Instituto Ricardo Brennand

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fundador do WikiLeaks se entrega e é preso em Londres

Assange responderá na Suécia por
 quatro acusações, inclusive estupro
O fundador do site WikiLeaks, o australiano Julian Assange, foi preso na manhã desta terça-feira em Londres, após se entregar em uma delegacia de polícia.

Assange, 39, estava sendo procurado após a Suécia emitir contra ele um mandado de prisão internacional. Segundo um comunicado da polícia londrina, o fundador do WikiLeaks responderá na Suécia por quatro acusações feitas em agosto de 2010, inclusive uma de estupro. Assange nega.

O australiano provocou a ira do governo americano e de aliados em todo o mundo ao divulgar centenas de milhares de telegramas diplomáticos dos Estados Unidos, muitos sobre temas sensíveis. O grau de seriedade das informações vazadas varia de "trivial" a "beirando o crime", conforme as avaliações.

Empresas como a PayPal e a Amazon deixaram de prestar serviços ao site e, na segunda-feira, o banco suíço PostFinance congelou as contas de Assange. O site diz que a medida bloqueia 31 mil euros. Em comunicado, o WikiLeaks afirmou que Assange perdeu 100 mil euros em bens em uma semana.

Da BBC Brasil.