Instituto Ricardo Brennand

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dilma: Ou Brasil segue em frente ou vai serra abaixo

Na maratona em que se converteu a reta final da eleição, Dilma Rousseff percorreu três Estados do Nordeste nesta terça (26): Ceará, Pernambuco e Bahia.

É no Nordeste que Dilma amealha sua maior quantidade de votos. Ali, segundo o Datafolha, sua vantagem sobre Serra é de 37 pontos: 64% a 27%.

No périplo desta terça, Dilma não contou com a companhia do patrono Lula. Foi ciceroneada por governadores aliados, todos reeleitos no primeiro turno. 
Dilma, ao final de carreata em Caruaru:
'País segue em frente ou vai Serra abaixo' 
No Ceará, primeiro estágio da viagem, percorreu as ruas da capital, Fortaleza, em carro aberto. Ao seu lado, o governador Cid Gomes (PSB).

Deu-se em Pernambuco, segunda escala, a apoteose do dia. No Estado natal de Lula, Dilma mediu asfalto no município de Caruaru.

Ciceroneada pelo governador Eduardo Campos (PSB), a candidata entusiasmou-se com a multidão. E decidiu fazer um comício relâmpago ao final do percurso.

Despejou sobre o microfone uma provocação. Converteu o nome de seu oponente em acidente geográfico: "No dia 31, ou o Brasil segue em frente ou segue serra abaixo".

À noite, o jatinho particular que serve de meio de transporte a Dilma pousou em Vitória da Conquista (BA).

Trata-se da única cidade em toda a Bahia em que José Serra prevaleceu sobre ela no primeiro turno.

Serra, aliás, já passou pelo município. Realizou ali sua primeira viagem do segundo turno. Brincou com o nome da cidade. Disse: Vim buscar a “conquista da Vitória”.