Instituto Ricardo Brennand

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Apesar da derrota presidencial, PSDB faz maior número de governadores

Alckmim (SP) e Anastasia (MG)
A análise direta do mapa dos governadores eleitos nos estados (mais o Distrito Federal) aponta que os destaques foram o PSDB e PSB. Derrotados na eleição presidencial, os tucanos conquistaram os eleitores de oito estados: Alagoas (Teotônio Villela Filho), Goiás (Marconi Perillo), Minas Gerais (Antônio Anastasia), Pará (Simão Jatene), Paraná (Beto Richa), Roraima (José de Anchieta Júnior), São Paulo (Geraldo Alckmin) e Tocantins (Siqueira Campos). O PSDB venceu nos dois maiores colégios eleitorais do país, SP e MG.

O maior alidado dos tucanos, o Democratas (DEM), elegeu dois governadores: Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte) e Raimundo Colombo (Santa Catarina). com o total de dez governadores, a oposição vai governar cerca de 50% do eleitorado no país.

Da parte dos aliados da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), o PSB obteve um crescimento em comparação com as últimas eleições estaduais, em 2006: desta vez, elegeu governadores em seis estados: Amapá (Camilo Capiberibe), Ceará (Cid Gomes), Espírito Santo (Renato Casagrande), Paraíba (Ricardo Coutinho), Pernambuco (Eduardo Campos) e Piauí (Wilson Martins). O caso de Eduardo Campos é o mais emblemático: foi eleito no primeiro turno com recorde de votos entre os governadores.

O principal integrante da coalizão eleita, o PMDB, elegeu cinco governadores: Maranhão (Roseana Sarney), Mato Grosso (Sinval Barbosa), Mato Grosso do Sul (André Puccinelli), Rio de Janeiro (Sergio Cabral) e Rondônia (Confúcio Moura). Dois a menos que em 2006.

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai administrar cinco governos: Acre (Tião Viana), Bahia (Jacques Wagner), Distrito Federal (Agnelo Queiroz), Rio Grande do Sul (Tarso Genro) e Sergipe (Marcelo Déda).

No total, a base aliada elegeu 16 governadores.

Pelo menos um partido considerado como "nanico" no cenário político nacional elegeu um candidato: o Partido da Mobilização Nacional (PMN) terá Omar Aziz como governador do Amazonas.