Instituto Ricardo Brennand

sábado, 1 de janeiro de 2011

A primeira presidente: Dilma recebe faixa de Lula

Foto: Agência Brasil

O Brasil tem pela primeira vez em sua história uma mulher presidente da República.

Dilma Vana Rousseff recebeu das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva, agora ex-presidente do país, a faixa que simboliza a posse oficial do cargo mais importante da nação.

Num dia emocionante, brasileiros acompanharam detalhes da posse de Dilma.

Chefes de Estado também estiveram presentes para as primeiras formalidades com o país que pode ser dentro de pouco tempo a quinta maior economia do planeta.

A longa cerimônia começou no início da tarde deste sábado, quando Dilma foi rumo ao Congresso Nacional desfilando no carro fechado debaixo de muita chuva. Lá, assinou o documento com o vice Michel Temer e foram nomeados oficialmente. Dilma discursou, falando sobre os compromissos que terá com o Brasil nos quatro anos que virão.

Depois das formalidades, Dilma voltou a desfilar no carro, desta vez com ele aberto, já que a chuva finalmente tinha dado uma trégua para o momento histórico ser registrado com mais nitidez.

Ao lado da filha Paula Rousseff, o pequeno percurso foi um dos mais emocionantes e que o povo mais pode participar e vê-la mais de perto.

Foto: Agência Brasil

Dilma finalmente foi levada até Lula, subindo a rampa ao lado de Michel Temer. Depois de um abraço caloroso entre o ex-presidente e a atual chamou a atenção. Minutos depois, Lula passou a faixa para Dilma. Novamente, ela começou a discursar, voltando a dizer que vai governar para todos os brasileiros.