Instituto Ricardo Brennand

domingo, 14 de novembro de 2010

Dione Brito de Oliveira, a mais linda Miss Brasil Mundo que já teve

O Maracanãzinho inteiro gritava Dione, Dione, Dione!
Depois de sagrar-se Miss Pernambuco, Dione Brito de Oliveira foi inscrita no Miss Brasil 1959, tendo ido ao Rio de Janeiro, então capital federal, como uma das grandes favoritas ao título. 

Entretanto, em seu caminho havia outra belíssima miss: Vera Ribeiro, Miss Vila Isabel e Miss Distrito Federal.

Entre os 36 vestidos confeccionados pelo costureiro Marcílio Campos,
formado em Paris, Dione escolheu o mais deslumbrante,
 um que custou nada menos de 70 mil cruzeiros.
Na realidade, a disputa pela coroa da mais bela do Miss Brasil estava sendo travada entre a representante do Flamengo, Denise Rocha de Almeida, que chegou a preparar, antecipadamente, seu guarda roupa para se apresentar no concurso Miss Universo, tamanha confiança; Dione Brito de Oliveira, a pernambucana de São Bento do Una, que havia levado para o Rio de Janeiro trinta e seis vestidos confeccionados pelo inesquecível Marcílio Campos; e, pela representante do antigo Distrito Federal, Vera Regina Ribeiro Secco.

Vera Regina Ribeiro Secco coroada Miss Brasil 1959.
Dione Oliveira recebeu o título de Miss Mundo Brasil 1959.
20 de junho de 1959, Rio de Janeiro. Apesar de o Maracanãzinho inteiro aplaudir e gritar o nome de Dione Oliveira, desejando que ela fosse a miss escolhida, quem foi eleita Miss Brasil 1959, foi a linda Vera Regina Ribeiro Secco, representando o Distrito Federal. Dione ficou em segundo lugar. Há quem diga que Vera Regina venceu Dione Oliveira pelo simples fato de o concurso ser realizado no Rio de Janeiro, prevalecendo, assim, o bairrismo do corpo de jurados. 

Dione de Oliveira, a segunda colocada no concurso Miss Brasil, confessou à Manchete que tem “inveja” de Vera Ribeiro, vencedora do certame. Leia a matéria.

"A representante pernambucana, que foi a mais festejada de todas as misses estaduais, alinhou uma enorme fieira de razões plausíveis para justificar o seu ressentimento, aliás muito mais admiração por Vera Ribeiro do que propriamente inveja.

É que Dione deixou Caruaru, pequena cidade do interior de Pernambuco, perfeitamente equipada para enfrentar o júri, levando para o Rio de Janeiro cabeleireiro, massagista, costureiro, maquilador e uma acompanhante.

Na grande noite do desfile decisivo no Maracanãzinho, Dione de Oliveira passeou no tablado o delicioso produto dos seus técnicos particulares de beleza.
Dione Oliveira ladeada por Marcílio Campos e sua maquiladora.
(Foto: Jáder Neves, MANCHETE, 11/07/1959)
Entre os 36 vestidos confeccionados pelo costureiro Marcílio Campos, formado em Paris, escolheu o mais deslumbrante, um que custou nada menos de 70 mil cruzeiros.

Os aplausos de 40 mil mãos encheram os ouvidos de Dione e lhe deram a certeza de um reinado conquistado. Mas, finalmente, desfilou Vera Ribeiro, candidata de Vila Isabel, sem equipe de beleza. Pouco depois, era eleita Miss Brasil.

E Dione de Oliveira, mesmo recebendo como prêmio ao seu capricho o direito de concorrer ao título de Miss Mundo, em Londres, chorou no ombro de sua severa acompanhante.

(Aluízio Flôres, revista MANCHETE, 11/07/1959)


Dione Oliveira, a miss de São Bento do Una, de Caruaru, de Pernambuco e do Brasil, agora tinha que voar mais alto em busca da coroa de Miss Mundo, que aconteceria em 10 de novembro, em Londres, Inglaterra.


============================

Esse trabalho só foi possível graças aos excelentes sites de Daslan Melo Lima, de Timbaúba, e de Fernando Machado, ambos apaixonados pela beleza de Dione, que eternizaram em seus sites (Passarela Cultural e Fernando Machado) tudo sobre a linda miss Dione Brito de Oliveira, que nasceu em São Bento do Una e que tão bem representou Caruaru, Pernambuco e o Brasil nos mais diversos concursos de misses.

Site de Daslan Melo Lima: http://passarelacultural.blogspot.com/