Instituto Ricardo Brennand

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Brasileiros acreditam que corrupção aumentou, aponta pesquisa

Uma pesquisa produzida pela organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional concluiu que 64% dos entrevistados no Brasil acreditam que a corrupção no país aumentou nos últimos três anos.

No levantamento Barômetro Global de Corrupção 2010, o Brasil aparece na 32ª colocação em um ranking de 86 países que avalia a percepção dos cidadãos sobre o aumento da improbidade no setor público. Próximo dos brasileiros, estão os italianos (65%), lituanos (63%) e os sul-africanos (62%). A lista é liderada por um país africano: no Senegal, 88% dos entrevistados acham que a prática da corrupção aumentou.

A avaliação revela que os entrevistados no Brasil observam que a situação é mais grave nos partidos políticos, nos legislativos e nas polícias estaduais.

A Transparência Internacional encomendou a pesquisa para o Ibope, que ouviu mil pessoas durante o mês de junho deste ano.

A margem de erro do levantamento tem variação de 2,18% e 4,4%. Por outro, não foram muitos os brasileiros que reconheceram a prática de algum ato de corrupção no dia a dia: apenas 4% admitiram algum gesto do tipo, como pagar "uma cerveja"para escapar de uma multa.