Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

No Maranhão, Lula se irrita com pergunta sobre família Sarney

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com irritação ao questionamento feito por um jornalista durante a inauguração da hidrelétrica de Estreito, no interior do Maranhão.

O repórter perguntou a respeito do domínio da família Sarney no estado nordestino, se a visita do presidente era uma forma de "agradecer o apoio da oligarquia Sarney".


Ele achou a pergunta "preconceituosa" e disse que o jornalista deveria "se tratar": "O presidente Sarney é presidente do Senado... Preconceito é uma doença. O Senado é uma instituição autônoma diante do Poder Executivo, da mesma forma, o Poder Judiciário. O Sarney colaborou muito para a institucionalidade. Você tem de se tratar, quem sabe fazer uma psicanálise para diminuir o preconceito", afirmou, de acordo com o jornal "O Estado de São Paulo".

A presidente eleita Dilma Rousseff e a governadora reeleita do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) estavam presentes na cerimônia.

Lula ainda citou o humorista Tiririca (PR), cuja eleição para deputado federal está em questionamento na Justiça Eleitoral de São Paulo por suspeita de analfabetismo: "Se você tiver de fazer algum protesto vai para o Amapá, porque foi lá que o povo elegeu Sarney. E vai para São Paulo, porque o povo elegeu Tiririca. Na medida em que a pessoa é eleita e toma posse, ela passa a ser uma instituição e tem de ser respeitada".