Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PF desarticula esquema de desvio de verbas federais em 20 municípios baianos

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, prendeu, nesta quarta-feira, 10, pelo menos 30 pessoas em todo o estado, como resultado da Operação Carcará da Bahia, contra desvio de verbas federais e fraude em licitações, que resultaram em um prejuízo de R$ 60 milhões ao erário.


Sete prefeitos estão envolvidos, sendo que os administradores de Aratuípe, Cafarnaum, Itatim, Lençóis e Elísio Medrado já estão presos.

A PF ainda não confirmou as prisões dos prefeitos de Santa Terezinha e Utinga. As prefeituras de Salvador e Feira de Santana não foram investigadas. Os nomes dos administradores não foram divulgados pela PF.
Os detidos estão sendo encaminhados para Salvador e cinco deles já estão na sede da PF, em Água de Meninos. Ao todo, foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão, 45 de prisão temporária e um de prisão preventiva, em 20 municípios baianos além da capital.

Segundo informações da PF, esta é a maior operação realizada em toda a história do órgão, e envolveu 450 policiais federais desde às 5h desta quarta-feira. De acordo com a PF, além dos prefeitos, estão envolvidos servidores públicos municipais e empresários.

Leia mais em A Tarde.