Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Rio vai ganhar sirenes para alerta sobre chegada de tempestades

Foto: Reprodução de InternetO Rio de Janeiro vai receber, esta semana, sirenes para alertar os moradores sobre a aproximação de fortes chuvas, conforme informou o prefeito Eduardo Paes. O Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, será a primeira comunidade a receber o equipamento.

Ao todo, 60 sirenes serão instaladas em favelas cariocas nas próximas semanas, porém, elas só serão acionadas em caso de alerta máximo.

Paes ainda disse que 1.875 agentes comunitários receberam um celular para serem acionados pela Defesa Civil e espalhar o alerta em 25 comunidades que estão localizadas em áreas de risco.

"Os presidentes de associações de moradores conhecem suas áreas como a palma da mão. E esses agentes comunitários cobrem uma área em que estão a metade dos imóveis do Rio em áreas de risco", disse Paes.

A sirene pode ter um papel fundamental para alertar a população sobre a chegada de temporais, fazendo com que os moradores evadissem para outras áreas, evitando tragédias.

Foi o caso de Areal, na Região Serrana, onde foi emitido um aviso sonoro fazendo com que moradores se protegessem. Com isso, as equipes de resgate encontraram somente um corpo em meio à tragédia provocada pelas chuvas.