Instituto Ricardo Brennand

sábado, 11 de setembro de 2010

Danilo Cabral: um Deputado Federal forte para defender os interesses de São Bento do Una

Pernambucano de Surubim, no agreste do Estado, Danilo Cabral, 43 anos, é formado em Direito pela UFPE, com especialização em Direito Administrativo (UFPE) e em Administração Pública (UPE). Auditor concursado do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE), é filiado, desde 1995, ao (PSB) Partido Socialista Brasileiro, seu único vínculo partidário.
Danilo Cabral e Paulo Bodinho
recepcionam professores estaduais



Vereador mais votado do Recife pelo PSB e o terceiro mais votado da sua coligação (10.013 votos), teve um mandato pautado pela ética e transparência, tendo sido autor das Leis que criou a Ouvidoria da Câmara e que abriu as contas públicas do Município do Recife na internet.



Danilo Cabral nem sonhava ser candidato a deputado federal, mas já se destacava dentre o Secretariado de Eduardo Campos por sua pujança e vontade de trabalhar em favor da Educação de Pernambuco, renegada na administração anterior.

Encontro com professores
de São Bento do Una

 Bete Rodrigues e Célia Valença,
Gestoras das Escolas Rodolfo Paiva e José do Patrocínio Mota 
População sãobentense na recepção a Danilo Cabral
Ao assumir a Secretaria Estadual de Educação, literalmente sucateada, com as escolas caindo por cima de alunos, objeto de muitas reportagens da imprensa pernambucana, Danilo, juntamente com Eduardo Campos, teve que multiplicar suas horas de trabalho para poder dar conta da recuperação de 650 escolas que estavam em estado deplorável, o que foi feito de forma ordenada e sem prejudicar o alunado, o qual passou a contar com escolas seguras, limpas e modernas, dignas de cada aluno da Rede Estadual de Ensino.

Em São Bento do Una, Danilo recuperou as Escolas Rodolfo Monteiro Paiva, Lenita Fontes Cintra, Elpídio Barbosa Maciel e Paroquial Dom Bosco, beneficiando diretamente mais de 6 mil alunos.

Ainda aqui, em São Bento do Una, Danilo Cabral concluiu a Escola de Referência José do Patrocínio Mota, também chamada de “Escola de Referência”, a qual iniciou suas atividades no ano de 2008, com seis turmas, e hoje já atende a cerca de 500 alunos, que estudam em tempo integral, e que tem a seguinte equipe na Gestão Administrativa: Célia Bastos Valença, Gestora; Adael Pereira, Secretária; e, Nilzete Cavalcante, Coordenadora.
Danilo na inauguração da Escola José do Patrocínio Mota
Citamos especificamente São Bento do Una, mas Danilo Cabral registrou sua marca de trabalha em todos os municípios de Pernambuco, como se vê dos dados a seguir:



Como secretário de Educação, Danilo Cabral comandou o maior programa de recuperação das escolas estaduais – 650 unidades; garantiu livros, fardamento e material para os alunos; regionalizou o cardápio e ampliou a merenda para os mais de 400 mil jovens do ensino médio; criou o Programa de Educação Integral, que conta hoje com 160 escolas funcionando em dois turnos; implantou o Programa Travessia em parceria com a FRM, corrigindo a distorção idade-série de 85 mil alunos do ensino médio; criou o Programa Paulo Freire, que alfabetizou 120 mil adultos no Estado; e incentivou a criação de grupos de bandas e fanfarras das escolas.

Também foi na sua gestão que Pernambuco conquistou o Prêmio Nacional de Educação e Direitos Humanos e promoveu uma forte política de valorização dos servidores com ações como:



• Implantação antecipada e integral do Piso Salarial do Magistério;

• Criação do Programa Professor Conectado, garantindo notebooks para mais de 26 mil professores;

• Assinatura de jornal e de uma revista de educação para mais de 30 mil profissionais;

• Participação dos servidores nas duas edições da Bienal do Livro, com bônus para aquisição de livros e materiais pedagógicos.

• Criação do Bônus de Desempenho Educacional (BDE), que garantiu um 14º salário a mais 34 mil trabalhadores de 761 escolas que cumpriram suas metas e elevaram seus indicadores educacionais em 2009.



• Implantação do Núcleo de Atenção ao Servidor, com atendimento psicossocial e fonoaudiólogo.