Instituto Ricardo Brennand

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Há dez anos a Holanda aprovava a eutanásia

Há exatos dez anos a Holanda aprovava a lei da eutanásia. Com isso, foi o primeiro país a permitir a assistência médica para pôr fim à vida.

A Holanda gosta de se ver como país modelo. Em 2001, o então prefeito de Amsterdã, Job Cohen, celebrou o primeiro casamento gay enquanto o mundo observava. Desde então, mais de dez países incorporaram o casamento gay a suas leis.

Eutanásia, direitos e controvérsias

No ano 2000, a Holanda foi o primeiro país a aprovar a eutanásia. Esta lei holandesa também ganhou atenção mundial, mas não houve admiração. Depois da Holanda, apenas dois outros países deram o mesmo passo: a Bélgica, em 2002, e Luxemburgo, em 2009.
Discussão

“Trata-se, no caso da eutanásia, de importantes questões de ética-médica, portanto outros países não podem simplesmente adotar a mesma lei holandesa”, diz Walburg de Jong, da associação para a eutanásia voluntária.

“Na Holanda, discutiu-se o assunto por 30 anos antes da lei ser aprovada. A discussão teve início com os cidadãos e acabou na política. Curiosamente, na Bélgica aconteceu exatamente o oposto dois anos depois. Lá havia um governo que também propunha uma lei assim, então a lei da eutanásia lá veio de cima para baixo.”

Além dos países Benelux, a eutanásia também é prevista em lei na Suíça e nos estados norte-americanos do Oregon, Washington e Montana. Mas há uma diferença: lá um médico pode dar os remédios a alguém que queira pôr fim à própria vida, mas terminar ativamente com a vida de um paciente, por exemplo, administrando uma dose muito alta de morfina, não é permitido.

De Nederland Wereldomroep.