Instituto Ricardo Brennand

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Copa do Mundo será na Rússia em 2018 e no Catar em 2022

A decisão da Fifa favorece dois países que ainda não receberam o torneio. Entretanto, jurista vê possibilidade de a decisão ser anulada devido à suspensão de dois dirigentes do Comitê Executivo da federação.


A Rússia e o Catar vão sediar as Copas do Mundo de 2018 e de 2022, respectivamente. As candidaturas dos dois países foram escolhidas pelo Comitê Executivo da Fifa e anunciadas pelo presidente da federação, Joseph Blatter, nesta quinta-feira (02/12) em Zurique, na Suíça. Os dois países sediarão o torneio pela primeira vez.

Concorriam com a Rússia as candidaturas de Espanha/Portugal, Inglaterra e Bélgica/Holanda. Para a Copa de 2022, foram preteridas as candidaturas dos Estados Unidos, da Austrália, da Coreia do Sul e do Japão.

Chama a atenção a diferença de tamanho entre os dois países escolhidos. No caso da Rússia, as grandes distâncias entre as cidades-sede são apontadas como um dos principais problemas dos organizadores, já que o sistema de transportes do país é precário. Dos 16 estádios previstos, 13 necessitam ser construídos ou completamente reformados. O custo estimado é de 3,82 bilhões de dólares.

Já no caso do Catar as distâncias não são um problema. O pequeno emirado terá 12 estádios distribuídos por sete cidades, sendo que cinco delas se encontram em um raio de 25 quilômetros. Lá o custo estimado com a construção de estádios é de 2,87 bilhões de dólares. Um dos principais problemas dos organizadores são as altas temperaturas, que podem chegar a 50ºC.

Da Deutsche Welle.