafamentos rodoviários chegaram a somar 185 quilômetros, e houve uma interdição temporária para os caminhões de mais de 7,5 toneladas.

Na Baviera, três pessoas morreram em acidentes de trânsito causados pelas condições meteorológicas. Técnicos da Defesa Civil Alemã (THW) precisaram fornecer bebidas quentes e alimentos aos motoristas dos veículos imobilizados nas estradas de várias partes do país.

As temperaturas ficaram, em média, entre -10ºC e -15ºC, com mínima de -24ºC em Haidmühle, Baviera. Em algumas partes da Baixa Saxônia, chegaram a cair até 20 centímetros de neve.

Da Deutsche Welle.