Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Redução de novas infecções marca Dia Mundial de Luta contra a Aids

Números de pessoas infectadas pelo HIV em 2009 foi 19% menor do que no mesmo período dez anos atrás. Ainda assim, o vírus se espalha em ritmo alarmante. Sete mil novos casos são registrados por dia em todo o mundo.


Em 2010, o 1° de dezembro, Dia mundial de Luta contra a Aids, ganha um novo fôlego. O relatório sobre a epidemia divulgado pela Unaids mostra que o número de infecções pelo vírus HIV caiu quase 20% nos últimos dez anos.


O estudo da Unaids, programa das Nações Unidas que coordena a campanha de combate à aids, ressalta um fato inédito: pela primeira vez, a queda do número de novas infecções está ligada à disseminação do conhecimento sobre o HIV.

O relatório publicado pouco antes do dia mundial de combate à epidemia indica que, em 2009, aproximadamente 2,6 milhões de pessoas se infectaram. O número é 19% menor do que os 3,1 milhões estimados em 1999 e 21% inferior ao ano de pico de novos infectados, 1997.

Número de novos casos se estabilizou
em pelo menos 56 países, diz Unaids
 Para a Unaids, os dados positivos também refletem alterações em normas sociais e a adoção de uma conduta sexual mais segura. "Há evidências de que os programas de prevenção estão produzindo resultados significativos", diz Michel Sidibé, diretor-executivo da entidade.

As campanhas de prevenção parecem seguir um bom rumo, mas ainda há motivos para alerta: "mais de 7 mil novos casos de infecção por dia ainda é algo inaceitável", brada Sidibé.