Instituto Ricardo Brennand

sábado, 23 de outubro de 2010

Diocese de Guarulhos diz que Carta sobre aborto é 'documento oficial'

A diocese de Guarulhos confirmou neste sábado que produziu o conteúdo do material que traz mensagem contrária ao aborto e pedindo que fiéis não votem na candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

O bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que distribuiu o material, disse que o mesmo é um docomento oficial da Igreja, reconhecido pela regional Sul-1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou que a ação do bispo, que ganhou notoriedade nestas eleições ao pedir aos fieis que não votem em Dilma Rousseff, está "dentro da normalidade".

Bergonzini negou apoio a qualquer candidato, mas disse que tem o direito de desaconselhar o voto a quem defenda o aborto.

"Não acredito em partido político algum. Sou político, mas não sou partidário. O PT aceita o aborto até o 9º mês de gravidez. Tenho o direito como cidadão e o dever como bispo de alertar contra isso", declarou.

Segundo a diocese de Guarulhos, o texto do material impresso foi elaborado durante assembleia geral da Regional Sul-1, realizada em 03 de julho, que contou com a presença de 57 pessoas, entre bispos e leigos.