Instituto Ricardo Brennand

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Hoje tem início a 173ª Festa do Bom Jesus



Com o tema "Sob a luz do Bom Jesus caminhemos na sua luz", e orientação dos Padres José Bento de França, Dorgival Nicácio de Araújo e Gabriel Belo Cavalcante, tem início na noite de hoje, 28, a 173ª Festa do Bom Jesus dos Pobres Aflitos, de São Bento do Una, indo até o dia 07 de janeiro com extensa programação religiosa dedicada a todos os sãobentenses e visitantes.

Iniciada em 1837, a Festa de Reis de São Bento do Una nunca sofreu nenhuma paralisação. Pelo contrário, ano após ano, o número de fieis que acompanha o novenário, as missas e participa da Procissão do Bom Jesus é maior, bem maior que no ano anterior, o que a torna na mais tradicional Festa de Padroeiro de todo o Agreste de Pernambuco e numa das mais importantes de todo o Nordeste do Brasil.

Festa do Bom Jesus: 6 de janeiro de 1930

No período de 28 de dezembro a 07 de janeiro, dezenas de milhares de turistas oriundos de todo o Brasil visitam São Bento do Una, a fim de conhecer a festa e participar das celebrações religiosas e dos eventos profanos da mesma. 

Além da enorme quantidade de turistas que visitam a cidade, São Bento do Una recebe nesse período outra grande quantidade de pessoas: os "filhos ausentes", que espalhados pelos quatro cantos do Brasil por força das circunstâncias, quando meados de dezembro chega, estejam onde estiverem, largam tudo e voltam galopando para o torrão natal, pois só aqui é que cada um encontra a sua verdadeira história de vida.

Como seria bom se as nossas praças e ruas tivessem essas câmeras modernas, que filmam tudo, pois elas filmariam o reencontro dos filhos ausentes com os seus familiares e amigos, cada um dando o seu abraço efusivo e contando a sua história, deixando tudo registrado para as gerações futuras.

O filho ausente vem de longe para se reencontrar com
o Bom Jesus e rever os símbolos de sua terra
São Bento do Una é como uma “terra prometida” por Deus, própria dos sãobentenses que nasceram aqui e dos que a adotaram-na, e têm símbolos tão significativos para o seu povo quanto os símbolos dos cariocas, parisienses e londrinos.


Se o Rio de Janeiro tem o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Corcovado, São Bento do Una tem o Grongonzo, a Matriz do Bom Jesus e o Serrote do Gado Bravo. Se Paris tem a Torre Eiffel, São Bento do Una tem o Açude Velho. Se Londres tem o Big Ben, São Bento do Una tem o Rio Una.

Participar da Festa do Bom Jesus – a chamada Festa de Reis é, com certeza, obter de Deus a remissão de todos os pecados. Por isso, caro internauta, não esqueça o último verso do Hino do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, que diz:

Prostrados todos por terra, com os corações contritos, peçamos misericórdia ao Bom Jesus dos Aflitos.

Participe!
J. Veloso