Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Submarino nuclear brasileiro é elefante branco, avaliam EUA

Dois telegramas produzidos pela Embaixada dos EUA em Brasília no início de 2009 fazem duras críticas à Estratégia Nacional de Defesa lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2008.

Submarino de Lula da Silva é levado
na gozação pelos americanos

Em um desses dois despachos aos quais a Folha de S.Paaulo teve acesso, ambos assinados pelo então embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel(foto), há uma contestação sobre como as Forças Armadas brasileiras serão empregadas no futuro, sobretudo na proteção do mar territorial do país por causa da descoberta das reservasde petróleo da camada do pré-sal.

"Não há (...) informação sobre as possíveis ameaças a áreas de reserva de petróleo e a que a Marinha terá de responder contra-atacando, tornando difícil, por exemplo, avaliar a declaração contida na estratégia de que um submarino nuclear será necessário para proteger essas instalações", diz o telegrama, datado de 9 de janeiro de 2009.
Para americanos, submarino de Lula da Silva
é um elefante branco

A diplomacia norte-americana classifica como "consistente" o objetivo de modernizar o setor militar no Brasil, mas faz então uma ressalva: "Deixando de lado elefantes brancos politicamente populares como o submarino movido a energia nuclear".