Instituto Ricardo Brennand

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Brasil diz que está pronto para colaborar com paz no Sudão

Tropas da Onu no Sudão
País participa, nesta terça-feira, de debate sobre situação da nação africana, que realizará dois referendos em janeiro; governo enviou secretário-geral do Itamaraty, Antônio Patriota, para discursar na sessão.

O Brasil ao lado dos outros 14 países-membros do Conselho de Segurança participa, nesta terça-feira, de um debate sobre o futuro do Sudão.

A nação do centro-leste da África realizará dois referendos para decidir sobre o status futuro do sul e a pertença da província central de Abyei, rica em recursos naturais.

Posições

O governo brasileiro enviou para o debate o secretário-geral do Itamaraty, o embaixador Antônio Patriota. A embaixadora junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti, disse à Rádio ONU que o país está pronto para dar sua contribuição.

"O Brasil participa desses esforços como membro do Conselho de Segurança neste momento. Participaremos com a presença do secretário-geral das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e essa será uma oportunidade para reiterarmos as nossas posições", afirmou.

Críticas ao Brasil

A oposição haitiana vem criticando a omissão do Brasil no socorro às vítimas do cólera naquele país, especialmente porque, segundo autoridades locais, teriam sido os soldados da ONU comandados pelo Brasil que teriam introduzido o cólera.

Da Unmultimedia.