Instituto Ricardo Brennand

domingo, 14 de novembro de 2010

Dione Brito de Oliveira, a Miss Pernambuco 1959

Sábado, 23 de maio de 1959, esse foi o dia em que começou a trajetória de uma das mais lindas misses que já surgiu no Brasil: Dione Brito de Oliveira.

Naquela noite, já distante meio século, Recife parou para conhecer a Miss Pernambuco. O palco da festa de escolha da nova miss era o tablado do Clube Português do Recife, ainda hoje existente.

As favoritas ao título eram as representantes do Clube Português, Mariluce Cavalcanti Albuquerque, e a do Clube Náutico Capibaribe, Maria Edilene Torreão.

Dione Brito de Oliveira, até então tida apenas como mais uma participante do Concurso Miss Pernambuco, ao pisar o palco do Clube Português surpreendeu a todos pela sua graciosa beleza e pela sua enorme simpatia, fatores estes que levaram-na a ser eleita Miss Pernambuco 1959, o que já era um fato extraordinário para uma moça saída da pequena cidade de São Bento do Una, sua terra natal, e que estava representando com galhardia não só o Clube Intermunicipal de Caruaru, mas a própria Caruaru, terra onde estudava e que a acolheu com tanto carinho.      

A miss Clube Português, Mariluce Cavalcanti Albuquerque, ficou em segundo lugar, e a miss Clube Náutico Capibaribe, Maria Edilene Torreão, em terceiro lugar. A sãobentense Dione Brito de Oliveira era a Miss Pernambuco 1959!
Dione Oliveira, Hemê Pessoa e Mariluce Cavalcanti (Fotos: Arquivo)

Participaram do concurso ainda as jovens Nelly Limeira (Cabanga), Josefina Barreto (Aero Clube de Pernambuco), Maria Lúcia Duarte (América Futebol Clube).

A comissão julgadora foi composta do deputado Tabosa de Almeida, coronel Álvaro Ferraz, senhora Penha Emerenciano, Célia Vasconcelos, professor Lourival Vilanova, o advogado Alfredo Vieira de Melo, o teatrólogo Alfredo de Oliveira, além das senhoras Marcos Fonseca e Fernando Bandeira de Mello.

Na disputa do Miss Pernambuco, Dione Oliveira usou um modelo assinado pelo estilista Marcilio Campos.
Numa festa em homenagem a Dione Oliveira,
aparecem Fernanco Cascudo, o cantor Francisco Carlos,
 Marcilio Campos e Hemê Pessoa.
Em São Bento do Una, pelas ondas curtas da Rádio Jornal do Comércio e da Rádio Clube de Pernambuco, o resultado ecoou como uma bomba e foi motivo de muitas comemorações, enchendo de orgulho os seus pacatos moradores que, de ali em diante, quando perguntados de onde eram, diziam que eram da terra da Miss Pernambuco!

Dirceu Oliveira
Dione Brito de Oliveira, filha de tradicional família sãobentense, teve como pai Dirceu Valença de Oliveira que, por duas vezes (1936 e 1946), foi prefeito de São Bento do Una.

Ainda hoje são muitos os familiares de Dione que moram em São Bento do Una, dentre eles Valdemy José de Oliveira Brito (Valdemy do Clube), Jomar Brito Lins (Jomar do Cartório).




============================

Esse trabalho só foi possível graças aos excelentes sites de Daslan Melo Lima, de Timbaúba, e de Fernando Machado, ambos apaixonados pela beleza de Dione, que eternizaram em seus sites (Passarela Cultural e Fernando Machado) tudo sobre a linda miss Dione Brito de Oliveira, que nasceu em São Bento do Una e que tão bem representou Caruaru, Pernambuco e o Brasil nos mais diversos concursos de misses.

Site de Daslan Melo Lima: http://passarelacultural.blogspot.com/