Instituto Ricardo Brennand

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pelé, o maior jogador de todos os tempos, completa 70 anos neste sábado.

Se perguntarmos para cem pessoas qual foi o maior jogador do mundo, 99 vão responder: Pelé. Mesmo que não o tenha visto marcar nenhum de seus 1.283 gols - talvez só os antológicos, marcados nas Copas de 58, aos 17 anos, e 70 - ele é mundialmente considerado o Rei do Futebol e o Atleta do Século.
Pelé completa 70 anos em estilo de rei
Comentarista do jornalismo esportivo e que assistiu jogadores como Pelé, Garrincha e Leônidas da Silva jogarem, Luiz Mendes não tem dúvida: Pelé foi o maior de todos e hoje em dia não há quem chegue a seus pés.


Veja vídeo com Pelé

"O Pelé foi maior jogador do mundo por causa do comportamento pessoal que agradava a todos. Sempre foi muito cordial, era um homem completo, sempre muito profissional. Vou usar a frase do Johan Cruyff: 'Para surgir alguém como Pelé, só de cem em cem anos'. Depois ele se corrigiu, ainda bem. 'Talvez nunca mais'. Foi uma coisa fora do normal. Tecnicamente, tiveram jogadores que foram quase do nível dele. Garrincha não foi inferior a ele, mas não treinava, bebia muito. Não era profissional. Leônidas da Silva jogou uma barbaridade também. Houve jogadores tão bons como Pelé, mas não tinham tanta repercussão. Hoje em dia, não há um jogador que, de leve, chegue ao nível dele", contou.

Capitão do Tri

Companheiro de clube no Santos, na Seleção Brasileira e no New York Cosmos, Carlos Alberto Torres foi só elogios ao Rei. Para o capitão do Tri, não há mais o que provar, Pelé foi o melhor jogador da história do futebol.

Leia a matéria completa em Sidney Rezende.