Instituto Ricardo Brennand

domingo, 28 de novembro de 2010

Haiti vai às urnas em meio ao caos

Eleitores haitianos vão às urnas neste domingo eleger um novo presidente e novos congressistas, pouco menos de um ano após o terremoto que deixou mais de 200 mil mortos, 2 milhões de desabrigados e 90% dos prédios públicos sob os escombros.


Os destroços ainda são visíveis no país, e centenas de milhares de pessoas seguem vivendo em abrigos precários e sem higiene, situação que abriu caminho para outra tragédia haitiana: a epidemia de cólera que matou 1,5 mil pessoas nas últimas semanas e que deve atingir estimadas 400 mil pessoas.

Nesse cenário, os cidadãos se dividem entre a apatia e a esperança por avanços. O haitiano Wagnel Laurent, professor de inglês em Porto Príncipe, disse que está otimista, “mas muitas pessoas acham que é impossível” que as eleições tragam mudanças ao Haiti, país com alto índice de percepção de corrupção. Ele próprio não poderá votar, porque perdeu seu título de eleitor no terremoto. E, na lista oficial de 4,7 milhões de eleitores registrados, há muitos nomes de pessoas que não sobreviveram aos tremores de 12 de janeiro.