Instituto Ricardo Brennand

domingo, 2 de janeiro de 2011

No Angelus deste domingo, Papa deplora vivamente atentado de Alexandria e a violência contra os cristãos do Iraque

O atentado cometido na noite de Ano Novo, em Alexandria, no Egipto, à saída de uma igreja copta provocando a morte de 21 fiéis e ferindo dezenas deles, foi vigorosamente deplorado pelo Papa neste domingo ao meio-dia, por ocasião do Angelus, com os fiéis congregados na Praça de São Pedro.

Este vil gesto de morte, como também o de colocar bombas agora até mesmo junto das casas dos cristãos no Iraque para os obrigar a partir, ofende Deus e a toda a humanidade, que precisamente ontem rezou pela paz e iniciou com esperança um novo ano. Perante esta estratégia de violência que toma como alvo os cristãos, e tem consequências sobre toda a população, rezo pelas vítimas e seus familiares e encorajo as comunidades eclesiais a perseverarem na fé e no testemunho de não violência que nos vem do Evangelho.”, disse Bento XVI.

Neste contexto, Bento XVI recordou também os “numerosos agentes pastorais assassinados em 2010 em várias partes do mundo”:

A eles vai igualmente a nossa afetuosa recordação diante do Senhor. Permaneçamos unidos em Cristo, nossa esperança e nossa paz!

De Oecumene.