Instituto Ricardo Brennand

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nobel da Paz iraniana critica visita de Lula e pede que Dilma não use véu

A vencedora do Nobel da Paz de 2003, a iraniana Shirin Ebadi, criticou o presidente Lula por negligenciar seus pedidos de defender os que sofrem com o regime islâmico. 
Shirin Ebadi, Nobel da Paz 2003
Segundo ela, Lula teria ignorado o pedido da Organização Mundial do Trabalho de libertar um líder sindical, preso há cinco anos no Irã.

"Lula visitou Teerã, abraçou o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, deu um beijo no rosto e foi embora. Parece que se esqueceu das pessoas que morrem e são presas no Irã", criticou.

Além de alfinetar Lula, Shirin também pediu que, caso Dilma Rousseff visite o país, não use o véu para encobrir a cabeça, como uma ação para defender os direitos femininos.

"Todas as mulheres, muçulmanas ou não, que chegam ao Irã têm que cobrir a cabeça. Alguém tem que mostrar ao governo do Irã que esta lei não é correta".

A presidente eleita vai susbstituir Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de janeiro de 2011, mas não comentou sobre suas relações com o Irã, bem como se usará ou não o véu durante a visita ao Irã.