Instituto Ricardo Brennand

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Marcelo Pinheiro Fonseca é resgatado após 16 horas sob escombros em Teresópolis

Matéria do Fantástico

Na semana marcada pelo maior desastre natural da história do Brasil, quando mais de 600 pessoas morreram na Região Serrana do Rio de Janeiro, o Fantástico traz cenas de um resgate que parece milagroso.


Um barulho foi ouvido nos escombros, e começa a escavação. Debaixo de quatro metros de terra, surge uma cabeça. Depois, é possível ver as costas. E vem a surpresa: o homem está respirando. Todos comemoram o resgate do trabalhador da indústria Marcelo Pinheiro Fonseca.

As imagens foram feitas pelo jornalista Luciano Zimbrão. Quando chegou ao local, o bairro Espanhol de Teresópolis, ele começou a filmar sem saber que estava prestes a registrar um resgate espetacular. “Diante do cenário que está aqui, saber que ele estava vivo era uma grande alegria”, diz o jornalista, emocionado.

Por coincidência, o sobrevivente é um velho amigo. “Marcelo é amigo de infância. Ele vai nos aniversários do meu filho de cinco anos”, comentou Luciano.

Segundos os relatos, no local havia dez casas. Marcelo estava cuidando de uma delas que pertence à irmã. Quando o morro desabou na madrugada de quarta-feira (12), ele correu para fora, mas foi alcançado pela lama. Marcelo passou 16 horas sob os escombros. Havia quatro metros de terra acima dele.

Depois do resgate, Marcelo foi levado para o hospital para ficar em observação. “Na terça-feira, eu acordei umas 3h20. Escutei trovões e falei: ‘está muito forte’. Fui até fundos da casa, por dentro. Quando abri a janela, só escutei aquilo. Aí eu corri, só foi a conta de eu correr. Quando eu cheguei na porta da frente, foi algo tão forte, que só vi os pedaços de pau, pedra voando e aquele vento forte me jogando de frente. Se eu tivesse dormindo, eu teria morrido”, relatou Marcelo.