Instituto Ricardo Brennand

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Termina o resgate de todos os 33 mineiros no Chile

O resgate cinematográfico dos 33 mineiros soterrados no Chile terminou na noite desta quarta-feira com muito sucesso, quando todos os trabalhadores conseguiram sair praticamente ilesos da profundidade de quase 700 metros. E tudo foi realizado antes dos prazos estipulados pelas autoridades do país. O primeiro a sair, na madrugada desta quarta, exatamente quando o relógio marcava 0h11, foi Florencio Ávalos. O último, Luis Urzúa, saiu às 21h55.

Luis Urzúa, último minerador a ser resgatado
Quando as autoridades do Chile descobriram que todos os 33 trabalhadores estavam vivos, deram um prazo inicial de resgate de quatro meses. Ou seja, os soterrados só veriam suas famílias no Natal. Mas os trabalhos aconteceram de forma ainda mais rápida, e no final do dia 13 de outubro, todos já estavam a salvos com os parentes. 

O fim de semana foi de total expectativa, quando o governo anunciou que os resgates começariam. Cerca de mil jornalistas de diversas partes do mundo fizeram a cobertura. Quem esteve presente durante as mais de 20 horas de resgate, foi o presidente do país, Sebástian Piñera. Conforme os mineiros iam saindo da cápsula, ele estava lá, e de vez em quando discursava. 


Fonte: Sidnei Rezende.