Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Resultados preliminares das eleições geram protestos no Haiti

Manifestantes tomaram as ruas de Porto Príncipe para contestar resultado da apuração, que indica segundo turno entre candidato do governo e ex-primeira-dama.


Protestos e manifestações turbulentas marcaram o anúncio do resultado do primeiro turno da eleição presidencial haitiana na noite desta terça-feira (07/12). Após a votação de 28 de novembro, a ex-primeira-dama Mirlande Manigat e o candidato do governo, Jude Celestin, irão para o segundo turno disputar a presidência do país.

Capital haitiana é palco
 de manifestações violentas
Barricadas de pneus queimaram durante a noite, enquanto jovens eram perseguidos por caminhões da polícia pelas ruas de Porto Príncipe. Vários incêndios atingiram pequenas lojas e tiros foram ouvidos nas ruas. Para tentar dispersar os manifestantes em diversos pontos da capital, foram usadas bombas de gás lacrimogêneo.

Segundo o Conselho Eleitoral Provisório do Haiti, Manigat conquistou 31,37% dos votos, Celestin somou 22,48% e Martelly teve 21,84%. Como nenhum deles alcançou 50% do eleitorado, a população irá às urnas novamente, na segunda rodada prevista para 16 de janeiro.

Os resultados oficiais preliminares foram declarados nove dias após as eleições presidenciais e legislativas, realizadas em meio a protestos, acusações de fraude e manifestações violentas no pobre país caribenho.

Da Deutsche Welle.