Instituto Ricardo Brennand

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estudos revelam que Haiti pode sofrer novo terremoto

Especialistas disseram, neste domingo, que o Haiti pode sofrer com novos abalos. Segundo eles, o terremoto que ceifou cerca de 300 mil vidas, em janeiro, teria sido causado por uma falha geológica diferente da considerada inicialmente. Devido à pressão acumulada, a região ainda corre risco de sofrer com outros tremores.



"Muito trabalho precisa ser feito para identificar e quantificar fontes potenciais de terremotos na ilha, onde a vulnerabilidade a tremores deve permanecer alta num futuro próximo, declarou um dos especialistas.
Um outro estudo desenvolvido por um centro de pesquisa geológica da Califórnia, observou que grandes marcas foram deixadas na superfície por dois terremotos, ocorridos no sistema de falhas Enriquillo-Plantain Garden, nos anos de 1751 e 1770. Porém, o terremoto deste ano não teria deixado vestígios, e por isso, os pesquisadores acreditam que a tensão acumulada pode não ter sido liberada.

"A ausência de ruptura na superfície é incomum", disse a líder do estudo, Carol Prentice, afirmando que o Haiti continua ameaçado por um novo tremor.